Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Projeto de Extensão do CEM une surfe às ciências do mar no litoral paranaense

Mas nem só de  ventos, marés, correntes marítimas e seres marinhos vive o projeto da Escolinha de Surfe de Pontal do Sul . Os atores deste projeto compartilham conceitos e vivências sobre  socialização, pertencimento, coletividade, respeito e cidadania. Assim, junto com universitários da UFPR, em Pontal do Paraná, dezenas de crianças e adolescentes  entre 7 e 16 anos, todos da rede pública de ensino, estão descobrindo que as Ciências do Mar são a maior onda

surf1

O  surfe é um esporte de interação total com a natureza, e a intimidade com o oceano, exige de seus praticantes não apenas consciência corporal, mas também consciência do espaço circundante. Embora seja um esporte presente no cotidiano de muitos indivíduos residentes em zonas costeiras, o surfe nem sempre é de amplo acesso a camadas menos favorecidas da população. No litoral paranaense, porém, um grupo  de alunos da UFPR, não só ensina à criançada a arte de domar ondas, mas também vem usando este esporte como ferramenta para a geração, transmissão, e compartilhamento de conhecimentos relacionados às Ciências do Mar, especialmente da oceanografia.

O surfe foi escolhido como uma estratégia de aproximação entre membros da comunidade universitária e a comunidade local, objetivando inicialmente a troca de conhecimentos práticos e técnicos a fim de superar algumas carências e fragilidades sociais presentes no município de Pontal do Paraná, especialmente no balneário onde o Centro de Estudos do Mar está inserido. O projeto acredita que a colaboração entre setores sociais diversos possam fazer surgir oportunidades para redução destas fragilidades e para ampliação do horizonte de perspectivas da juventude pontalense. Tais relações colaborativas estreitam laços de confiança e respeito com a comunidade local, essencial para o convívio entre comunidade e projetos acadêmicos.

A Escola Comunitária de Surfe de Pontal do Sul (ECSPS) tem sua sede em uma área anexa a câmara de vereadores, cedida pela Prefeitura Municipal,  apelidada de “Ruína”. As atividades do projeto ocorrem aos sábados, pela manhã. O ponto de encontro é o Apetitoy Restaurante Universitário do CEM em Pontal do Sul, que fornece o café da manhã. Quando se dirige à praia, a garotada analisa conjuntamente as condições ambientais, fazem  roda de aquecimento e concentração e entram na água, devidamente identificados pelas lycras coloridas e, sempre, em companhia de seus instrutores. A atividade na água dura, aproximadamente, 2 h. Os instrutores da ESCPS são devidamente capacitados pelo Corpo de Bombeiros, em relação a salvamento aquático e reanimação cardiorespiratória.

Quando não há condições adequadas para o surfe, são feitas aulas de canoagem polinésia, em parceria com o  Núcleo de Canoa Havaiana CPP EXTREME. Essa modalidade, além de trabalhar conceitos similares aos do surfe, possui características coletivas e disciplinares. Além do surfe semanal, ao menos uma vez por mês ocorre alguma onda “extra surfe”, cujo objetivo é aproximar a criançada de atividades técnico-científicas da Universidade. As dinâmicas, que devem necessariamente ocorrer  na Ruína ou no campus local da universidade, são conduzidas por professores, técnicos e colaboradores do Centro de Estudos do Mar.

Atividades extra surfe aproximam a criançada de assuntos técnico-científicos do CEM

surf2

Oficina de laços e nós de marinharia, com prof Carlos Borzone (Ecologia de Praias)

surf3

Moluscos bivalves e outros bichos agarrados do mar, com profa Luciene Lima (Sanidade Aquícola)

surf4

Analisando seres vivos  da areia com prof Mike di Domenico (Lab Ecomar)

A ESCPS começou em 2005, por iniciativa de moradores locais junto com estudantes universitários porém, apenas em agosto de 2016, foi oficialmente registrada como projeto de extensão junto a PROEC–UFPR, sob coordenação do Prof. Rodolfo L. Petersen. Considerando que o registro da ESCPS trouxe benefícios consideráveis a todos os envolvidos no projeto, uma nova proposta para o início de 2019 já foi submetida a PROEC. Com a experiência adquirida na etapa anterior (2016 a 2018), esta nova fase visa aperfeiçoar as atividades já estabelecidas e também de promover ações complementares. Esta fase pretende, ainda, consolidar a metodologia de trabalho onde novos objetivos sejam contemplados, reforçando a integração com diversos setores da UFPR e demais instituições locais potencialmente parceiras.

A Escola Estadual Professor Sully da Rosa Vilarinho, é parceira atuante do CEM. Na nova fase, seu trabalho com o Projeto Surfe, prevê reuniões trimestrais conjuntas, envolvendo a coordenação e a pedagoga da Escola. O objetivo principal é manter comunicação sobre a situação escolar dos alunos e criar ações para incentivar o seu processo de aprendizagem.  O percentual de assiduidade na escola, por exemplo,  será condição para que o aluno possa  participar e permanecer no surfe. Essa medida visa reduzir a evasão escolar,  que foi diagnosticada durante a primeira fase do projeto……………………………………………………………………………………………….

(Luciene Lima/2018)

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube