O Professor Dr. José Guilherme Bersano Filho (Diretor do CEM-UFPR) e Exmo Sr. Rudão Gimenes (Prefeito Municipal de Pontal do Paraná) encontraram-se no Restaurante Universitário da Unidade Mirassol do CEM-UFPR e reafirmaram o compromisso mútuo e confiança no investimento no futuro e na Universidade como motor de desenvolvimento que impulsiona diversas áreas da vida local e trabalham para o crescimento desta importante parceria.
A parceria entre a Universidades e Prefeituras locais representa um dos pilares mais importantes para o desenvolvimento sustentável de uma cidade. Essa sinergia entre o mundo acadêmico e a gestão pública promove a troca de conhecimento, a inovação e a melhoria da qualidade de vida da população. A parceria entre universidades e prefeituras é um investimento de longo prazo que exige o compromisso de todos os envolvidos. Ao trabalhar em conjunto, é possÃvel construir cidades mais justas, democráticas e prósperas.
A presença de uma universidade atrai empresas que buscam talentos qualificados, gerando empregos e movimentando a economia local. A universidade é um celeiro de ideias e projetos inovadores, estimulando o surgimento de startups e o desenvolvimento de novos produtos e serviços. A universidade pode se tornar um atrativo turÃstico acadêmico, trazendo visitantes e movimentando o setor hoteleiro e de serviços. Na qualidade de vida, o acesso à educação de qualidade proporciona acesso da população local educação superior, aumentando as oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. A comunidade do municÃpio e até de cidades vizinhas também se beneficiam de eventos culturais, esportivos e artÃsticos, enriquecendo a vida cultural da cidade.
Quando uma cidade possui um Campus Universitário ela também fica mais próxima da execução de projetos de extensão que beneficiam a comunidade local, no caso do CEM-UFPR são dezenas de projetos que incentivam participação nas áreas sociais, ambientais e econômicas em temas como, Escola de Surf, Coalizão dos Oceanos, Visitas para divulgação cientÃfica, Desenvolvimento Sustentável e Novos Materiais de Construção, Difusão tecnológica, Ferramentas computacionais e atividades práticas laboratoriais, Educação e Saneamento, Criação de peixes em Gaiolas entre outros. Além de projetos de pesquisa que contribuem para a geração de conhecimentos e oportunidades de crescimento profissional dos alunos e pesquisadores envolvidos.
Em Pontal do Paraná, o Centro de Estudos do Mar foi criado como unidade de pesquisa da Universidade Federal do Paraná em 1980, seus pesquisadores estavam lotados em outros Departamentos da Universidade ou eram convidados de outras instituições. Com a inauguração da sede em Pontal do Sul, em 13 de março de 1982, iniciou-se a transferência progressiva dos laboratórios. Atualmente o CEM possui duas unidades acadêmicas, uma em Pontal do Sul e outra no Balneário Mirassol com cinco cursos de graduação e um programa de pós-graduação nÃvel mestrado e doutorado.
A equipe acadêmica do CPP-CEM é atualmente composta por 58 professores do quadro permanente da UFPR, sendo a grande maioria doutores que, juntamente com graduandos, graduados, mestrandos e doutorandos, são responsáveis pela estruturação dos laboratórios de pesquisa. O quadro técnico-administrativo é composto por 39 funcionários concursados da UFPR.
Em 2000, foi fundado o curso de Oceanografia. Em 2006, começou a funcionar no CPP-CEM a Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO), que atualmente possui o conceito 5 da CAPES. Em 2009, começou a funcionar o segundo curso de graduação (tecnológico) do CPP-CEM, de Aquicultura, que em 2015 passou a ser ofertado em nÃvel de Engenharia de Aquicultura. Ainda em 2014 foi instituÃdo o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Em 2015 dois novos cursos foram implementados no CEM, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária, colaborando também com a expansão do Campus.