No dia 04 de dezembro de 2024, o Campus Pontal do Paraná, Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM), considerado referência em Aquicultura Marinha no Estado do Paraná, teve a honra de receber a visita de autoridades de destaque, como o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB ) Sr. Natalino Avance de Souza e Secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Sr. Aldo Nelson Bona. Também enriqueceram a visita o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Sr. Richard Golba, Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Mauricio Lunardo o Gerente Regional do IDR, Sr. Satoshi Osmar Nonaka, representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADPAR), Sr. Claudio Cesar Sobezak e Elio Creddo, além de extensionistas rurais do IDR, Emerson Gerstemberger, Adriano Machado da Silva, Marcelo Fin Gosner, Mariana Elisa Muller, Richard Golba, Renato Viana Gonçalves e representantes da Associação de Maricultores de Guaratuba (AGUAMAR).
Durante a visita, os convidados conheceram as instalações atuais do Laboratório de Engenharia e Malacocultura na unidade  Pontal do Sul e as futuras instalações do novo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão, que será construÃdo na unidade Mirassol do Campus Pontal do Paraná. O Diretor do Campus, Prof. Dr. José Guilherme Bersano, acompanhado de professores do curso de Engenharia em Aquicultura recepcionaram os visitantes. Professor Bersano apresentou a história do CEM e ressaltou a capacidade a dedicação dos docentes ao desenvolvimento da Aquicultura no Paraná.
O professor Dr. Francisco Lagreze destacou o projeto para o novo laboratório, enfatizando que uma das principais metas é a pesquisa na área de produção de sementes de ostra e a utilização de inteligência artificial no manejo dessas sementes junto aos maricultores. Em parceria com a UFPR, o IDR-Paraná apresentou iniciativas para o desenvolvimento da maricultura no Estado do Paraná, incluindo novas áreas de referência e pesquisa.
Após as apresentações, os visitantes puderam conhecer os trabalhos em andamento com piscicultura marinha, com destaque a produção de juvenis e seleção de reprodutores de robalo pelos estudantes do Grupo de Estudos em Piscicultura, coordenado pelo professor Dr. Fabiano Bendhack.
O grupo seguiu para a região de Cabaraquara em Guaratuba, onde visitaram e degustaram ostras nativas de cultivo. Durante a visita, o professor Aldo Bona anunciou que o projeto do laboratório de pesquisa e extensão em moluscos bivalves no CPP-CEM será financiado pela SETI, conforme decisão do Governador do Estado do Paraná, bem como o projeto apresentado pelo IDR-Paraná, marcando uma visão estratégica do Governo do Estado do Paraná com tecnologias atuais de desenvolvimento sustentável com investimentos em na Engenharia de Aquicultura.
Esses projetos representam uma esperança renovada para o desenvolvimento da maricultura no Paraná, que não recebe investimentos significativos há mais de 10 anos.
Figura 1de esq. para direirta: Aldo Bona, Secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Natalino Avance de Souza (SEAB) e Richard Golba (IDR-Paraná).
Figura 2 Grupo reunindo representantes da SEAB, IDR, SETI, UFPR, ADAPAR e Maricultores
Figura 3 Professor Lagreze apresentando o projeto do novo laboratório