Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Projeto de Extensão do CEM une surfe às ciências do mar no litoral paranaense

 

Projeto de Extensão do CEM une surfe às ciências do mar no litoral paranaense

 

 

Mas nem só de  ventos, marés, correntes marítimas e seres marinhos vive o projeto da Escolinha de Surfe de Pontal do Sul . Os atores deste projeto compartilham conceitos e vivências sobre  socialização, pertencimento, coletividade, respeito e cidadania. Assim, junto com universitários da UFPR, em Pontal do Paraná, dezenas de crianças e adolescentes  entre 7 e 16 anos, todos da rede pública de ensino, estão descobrindo que as Ciências do Mar são a maior onda

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O  surfe é um esporte de interação total com a natureza, e a intimidade com o oceano, exige de seus praticantes não apenas consciência corporal, mas também consciência do espaço circundante. Embora seja um esporte presente no cotidiano de muitos indivíduos residentes em zonas costeiras, o surfe nem sempre é de amplo acesso a camadas menos favorecidas da população. No litoral paranaense, porém, um grupo  de alunos da UFPR, não só ensina à criançada a arte de domar ondas, mas também vem usando este esporte como ferramenta para a geração, transmissão, e compartilhamento de conhecimentos relacionados às Ciências do Mar, especialmente da oceanografia.

O surfe foi escolhido como uma estratégia de aproximação entre membros da comunidade universitária e a comunidade local, objetivando inicialmente a troca de conhecimentos práticos e técnicos a fim de superar algumas carências e fragilidades sociais presentes no município de Pontal do Paraná, especialmente no balneário onde o Centro de Estudos do Mar está inserido. O projeto acredita que a colaboração entre setores sociais diversos possam fazer surgir oportunidades para redução destas fragilidades e para ampliação do horizonte de perspectivas da juventude pontalense. Tais relações colaborativas estreitam laços de confiança e respeito com a comunidade local, essencial para o convívio entre comunidade e projetos acadêmicos.

A Escola Comunitária de Surfe de Pontal do Sul (ECSPS) tem sua sede em uma área anexa a câmara de vereadores, cedida pela Prefeitura Municipal,  apelidada de “Ruína”. As atividades do projeto ocorrem aos sábados, pela manhã. O ponto de encontro é o Apetitoy Restaurante Universitário do CEM em Pontal do Sul, que fornece o café da manhã. Quando se dirige à praia, a garotada analisa conjuntamente as condições ambientais, fazem  roda de aquecimento e concentração e entram na água, devidamente identificados pelas lycras coloridas e, sempre, em companhia de seus instrutores. A atividade na água dura, aproximadamente, 2 h. Os instrutores da ESCPS são devidamente capacitados pelo Corpo de Bombeiros, em relação a salvamento aquático e reanimação cardiorespiratória.

Quando não há condições adequadas para o surfe, são feitas aulas de canoagem polinésia, em parceria com o  Núcleo de Canoa Havaiana CPP EXTREME. Essa modalidade, além de trabalhar conceitos similares aos do surfe, possui características coletivas e disciplinares. Além do surfe semanal, ao menos uma vez por mês ocorre alguma onda “extra surfe”, cujo objetivo é aproximar a criançada de atividades técnico-científicas da Universidade. As dinâmicas, que devem necessariamente ocorrer  na Ruína ou no campus local da universidade, são conduzidas por professores, técnicos e colaboradores do Centro de Estudos do Mar.

Atividades extra surfe aproximam a criançada de assuntos técnico-científicos do CEM

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Oficina de laços e nós de marinharia, com prof Carlos Borzone (Ecologia de Praias)

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Moluscos bivalves e outros bichos agarrados do mar, com profa Luciene Lima (Sanidade Aquícola)

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Analisando seres vivos  da areia com prof Mike di Domenico (Lab Ecomar)

A ESCPS começou em 2005, por iniciativa de moradores locais junto com estudantes universitários porém, apenas em agosto de 2016, foi oficialmente registrada como projeto de extensão junto a PROEC–UFPR, sob coordenação do Prof. Rodolfo L. Petersen. Considerando que o registro da ESCPS trouxe benefícios consideráveis a todos os envolvidos no projeto, uma nova proposta para o início de 2019 já foi submetida a PROEC. Com a experiência adquirida na etapa anterior (2016 a 2018), esta nova fase visa aperfeiçoar as atividades já estabelecidas e também de promover ações complementares. Esta fase pretende, ainda, consolidar a metodologia de trabalho onde novos objetivos sejam contemplados, reforçando a integração com diversos setores da UFPR e demais instituições locais potencialmente parceiras.

A Escola Estadual Professor Sully da Rosa Vilarinho, é parceira atuante do CEM. Na nova fase, seu trabalho com o Projeto Surfe, prevê reuniões trimestrais conjuntas, envolvendo a coordenação e a pedagoga da Escola. O objetivo principal é manter comunicação sobre a situação escolar dos alunos e criar ações para incentivar o seu processo de aprendizagem.  O percentual de assiduidade na escola, por exemplo,  será condição para que o aluno possa  participar e permanecer no surfe. Essa medida visa reduzir a evasão escolar,  que foi diagnosticada durante a primeira fase do projeto……………………………………………………………………………………………….

(Luciene Lima/2018)

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