Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

AQUI news: Com a defesa de TCC dos alunos Jácomo Marson e Cláudio Mikulin, encerra-se o curso Tecnologia em Aquicultura do Centro de Estudos do Mar

surf1
Primeiros formandos do curso Tecnologia em Aquicultura do CPP-CEM/UFPR, em 2012

Os dois alunos remanescentes da Tecnologia em Aquicultura concluem seu curso, neste Dezembro de 2018. Sob orientação do prof. Dr. Ubiratan Silva, Jácomo A. Marson defendeu o trabalho intitulado Tolerância do Lambari da Mata Atlântica Astyanax ribeirae a Diferentes Concentrações de Salinidade. Por sua vez, Cláudio Augusto Mikulin, orientado pelos prof. Dr. Francisco Lagreze e prof. Dr. Carlos Belz , apresentou o trabalho Pesquisa sobre o Consumo de Moluscos nas Comunidades Tradicionais do Litoral Paranaense, Confrontando Passado e Presente e suas Possíveis Alterações.

No ano de 2007, o CPP-CEM decidiu, por unanimidade, pela criação de um curso de ensino superior, que atendesse as metas do Programa REUNI, instituído pelo Decreto n. 6096 de 24 de abril de 2007, da Casa Civil da Presidência da República. Assim, o escolhido curso Tecnológico em Aqüicultura, com duração de 3 anos, passou a ofertar 30 vagas a partir do Vestibular de 2009. O curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura MEC, em março de 2012, recebendo a nota máxima (5). Decorridos cinco de andamento do curso, surgiu a necessidade de adequar o perfil do egresso às demandas regionais, assim, a transformação da Tecnologia para Engenharia de Aquicultura foi conduzida. A transição para o novo curso foi facultativa, com migração automática dos alunos interessados, regularmente matriculados. Alguns alunos optaram por dar continuidade ao curso Tecnológico, dentre os quais, Jácomo e Cláudio, que acabam de fechar o grupo de egressos da Tecnologia em Aquicultura do CPP-CEM/UFPR. Parabéns!

AQUIchegando lá. AQUICultura. Nota CEM.

surf2

Jácomo posa abraçado a seu orientador “Bira” e com membros da banca avaliadora, profs. Henry Spach e Leandro “Tico” (acima)

Focado durante apresentação da pesquisa (abaixo)
surf2