Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

AQUI tour: Pontalenses por dentro do Centro de Estudos do Mar

aqui1

Curtindo criaturas espinhosas no CAMAR: Daniele (monitora), prof. Ubiratan, profa Luciene e as crianças Juliana, Carol e Bruno

“Somos loucos para entrar no CEM, mas nunca tivemos coragem de ir ou pedir para visitar”. Esta não é uma frase incomum. Infelizmente. Para muitas pessoas, moradores antigos ou não de Pontal, o Centro de Estudos do Mar da UFPR é, ainda, um mistério cercado por palitos de concreto. Então, nada melhor do que mudar esta percepção embaçada da Instituição. Com a devida autorização dos pais, que não puderam acompanhar a turminha, Juliana (9), Bruno (12) e Carolina (14) tiveram um dia movimentado sob a tutela da profa Luciene Lima! O passeio começou na Unidade Pontal do Sul, com direito a assistir à apresentação “pocket” de trabalhos dos alunos pós graduandos, que acontecia no anfiteatro. E a Ju fez perguntas sobre o tema!

Chegando na Unidade Mirassol, encontraram o aluno Giovanni Buff fazendo manutenção no sistema de aquaponia (criação consorciada de peixes e plantas). Buff deu uma breve aula teórico-prática sobre o sistema. As crianças também conheceram a biblioteca, laboratórios didáticos, a coleção malacológica do Lab. Lebio e seguiram para o Lab. de carcinicultura (Camar). Quem liderou o tour pelo Camar foi o próprio coordenador, prof. Ubiratan Silva, auxiliado pela graduanda Daniele Perez. As crianças viram diversos tanques e aquários de cultivo de peixes, camarões, siris, moluscos e até aprenderam sobre evolução de seres marinhos espinhosos. Também assistiram a uma desova de mexilhões, ao vivo, que máximo! AQUI Cultura vídeo Dani Perez. O tanque de toque do Camar, como sempre, é uma atração à parte, pois a criançada tem a chance de pegar em ouriços, pepinos do mar, camarões e até de interagir com a simpática dona lagosta.

O projeto AQUICultura (aprovado pelo CEM mas ainda não oficializado junto a PROEC), tem o objetivo de disseminar informações, não apenas sobre o cultivo de organismos aquáticos, mas sobre as ciências da água, por assim dizer. O formato do Projeto AQUICultura inclui tours, oficinas, cartazes, leitura, videos, conversa (a)fiada, e o que mais surgir, ressaltando que este Projeto não é uma sobreposição do existente e excelente Projeto Visita CEM, que promove a vinda de Escolas para conhecer a estrutura física, o público e os trabalhos desenvolvidos na casa.

Momentos do AQUI tour

aqui2

No auditório em Pontal do Sul

aqui2

No Lebio, com o Prof. Lagreze

aqui2

Tanque de toque do CAMAR

AQUI integração universidade e comunidade. AQUICultura. Nota CEM.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR