Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Campus Pontal Do Paraná-CEM em dia com o orçamento

Foram 19 meses de gestão até o momento, e nos 12 meses de 2019 diga-se de passagem, bem movimentado, com grandes mudanças impactantes ao campus. Passamos por avaliações e reconhecimento dos cursos (notas excelentes), preparo de laboratórios onde antes não existiam (Eng. Civil e Eng. Ambiental e Sanitária), biblioteca fechada por quase 5 meses, adequações de espaços, manutenção de frota náutica e veicular, greve dos caminhoneiros, denuncismo constantemente seja contra técnicos, seja contra docentes, ou mesmo a essa direção. Discutimos o programa Future-se e todas as implicações que poderão vir junto com ele. Passamos pela construção de um novo Regimentos (todos tiveram oportunidade de participar), dentro das formas determinadas pelo SIORG, passamos pelo SIORG e estamos nos adequando e implantando nossa nova estrutura organizacional no sistema da UFPR, passamos pelo contingenciamento, estamos passando pela falta de editais, pelo corte de bolsa, estamos passando até mesmo pelas novas organizações das gestões de contratos, que recaem atualmente a este campus, pela adequação de nossos orçamentos, pela falta de orçamento das aulas de campo, pela falta de editais necessários para manutenção de nosso campus, entre tantas outras situações, que afetam e afetaram a todos. Mas passamos!

 
Passamos por dificuldade em relação ao planejamento, já que iniciamos o ano com a incerteza do valor de nosso duodécimo, sendo ele nos encaminhado em parcelas e no valor do ano anterior, o que dificultou muito nosso planejamento. Nossa equipe orçamentária sofreu em relação a organização, do encaminhamento das nossas prioridades, que eram e são muitas. Logo em abril já ocorreu os contingenciamentos do MEC (30%), que nos levou a uma dificuldade de planejamento total, sentimos muito mais que os outros setores da UFPR, pois nos contingenciaram no valor do duodécimo de 2018, ocasionando uma nova organização e novas dificuldades para desenvolvermos nosso planejamento.
Foi realizado um esforço de negociação com os setores da administração da UFPR para que conseguíssemos a regularização de nosso orçamento, pelo menos dentro do parâmetro acertado de 210 mil. Foram realizadas algumas reuniões onde conseguimos que fosse aprovado dentro do ano orçamentário não somente nossos 210 mil, mas também os 60 mil para uso em laboratórios de ensino e 40 mil de aulas de campo, valores esses contingenciados e liberados parceladamente durante o ano. Foi ainda negociado o valor de 90 mil para combustíveis, fora as garantias de demais contratos como: marinheiros, motoristas, portaria, vigia e limpeza, marinas, locação e reforma de prédio, contratação de projetos arquitetônicos do novo prédio. Finalmente em outubro os valores finais foram liberados com o  descontingenciamento, como mantivemos o planejamento de gasto de nosso orçamento, com processos em andamento, dessa forma nos possibilitou termos já preparados os processos para a utilização de praticamente a totalidade de nosso orçamento, graças a eficiência de nossa área orçamentaria e da chefia da seção administrativa do campus Ademar Gonçalves da Silva e toda a equipe: Rafael, Jocasta e Oyl.

 
Desse valor os principais gastos foram consumo (59.243,92), manutenção corretiva do campus (58.739,50), materiais e equipamentos permanentes (39.993,04), com serviços (17.424,27), Centran (11.282,70), almoxarifado Central (10.000,00), passagens e diárias (9.487,38).

 
Na parte acadêmica devemos muito a Sânia Decarla Barasuo que não faz mais parte de nosso quadro de servidores. Ela foi fundamental para a organização em um período de nova organização na área de gestão acadêmica. Devemos agradecer a chefe da unidade de apoio a gestão acadêmica Silvana de Oliveira Borges e toda a equipe: Claudia, Cleyton, Joyce a também ao Rafael que não faz parte mais de nosso quadro, e a Pamela recém-chegada ao campus. Com eles estamos organizando todas nossas atividades e tivemos êxito nesse ano nas avaliações do MEC de cinco cursos. Organizamos as atividades acadêmicas, o ensalamento, grade horária, PITs,, nos editais de contratação de docentes, entre tantas outras atividades. Sem falar do corpo docente que, como sempre, mostrou sua excelência tanto no ensino, pesquisa e extensão.

 
Na área de transporte, devo ressaltar o comprometimento e eficiência da equipe, Marcelo e Jacomel, os quais desempenharam e desempenham um ótimo serviço, auxiliando, prevendo e buscando resoluções para as nossas dificuldades nos meios de transportes, devo ressaltar que através de dados gerados como a contagem de passageiros ou com a indicação de custo x benefício, ou com a elaboração de editais, organização de utilização de intercampi, entre outras atividades; pudemos concluir esse ano com todas as atividades de saídas, mesmo aquelas fora de prazo, realizadas. Estão regularizando todos os documentos, de diversas embarcações fora de uso, que deverão ser encaminhadas para leilão e com isso poderemos ter um saldo para reinvestir em nossa frota. Esta será uma negociação junto a administração da instituição, e com isso limparemos nosso pátio. Além disso, realizamos a reabertura do processo de aquisição do barco Albacora, buscando a melhor solução para este caso. Conquistas: 1 micro-ônibus a mais em nosso campus (tínhamos 1 agora temos 2), a manutenção da frota veicular em dia, a manutenção e reforma da embarcação Nauru, a reforma do barco Nimad (em andamento), a licitação de um novo barco para 15 pessoas (em andamento).

 
Devo agradecer a todos os técnicos de laboratórios que nos auxiliaram na organização dos laboratórios, com os controles de reagentes, de resíduos e com os acadêmicos, em nossas pesquisas.
Na área de Tecnologia de informação, estamos passando por mudança na atualização dos programas de acesso, estamos utilizando mais videoconferências, atualizações em nossas páginas de internet e agora temos uma quantidade maior de computadores em funcionamento, mais pessoas utilizando nossa rede e mesmo com pequenos problemas de conexões que estão sendo resolvidos, e as novas organizações na área, tivemos êxito em tudo que foi proposto. A equipe Alexandre, Marcelo e Wendell fizeram um excelente trabalho.
Não poderia deixar de agradecer a área de saúde o médico Ricardo Correa Ferreira, a Liciane a psicóloga Mayara, na área de patrimônio o Conrado na secretaria da direção o Vagner e a todos os terceirizados, que auxiliam com seus serviços, para que possamos desenvolver todas as atividades no campus e produzir o nível de excelência que temos seja no ensino, na pesquisa ou na extensão.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR