Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Pesquisas apresentadas na quinta edição do International Scalidophora Workshop ganham volume especial no periódico Zoologischer Anzeiger

A quinta edição do International Scalidophora Workshop realizada no Centro de Estudos do Mar (CEM) entre 28 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019 continua gerando ótimos resultados. O evento que recebeu o financiamento da CAPES e CNPq contou com a participação de 30 pesquisadores e estudantes de nove países e dezessete universidades. O programa científico além de incluir palestras cobrindo uma ampla gama de aspectos sobre a taxonomia, morfologia, ecologia e genômica de Scalidophora possibilitou a interação de alunos com diversos pesquisadores da temática.

Determinados a expandir o conhecimento sobre estes organismos microscópicos que vivem enterrados no sedimento de ambientes aquáticos, os organizadores do evento Maikon Di Domenico (Universidade Federal do Paraná), André R. S. Garraffoni (Universidade de Campinas), Marcelo V. Fukuda (Museu Zoológico de São Paulo) e Martin V. Sørensen (Museu de História Natural da Dinamarca) ganharam um volume especial no periódico Zoologischer Anzeiger. Os editores responsáveis pelo volume, M. Di Domenico e M. V. Sørensen selecionaram dezesseis trabalhos apresentados durante o workshop, que incluem a descrição de novas espécies, novos registros, diversidade e distribuição do filo Scalidophora em ambientes costeiros a profundidades abissais. Entre os artigos publicados destaca-se o trabalho de autoria do mestrando Caio Lopes Mello (PGSISCO). O artigo intitulado “Spatial distribution pattern of the aberrant Franciscideres kalenesos (Kinorhyncha) on sandy beaches of Southern Brazil” contou com a participação de M. Di Domenico e egressos do curso de Oceanografia do CEM, que descreveram pela primeira vez os padrões de distribuição de uma espécie de Kinorhyncha em ambientes de praias arenosas.

Para acessar este e outros artigos do volume especial acesse https://www.sciencedirect.com/journal/zoologischer-anzeiger/vol/282/suppl/C.

1

Foto dos participantes do V International Scalidophora Workshop. Em pé, da esquerda para a direita: Katrine Worsaae, Peter Funch, Rebecca Varney, Katarzyna Grzelak, Martin V. Sørensen, Hiroshi Yamasaki, Fernando Pardos, Diego Cepeda, Phillip Randsø, Tito Almeida, Caio Lopes Mello, Alejandro Martínez, Andreas Schmidt-Rhaesa, Michael Boyle, Jan Raeker, Glafira Kolbasova e Ana Luiza Carvalho. Agachados, da esquerda para direita: Maria Herranz, Matteo Dal Zotto, Marcelo V. Fukuda, Ana Beatriz Villas Boas, André R.S. Garraffoni, Maikon Di Domenico, Reinhardt M. Kristensen, Nuria Sánchez, Ana Carla Massocatto, Emanuely Ezidio e Ana Carolina Vilas-Boas. Créditos da foto: Clécio de Quadros.

2

Capa do volume especial do periódico Zoologischer Anzeiger. No centro da capa está o logo do workshop (desenhado por Caio Lopes Mello), que representa a ilha do Mel rodeada pelos três filos de Scalidophora, Loricifera, Priapulida e Kinorhyncha, e, o Sul indica que esse foi o primeiro workshop realizado no hemisfério sul.

Por Marcelo Soeth, Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos, Pontal do Paraná, 17/09/2019.

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n