Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

L U T O – Professor Paulo da Cunha Lana

Comunicado de falecimento:

É com imenso pesar que informamos o falecimento do estimado professor Dr. Paulo da Cunha Lana, aos 66 anos de idade, ocorrido nesta madrugada em Pontal do Sul – Pontal do Paraná. O professor Paulo foi um dos fundadores de nosso Campus e dedicou grande parte de sua vida ao Centro de Estudos do Mar e à UFPR como um todo, sempre atuando com muita energia, criatividade e extrema competência nas atividades de ensino e pesquisa. Deixa um valioso legado como educador e pesquisador que ficará para sempre na história da UFPR. O Centro de Estudos do Mar se compadece com a dor da família pela irreparável perda e presta condolências aos familiares e amigos.

Nosso respeito e carinho à memória do querido professor Paulo Lana!

Pessoal, o velório será amanhã, das 9 às 13hs, no crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

Direção CPP CEM

paulodacunhalana-01

paulodacunhalana-04

paulodacunhalana-06

 

Paulo da Cunha Lana


Que perda irreparável! Perder o convívio com alguém como o Paulo Lana de forma tão precoce foi um golpe cruel que levaremos muito tempo para assimilar. Mas certamente muito mais duradouras serão as boas lembranças e ensinamentos impregnados em cada espaço acadêmico e pessoal impactado positivamente por esse cientista, professor e ser humano extraordinário.

Quem teve a oportunidade de dividir o ambiente de trabalho com ele pode se maravilhar com a velocidade de raciocínio, a maestria na construção (e desconstrução) de argumentos, a dedicação e generosidade em compartilhar o saber, o orgulho de suas criações e criaturas, a preocupação com a excelência, a empolgação jovial e a sabedoria calejada para fazer as perguntas mais simples e extrair as respostas mais brilhantes.

Quem teve o privilégio de conviver com ele num âmbito mais pessoal e familiar – e fomos muitos! – pode desfrutar da companhia de um pai amoroso, um esposo companheiro, um conselheiro encorajador e, sobretudo, um amigo leal e divertido. Incansável na missão de arrancar sorrisos e risadas dos mais próximos aos recém-conhecidos. Bom humor inabalável que o acompanhou até os últimos minutos do tempo que viveu com intensidade e prazer.

Que possamos encontrar conforto e dar o conforto que a família precisa para seguirmos em frente com esta enorme lacuna.

Meus sinceros pêsames,

Prof. Mafra


Não há nada o que possa ser dito.

Perdermos em tão pouco tempo, Carlos e Paulo, é um golpe duríssimo.

Vai ser difícil continuar.

Prof. César Martins


Dia de tristeza profunda. Perda irreparável de um amigo, professor, cientista e ser humano único. O CEM fica menor hoje. Que a dedicação e amor do Paulo pelo CEM, sua competência, ética, garra, generosidade, amizade e sinceridade possam inspirar e contagiar a comunidade do CEM a se concentrar nas coisas realmente importantes.

Prof. Mauricio


Devemos informar publicamente em nosso site do falecimento do Paulo e expressar nosso devido reconhecimento e homenagem enquanto um dos criadores e impulsionadores fundamentais do Centro de Estudos do Mar, do curso de Oceanografia e do PGSISCO, promotor e praticante da ciência e da docência de excelência que marcou nossa instituição e a muitos de nós e de nossos alunos para sempre.

Profª Naína


Sem palavras por mais perda pros amigos, pro CEM e pro Brasil. 😞

RIP Paulo, vc vai fazer mta falta!

Profª Silvia


Muito triste! Meus sinceros sentimentos 😔

Profª Eliane


Meus sentimentos à família. 😔

Profª Roberta


É uma perda inestimável, principalmente aos familiares e amigos. Que Deus traga conforto, e o receba em seus braços.

Prof. Emir


Meus profundos sentimentos pela perda do Paulo Lana, meu professor e coorientador no MADE, que me trouxe para o CEM e gentilmente me hospedou em sua casa, quando vim dar aulas para a primeira turma de Oceanografia no estágio de docência. Foi banca no concurso que me fez virar sua colega, foi um dos melhores amigos do meu melhor amigo, Carlos Soares. Cresci muito através dos nossos confrontos de ideias ao longo desses 20 anos de convivência. Não conseguimos ter uma uma conversa presencial depois de dois anos de pandemia, mas fiquei com seu abraço, simbólico de paz e admiração mútua, na entrada do anfiteatro do CEM há duas semanas, quando pude vê-lo com um semblante de felicidade. Você vai fazer muita falta, Paulo.

Profª Lilian


Estou em choque absoluto. Perdemos um grande professor, cientista e amigo.

Lembro-me claramente da primeira aula que tive com o Paulo Lana em 2003. Essa aula fez com que eu me sentisse de fato na Universidade. Foi meu orientador de graduação, mestrado e doutorado, mas acima de tudo um grande amigo. Fará muita falta

Prof. Sandrini


À comunidade do CPP-CEM,

Com imenso pesar a Direção do CPP-CEM comunica o falecimento do professor Paulo da Cunha Lana, que dedicou grande parte de sua vida ao Centro de Estudos do Mar e à UFPR, como um todo.

Nosso respeito e carinho à memória do querido professor Paulo Lana!

Vagner Blenski –  Secretário da Direção do Campus Pontal do Paraná


Nao fui intimo amigo do Paulo mais longe de ser enemigo. Posso dizer que fomos bons amigos de trabalho. Fizemos algumas atividades profesionais juntos pero mais que isso, me sentia libre falando com ele, mesmo conciente de seu status de lider inteletual dentro da UFPR, status merecido pela sua trajetória academica.

Foi um professor que me recebeu muito bem na minha chagada no CEM. Esperemos que sua viagem prematura nos motive a sair do armario e lutar con a palavra, por uma estrutura REPRESENTATIVA de gestao, e por un ambiente melhor e saudavel para o Centro de Estudos do Mar.

Obrigado Paulo, obrigado Carlos

E obrigado Marone por ainda estar vivo.

Prof. Rodolfo


Triste perda. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos!

Prof. Elisangela


Meus sentimentos aos amigos, colegas, comunidade da UFPR e familiares pela perda do Prof. Dr. Paulo Lana.

Toda perda de uma vida, deve ser pranteada com todo o respeito devido.

Deixa sua marca e história, meus respeitos.

Prof.  Talal Suleiman Mahmoud


Gostaria de expressar, pela comunidade do IOUSP, nosso profundo pesar pela morte do Prof. Paulo Lana. Apesar de não ser nosso docente, o Prof. Paulo possuía raízes profundas no IOUSP, pela sua formação e constante colaboração com nossos colegas. Essa é uma perda imensurável pelo seu brilhantismo e importância para as ciências do mar no Brasil e no mundo. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado permanecerá por muito tempo entre nós.

Por favor, aceite nossas mais profundas condolências a todo corpo de funcionários do CEM e aos familiares e amigos do Prof. Paulo Lan. Que todos encontrem forças e suporte entre os amigos e familiares, assim como na sua obra excepcional.

Saudações cordiais,

Prof. Paulo Sumida e Prof. Eduardo Siegle

Diretoria do IOUSP

 


Meus sentimentos.
Força para os familiares.
Um cientista exemplar.
Trabalhei em um projeto com ele e percebi o quanto ele era brilhante.

Prof. Alexandre B. Lopes

 


paulodacunhalana-05

paulodacunhalana-02

paulodacunhalana-03

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2022 - Universidade Federal do Paraná

Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR