Curso de Engenharia de Aquicultura

Graduação

Matrícula: em hipótese alguma os alunos de Cursos regulares da UFPR podem deixar de fazer a matrícula, seja no período da matrícula online pelo Portal do Aluno, seja nos Ajustes de Matrícula. Alunos sem matrícula são automaticamente desligados da UFPR, nos termos do artigo da Resolução 37/97-CEPE.

Solicitação de matrícula acesse o site http://www.intranet.ufpr.br  (Problemas técnicos no portal entre em contato com a Divisão de Apoio ao Usuário no telefone 3361-3333)

Após o período de solicitação de matrícula entre no portal do aluno e comprove se sua matrícula está correta, caso contrário procure a Coordenação  na data de correção de matrícula.

Cancelamento de Matrícula: quando o aluno, por qualquer motivo, não puder mais cursar uma disciplina, ele pode cancelar sua matrícula nela. O aluno pode cancelar uma vez cada disciplina e deve fazer a solicitação na Coordenação do Curso, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.

Trancamento de Curso: o aluno pode trancar o seu curso até 3 vezes. A cada trancamento, pode-se trancar o curso por até 2 semestres. O primeiro trancamento é dado ao aluno que possua crédito (ou seja, pelo menos uma disciplina cursada com aprovação). Por esse motivo, os alunos do 1º período não podem pedir trancamento (ainda não possuem crédito), nem alunos de outros períodos que não tenham cursado com aprovação pelo menos uma disciplina. Deve ser solicitado na Coordenação de Curso, dentro do prazo estabelecido no Calendário Acadêmico (ver acima).


Atividades Formativas

O que são?

São atividades extra-curriculares como: Estágios não obrigatórios, Atividades em projetos de pesquisas, Atividades culturais, Representações acadêmicas, Atividades de extensão.

Pra que servem?

Visa o enriquecimento da formação acadêmico profissional; Devem contemplar a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, assegurando seu caráter interdisciplinar.

Como funcionam?

Todos os alunos tem que comprovar a realização mínima de 182h nessas atividades.

Mas essas horas não correspondem ao total de horas realizadas numa atividade.

Ex. 120h de um estágio não correspondem 120h de A.F.

Como é essa relação?

Cada atividade extra-curricular que é considerada formativa possui um valor de conversão em horas de atividades formativas: Ex. –Trabalho apresentado em congresso = 15h/Trabalho

–Seminários, congressos, simpósios = 05h/evento

Quais as responsabilidades do aluno?

Buscar, Executar, Documentar, Apresentar no prazo estipulado a documentação

Quais documentos valem?

Certificados; Declarações; Comprovantes eletrônicos.

Como organizar a documentação?

Numerar as cópias dos documentos

Preencher o Formulário de Encaminhamento

Entregar na Secretaria do Curso de Aquicultura até o prazo estipulado pela Comissão de Avaliação de Atividades Formativas

Documentos para Download

Formulário de Encaminhamento

Comissão de Avaliação de Atividades Formativas:

Prof. Érica Vidal

Prof. Leonardo Sandrini


Estágio Obrigatório

Apresentação

O Estágio Obrigatório Supervisionado em Aquicultura tem por objetivo complementar a formação profissional, propiciando colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, bem como estabelecer contatos com os problemas inerentes a profissão, tendo ainda o Estudante a oportunidade de receber orientação de profissionais capacitados. O Estágio Obrigatório Supervisionado em Aquicultura é uma disciplina e caracteriza-se pelo cumprimento das atividades programadas em Instituições Públicas de Ensino, de Pesquisa, de Extensão e/ou em Empresas Privadas.

Para solicitar estágio obrigatório o estudante deve estar matriculado na disciplina correspondente.

O período de realização do estágio não pode exceder a data final para lançamento de conceitos e frequência da disciplina relacionada. É vedado o pagamento de Bolsa Auxílio ou Auxílio Transporte para estágios obrigatórios em órgãos públicos, exceto quando explicitamente previsto no edital de seleção.  A UFPR, como instituição de ensino cedente, é a responsável pela contratação de seguro contra acidentes pessoais para seus estudantes em estágio obrigatório.  O estudante deve apresentar ao professor orientador, ou à COE, o Relatório de Atividades a cada 6 meses (parcial) e ao término do estágio (final).  Não serão emitidos certificados para estudantes da UFPR que realizem estágios obrigatórios. A documentação para a solicitação do estágio deve ser providenciada com 10 dias de antecedência à data de início das atividades. Toda atividade de estágio na UFPR deve ser cadastrada e autorizada pela Unidade de Estágios da COAFE

Procedimentos:

A  “contratação” do estagiário é formalizada por meio do Termo de compromisso de estágio, sendo de caráter obrigatório. Assinado e carimbado em quatro vias pelo coordenador do curso,  orientador, supervisor, coordenação geral de estágios (Curitiba), aluno e unidade concedente.

Deverá conter a carga horária, atividades a serem desenvolvidas e número de apólice de seguro com nome da seguradora (nenhum estágio deverá ser iniciado sem seguro).

 

ENTENDA PARA QUE SERVE CADA DOCUMENTO

Termo de Compromisso de Estágio (TCE) – É o principal documento que rege a relação de estágio entre o estudante, a IES e a unidade concedente. O preenchimento e a assinatura do TCE são obrigatórios para qualquer tipo de estágio (Lei Federal 11.788/2008).

Termo Aditivo – É um instrumento que altera as condições do estágio previstas originalmente no TCE. Com este documento é possível solicitar prorrogação do prazo de estágio (até o limite máximo de 2 anos), alteração de modalidade de estágio, alteração de valores pagos pela concedente em caso de estágios remunerados etc.

Termo de Rescisão – Este documento é utilizado quando o estágio é encerrado antes do prazo previsto originalmente no TCE, findando a relação estudante/concedente previamente acordada. A apresentação do Termo de Rescisão é obrigatória no caso de encerramento antecipado das atividades, sob pena de incorrer em fraude a estágio.

Relatório de Estágio – Deve ser preenchido pelo estudante a cada 6 meses e ao final das atividades de estágio. Este documento deve ser apresentado a coordenação do curso quando o estudante solicitar prorrogação de prazo via Termo Aditivo.

Ficha de Avaliação de Estágio – O supervisor de estágio é o responsável por avaliar o estudante por meio deste documento. A avaliação deverá ser apreciada pela Comissão Orientadora de Estágio (COE) do curso que solicitará a emissão do certificado de horas formativas (apenas para estágios não obrigatórios) para a CGE.

Declaração de Estudante-Funcionário – Caso o estudante seja funcionário ou sócio/proprietário de uma empresa, na área de formação do curso em que ele está matriculado, é possível solicitar a dispensa da disciplina de estágio curricular obrigatório, desde que esta possibilidade esteja prevista no Projeto Pedagógico do Curso.

Termo de Responsabilidade Financeira – Serve para indicar qual a Unidade Orçamentária da UFPR será responsável pelo pagamento do estagiário. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*

Controle de Frequência e Férias – Utilizado para indicar qual o período de recesso do estagiário contratado por qualquer Unidade Orçamentária da UFPR. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*

Declaração de Experiência do Supervisor – Deve ser preenchido apenas quando o supervisor que acompanhará o estagiário no local de estágio não possui formação compatível com a área do curso em que o estudante está matriculado.

Declaração de Parentesco – Utilizado para informar se o estagiário possui parentesco com algum servidor da UFPR. (Utilizado apenas para estagiários remunerados no âmbito da UFPR.)*

Local de estágio

 No âmbito da UFPR

Quando o Estágio for realizado no CEM, caberá ao Orientador elaborar o programa de atividades do Estagiário, bem como oferecer as condições e materiais para a realização do Estágio.

Quando o Estágio for realizado fora do CEM mas em outro local da UFPR o estagiário deverá ter um orientador no CEM, docente que ministre disciplinas no Curso de Aquicultura e que atue na área pretendida e um supervisor em outro local da UFPR.

 Externo à UFPR

Quando o Estágio for realizado fora da UFPR o estagiário deverá ter um orientador no CEM, docente que ministre disciplinas no Curso de Aquicultura e que atue na área pretendida, e um supervisor na Empresa ou Instituição de estágio.

Avaliação

Elaborar Relatório Final do Estágio;

Apresentar ao Supervisor e ao Orientador o Relatório Final do Estágio, para a avaliação;

Entregar na Secretaria do Curso as Ficha de Avaliação do Estágio;

A secretaria encaminha a Comissão de estágios para parecer final e lançamento de notas.

*A não entrega da ficha de avaliação para o lançamento de notas acarretará nota zero ao aluno.

 

Comissão de Estágio

Prof. Ubiratã Assis Teixeira da Silva.

Prof. Fabiano Bendhack


Procedimentos Pós Defesa de TCC
1 – O aluno tem 60 dias para realizar as correções sugeridas pela banca avaliadora;
2 – Realizada as correções, o orientador comunica a secretaria do curso (via email) que fornece cópia do termo de aprovação ao aluno para inclusão na versão final.*Condiciona-se a liberação do termo com o envio de uma cópia digital em PDF com as correções, aquicultura@ufpr.br;
3 – O aluno solicita a biblioteca do CEM a ficha catalográfica para inclusão na versão final; Fone/Fax: (41) 3511 8625 e-mail: bibcem@ufpr.br
4 – Impressão da versão final poderá ser realizada na imprensa universitária:

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Curso de Engenharia de Aquicultura
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Curso de Engenharia de Aquicultura
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Curso de Engenharia de Aquicultura
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR