Uma ação integrada envolvendo a Reitoria e unidades acadêmicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está estruturando as bases para a criação de um programa piloto de atendimento odontológico em ônibus adaptado para essa finalidade, com o objetivo de atender a comunidade acadêmica do Setor Litoral e do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM).
Nos últimos dias, foi realizada reunião entre os envolvidos para tratar sobre os desafios e tarefas para a implementação do programa.
Participaram da elaboração deste projeto o Setor de Ciências da Saúde, o curso de Odontologia, a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi (Integra), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a Pró-Reitoria de Administração (PRA), em parceria com as direções do Setor Litoral e do CPP-CEM.
Segundo a coordenadora do curso de Odontologia da UFPR, professora Maria Isabel Anastacio Faria de França, a ideia do odontomóvel surgiu para atender uma demanda de atenção à saúde bucal da comunidade Litoral.
“O objetivo no contexto social é descentralizar a assistência à saúde bucal e ofertar atendimentos odontológicos por meio do odontomóvel à comunidade de alunos e servidores dentro do ambiente da UFPR no Litoral, que apresentem maior dificuldade de acesso aos serviços de saúde”, explica.
Maria Isabel conta que, há muitos anos, já existia um odontomóvel no curso de Odontologia que prestava atendimentos à população de cidades do interior. O ônibus já foi reformado e o objetivo é que estudantes do curso participem do projeto de extensão.
“As atividades permitirão que o acadêmico de Odontologia da UFPR compreenda a importância do paradigma da promoção à saúde, desenvolvendo as competências e as habilidades necessárias para aplicá-lo na prática odontológica, em ambiente comunitário”, diz a coordenadora do curso.
Já para o diretor da Integra, professor Renato Bochicchio, “a articulação iniciada pela Integra conecta um ônibus odontológico desativado, uma demanda crescente de usuários do serviço de Odontologia no litoral e um grande potencial de ação extensionista vinculado ao curso de Odontologia. Esperamos, com otimismo, que se trate de uma experiência exitosa e replicada em outros campi da UFPR, especialmente nos campi do interior”.