Hemipodia californiensis (Hartman, 1938)

 

Descrição . A coloração é esbranquiçada em juvenis amarelada em indivíduos adultos, em material fixado. Prostômio indistintamente anelado. Órgãos proboscidiais em grande parte digitiformes, com 9-40 estrias transversais. O formato dos parapódios varia com a idade; em juvenis, os lobos pré-cerdais são alongados (1/3 do comprimento das cerdas) e achatados nas extremidades distais. Lobos pós-cerdais curtos e arredondados. Cirros dorsais e ventrais piriformes ao longo de todo o corpo; cirros ventrais nitidamente mais desenvolvidos em parapódios posteriores. Segmentos anteriores bianelados, segmentos posteriores trianelados. Cerdas espinígeras homogonfas, distribuídas em dois feixes e mais numerosas em indivíduos adultos.

 

Fotos.

Região anterior

 

Distribuição. Costa norte da Argentina, Uruguai e costa sul e sudeste do Brasil; costa oeste da América, da Califórnia ao Peru.

 

Ocorrência. Em fundos de areia média a fina, em gamboas, na entrada das baías e em praias oceânicas, desde a região entre-marés até 100 m de profundidade.


Mapa de distribuição
Lista das famílias