PIBIC e PIBITI – Seleção para Estágio

Seleção para Estágio
Inscrições: 09/06/2021 à 16/06/2021
Formação: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Oceanografia, Ciência da Computação, Física, entre outros.
Vagas Disponíveis: 3
Contato: ekirinus@ufpr.br

Os selecionados poderão interagir nas seguintes temáticas de pesquisa:
→ Modelagem de Hidrodinâmica e Morfodinâmica
→ Modelagem de Energias Renováveis
→ Modelagem da Dispersão de Poluentes
→ Desenvolvimento de Modelos e Soluções Numéricas

Edital de Seleção de Alunos para Iniciação Científica

Em conformidade acordo com a Legislação Vigente, Resolução RN 017/09 CNPq, Resolução 46/03 CEPE/UFPR, Resolução 27/08 CEPE/UFPR, Resolução do COUN 37/04, de 10 de Maio de 2004, Caderno de Normas de Iniciação Científica e Tecnológica da PRPPG/UFPR e as decisões do Comitê Assessor de Iniciação Científica (CAIC), em relação ao Edital 2020 para o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da UFPR, com inicio de vigência de 01 de Setembro de 2021 a 31 de Agosto de 2022, ou de acordo com a Agência de Fomento, torno público abertura do processo seletivo para bolsistas PIBIC e PIBITI, sob orientação do Professor Dr. Eduardo de Paula Kirinus.

1 – Termos Gerais
A seleção visa o preenchimento de 03 (três) quotas de bolsas, sendo duas (02) bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-AF) e uma (01) bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT), concedidas a UFPR pelo CNPq e/ou Fundação Araucária, de acordo com o Caderno de Normas 2021 do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG). A jornada de trabalho para ambas as bolsas será de 20 horas semanais, com valor mensal da bolsa igual a R$ 400,00, pagos diretamente pela agência de fomento ao bolsista. As bolsas terão duração de 12 (doze) meses, com inicio de vigência de 01 de Setembro de 2021 a 31 de Agosto de 2022. É importante ressaltar que não existe certeza por parte da PRPPG de que as 3 (três) quotas de bolsas serão fornecidas ao professor orientador.

2 РParticipa̤̣o dos Alunos
Os candidatos devem estar aptos a receber o auxílio, ou seja, estarem em conformidade com os requisitos para a participação do aluno como bolsistas presentes na sessão 5 do Cadernos de Normas 2020 da PRPPG. Os compromissos do aluno bolsista (sessão 6 do Caderno de Normas 2020 – PRPPG) devem ser mantidos durante a vigência da bolsa. Será obrigatória a participação nos eventos EVINCI/EINTI (Evento de Iniciação Científica e Evento de Inovação Tecnológica).

3 РInscri̵̤es
As inscrições estão abertas a partir do dia 09/06/2021 à 16/06/2021. Os discentes interessados devem enviar um e-mail para ekirinus@ufpr.br intitulado: “Seleção IC 2021 – NOME e SOBRENOME”, onde no título deve indicar seu nome e sobrenome. Adicionalmente deve ser enviado os seguintes documentos:
1. Histórico Escolar atualizado;
2. Grade de Horário referente ao semestre vigente de 2020/2;
3. Cópia em boa qualidade do RG e CPF, ou CNH;
4. Currículo Lattes atualizado.
Na ausência de quaisquer documentos listados acima, o candidato será desclassificado.
• Requisitos para a/o inscrito:
– Estar atualmente matriculado, entre o 4°a 8°período, em algum dos cursos de: Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Oceanografia, Ciência da Computação, Física, entre outros (entrar em contato prévio);

– Não receber bolsa ou qualquer outro auxílio financeiro da UFPR, de outra instituição de ensino ou agência de fomento, nacional ou internacional (com exceção do PROBEM);
– Ter currículo Lattes atualizado.
• Qualidades desejáveis do inscrito:
– Conhecimento de linguagens de programação;
– Domínio de Matlab ou Python;
– Conhecimento de ferramentas de desenvolvimento web;
– Boa leitura e compreensão de textos em inglês;
– Interesse em trabalhar com computadores;
– Ter aptidão para aprender programação e o uso de softwares.

4 РAtua̤̣o do bolsista
Os discentes selecionados poderão atuar ativamente em projetos desenvolvidos pelo professor Eduardo Kirinus, além de poder desenvolver novas pesquisas relacionadas ao uso de modelos numéricos. Abaixo estão os projetos atualmente vigentes:
• Implementação de um sistema preditivo e assistencial à derrames de óleo no estado do Paraná;
• Saneamento em Zonas Costeiras Urbanizadas.
Os bolsistas selecionados poderão atuar também com diferentes ferramentas envolvendo a modelagem computacional, como modelos hidrodinâmicos e morfodinâmicos, modelo de dispersão de contaminantes urbanos, modelagem de energias renováveis marinhas e terrestres e atuar com o desenvolvimento de novos modelos e soluções numéricas para problemas recorrentes.

5 РFases da Sele̤̣o
Análise do currículo Lattes (20%), histórico escolar (70%), grade de horário (10%). Caso haja necessidade, entrevistas serão agendadas de maneira remota onde horários e links serão informados aos candidatos até o dia 16/06. Os resultados serão divulgados por e-mail aos inscritos até o dia 18/06.

6 РInforma̵̤es adicionais
Para mais informações acessem a sessão de Perguntas Frequentes da PRPPG. Adicionalmente, me coloco a disposição para sanar quaisquer dúvidas em relação a este edital de seleção.