Curso de Engenharia Civil

Programa de Orientação Acadêmica (POA)

O Programa de Orientação Acadêmica do curso de Engenharia Civil (CEM/UFPR) visa orientar estudantes em sua trajetória acadêmica no curso no intuito de identificar preventivamente e criar soluções para a superação de obstáculos ao processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a retenção e a evasão.

Constituem-se os objetivos do programa:

I – Acolher estudantes ingressantes ao contexto universitário viabilizando a sua integração.

II – Orientar a trajetória estudantil quanto ao currículo do curso e às escolhas a serem feitas.

III- Informar, no início do período letivo ou quando necessário, sobre: (a) A Resolução que fixa o currículo do curso, o Projeto Pedagógico do curso e as Resoluções que estiverem em vigor; (b) A existência de procedimentos normativos contidos na Resolução de Normas Básicas de Controle e Registro da Atividade Acadêmica dos cursos de Graduação e Educação Profissional e Tecnológica da UFPR; (c) O Manual Estudantil; (d) A existência de Programas de Bolsas Institucionais tais como: Monitoria, Iniciação Científica, Extensão e Assistência Estudantil, entre outras; (e) A dinâmica de funcionamento das atividades complementares e dos estágios, bem como as resoluções que normatizam os procedimentos necessários para a realização dos mesmos; (f) O funcionamento organizacional da instituição (Conselhos, Pró-Reitorias, Coordenações, Departamentos, Bibliotecas etc.) e das representações estudantis.

IV – Desenvolver a autonomia e o protagonismo dos estudantes na busca de soluções para os desafios do cotidiano universitário.

V – Contribuir para sanar os fatores de retenção, desistência e abandono, promovendo ações que identifiquem e minimizem os problemas no âmbito do curso, encaminhando, quando necessário, às instâncias competentes para as devidas providências.

MEMBROS

A composição do Projeto de Orientação Acadêmica (POA) de Engenharia Civil foi aprovada na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Diretor, ocorrida em 28/02/2024.

Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri (Presidente)

Daniela Evaniki (Vice-Presidente)

Alex Paulo Francisco