Curso de Oceanografia – CEM

Formatura e diplomação

Para receber sua diplomação é necessário estar em dia com diversos quesitos como lançamento das notas e o ENADE.

Colação de grau

‚ÄúA Solenidade de Outorga de Grau √© um ato oficial da ¬†UFPR e realiza-se numa Sess√£o P√ļblica e Solene do Conselho Universit√°rio (COUN), com dia, hora e local previamente agendados para conferir o grau ou diploma√ß√£o aos concluintes dos cursos de Gradua√ß√£o.‚ÄĚ

De acordo com as resolu√ß√Ķes que regem essa solenidade, todos os concluintes t√™m o direito de participar das Sess√Ķes Solenes ou n√£o Solenes.¬†¬†A √ļnica exig√™ncia √© a de que o aluno tenha seu nome na listagem de concluintes expedida pela coordena√ß√£o do curso e visada pelo¬†N√ļcleo de Assuntos Acad√™micos ‚Äď NAA.

Colação com solenidade: organizada por uma comissão de formatura e que ocorrerão em sessão solene do COUN.

Cola√ß√£o sem solenidade:¬†op√ß√£o para os formandos que n√£o desejam ou n√£o podem arcar com os custos de uma cerim√īnia de formatura. As cola√ß√Ķes sem solenidade ocorrem duas vezes ao ano, em datas definidas pela Dire√ß√£o do campus, e posteriores √† cola√ß√£o da turma optante pela solenidade.¬†Informe-se na coordena√ß√£o do curso sobre as datas.

Só estarão liberados para a colação de grau os alunos que integralizaram o curso já com todas as notas, equivalências e Atividades Complementares lançadas no sistema, bem como a situação regular com o ENADE.

 

 Procedimentos para Colação de Grau

  • Os alunos e/ou as comiss√Ķes de formatura dever√£o no in√≠cio do semestre comparecer¬†√†¬†Coordena√ß√£o do Curso e informar com anteced√™ncia sobre a op√ß√£o de cola√ß√£o desejada, com ou sem solenidade.
  • Os alunos que ir√£o colar grau sem solenidade devem comparecer pessoalmente √† coordena√ß√£o e confirmar.
  • Com estas informa√ß√Ķes, a coordena√ß√£o do curso ir√° expedir uma listagem de concluintes para a cola√ß√£o e enviar ao NAA.
  • A Instru√ß√£o Normativa n¬ļ 01/09-COUN pro√≠be expressamente a participa√ß√£o de alunos n√£o constantes da lista oficial encaminhada pelo NAA, em quaisquer atividades de Cola√ß√£o de Grau.

 

Antecipação de Colação de Grau

  • A antecipa√ß√£o de Cola√ß√£o Grau √© um instrumento utilizado somente em casos excepcionais, onde o aluno necessite colar grau antes de sua turma por motivos inadi√°veis.
    Exemplos: posse em cargo p√ļblico mediante a aprova√ß√£o em concurso p√ļblico; efetiva√ß√£o em cargo de empresa da iniciativa privada; inscri√ß√£o ou matr√≠cula em Programas de P√≥s-gradua√ß√£o; estudantes de conv√™nios internacionais com necessidade de retorno ao pa√≠s de origem antes da data prevista para a solenidade de cola√ß√£o de grau; e transfer√™ncia ex officio do aluno ou do respons√°vel, c√īnjuge ou companheiro.
  • Neste caso o processo dever√° ser individual, onde o aluno dever√° descrever o motivo e anexar comprovantes da necessidade da cola√ß√£o antecipada. Compare√ßa a coordena√ß√£o e verifique o procedimentos.
  • A coordena√ß√£o enviar√° o processo ao NAA, j√° com a data de cola√ß√£o marcada pela Dire√ß√£o do Setor, e verificado se o aluno est√° com toda a grade curricular integralizada no sistema.
  • No caso de deferimento o aluno deve estar ciente que n√£o poder√° participar da cola√ß√£o oficial.

 

Orienta√ß√Ķes para comiss√Ķes de formaturas

  • Para oficializa√ß√£o das solenidades as Comiss√Ķes de Formatura devem se registrar junto ao Cerimonial do Gabinete da Reitoria, que √© o √≥rg√£o oficialmente respons√°vel por todos os protocolos e cerim√īnias realizados no √Ęmbito da Universidade.
  • Diante deste registro, as Comiss√Ķes de Formatura estar√£o legalmente cadastradas e receber√£o assessoria e orienta√ß√Ķes sobre as normas oficiais que dever√£o ser observadas para a realiza√ß√£o deste ato solene do COUN.
  • O primeiro passo para come√ßar a preparar a formatura √© a reserva da data. A Comiss√£o de Formatura deve reservar data junto √† Cerimonial do Gabinete da Reitoria (na Reitoria), recebendo, assim, material explicativo sobre o processo. Essa reserva deve ser feita com anteced√™ncia, principalmente pela dificuldade de encontrar dispon√≠vel a data desejada.

O Cerimonial do Gabinete do Reitor est√° localizado no pr√©dio da Reitoria, na Rua XV de Novembro, 1299 ‚Äď 2¬ļ andar. Os telefones para contato s√£o: 3360‚Äź5157 ou 3360‚Äź5028 e o e‚Äźmail √©:¬†cerimonial@ufpr.br

 

Esclarecimento do cerimonial da UFPR sobre a colação de grau

De acordo com a Resolu√ß√£o 09/94 ‚Äď COUN, todos os alunos que estiverem aptos a receber a outorga de grau poder√£o participar da cola√ß√£o de grau, independente de qualquer contrata√ß√£o de um √≥rg√£o externo √† UFPR. Este ato √© p√ļblico e todos os formandos daquela turma t√™m o direito de participar, igualmente aos demais formandos que aderiram a uma empresa de formatura.

S√£o duas as op√ß√Ķes para receber a outorga de grau:

1.1 Realizar a colação de grau com solenidade, com a sua turma 

A Sess√£o P√ļblica e Solene do Conselho Universit√°rio √© uma solenidade¬†p√ļblica da qual¬†todos os¬†alunos t√™m o direito em participar, mesmo n√£o aderindo a comiss√£o¬†de¬†formatura.¬†Essa Sess√£o ocorre independente da contrata√ß√£o¬†de¬†terceiros e √© composta pela:

  1. Entrada solene dos formandos (em ordem que obedeça o protocolo);
  2. Ocupação do praticável;
  3. Formação da mesa diretiva;
  4. Abertura oficial da solenidade e execução do Hino Nacional;
  5. Prestação do Juramento;
  6. Outorga de grau a todos os formandos;
  7. Premiação (quando houver);
  8. Discurso Orador;
  9. Discurso Paraninfo
  10. Discurso da Presidência e encerramento da solenidade.

Para esta solenidade o concluinte precisa arcar com algumas despesas indispensáveis para tal ato, e que a Universidade não fornece. São elas:

  • Loca√ß√£o da beca
  • Canudo
  • Parte do aluguel do espa√ßo onde ser√° realizado a¬†cola√ß√£o¬†e estrutura

Observa√ß√£o:¬†Ao encerrar a Sess√£o P√ļblica e Solene do Conselho Universit√°rio, caso n√£o tenha aderido a comiss√£o¬†de¬†formatura, o concluinte¬†dever√° se retirar antes do in√≠cio do segundo¬†ato.

1.2 Realizar a colação de grau sem solenidade 

Essa colação ocorre dias após a Colação de Grau com solenidade. Ela é organizada pela Direção do Setor que o curso é compreendido, não havendo muita formalidade na sua ocorrência. A informação que costumam passar que existe uma colação no Gabinete da Reitoria é falsa.

A Colação de Grau sem solenidade do curso de Oceanografia acontece em Pontal do Sul.

1.3 Quantos aos custos que devem ser assumidos

Para a execução da Solenidade de Outorga de Grau são necessários os seguintes itens:

  1. 1.   Espaço
  2. 2.¬†¬† Infra-estrutura de palco (pratic√°vel, cadeiras, mesa diretiva e p√ļlpito)
  3. 3.   Becas
  4. 4.   Canudo

Observação: Itens como decoração, serviço de recepção e segurança, fotografia e cinegrafia, entre outros, não são obrigatórios para o Ato, sendo assim opcional a contribuição aos formandos que irão participar exclusivamente do Primeiro Ato da Colação. Desse modo, é necessário que a Comissão considere os itens obrigatórios para composição do valor a estes formandos. Fica por opção dos alunos contribuir com o valor gasto na decoração, sendo nossa indicação que seja feita uma contribuição.

 

Emiss√£o de Diplomas

  • Uma vez colado grau,¬†o diploma ser√° expedido pelo DRG e encaminhado¬†para registro, sendo em seguida devolvido √†¬†Coordena√ß√£o do Curso para entrega.
  • O diploma somente poder√° retirado pelo ex-aluno atrav√©s de apresenta√ß√£o de documenta√ß√£o com foto, ou por terceiro atrav√©s de procura√ß√£o. Al√©m do documento, √© necess√°rio apresentar os recibos da biblioteca: o Nada Consta (que comprova que n√£o h√° pend√™ncia de livros) e o recibo de entrega da monografia.
  • N√£o ser√£o entregues diplomas a terceiros sem procura√ß√£o, mesmo que haja grau de parentesco.

N√£o ser√° entregue o diploma ao aluno que conste da rela√ß√£o de inadimplentes com o Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPR (RESOLU√á√ÉO N¬į 79/99-CEPE)

 

2ª via de diploma

A emissão de segunda via do diploma é especificada pela Resolução 16 2017-COPLAD.

Requerimento Segunda Via Diploma

O custo para emiss√£o de 2¬™ via de diploma √© de R$ 200,00 (duzentos reais) conforme Resolu√ß√£o n¬ļ 16/2017- COPLAD.

PROCEDIMENTOS PARA EMISSÃO DE 2ª VIA DO DIPLOMA

  1. Pagar a taxa de emiss√£o de 2¬™ via do diploma atrav√©s de GRU conforme instru√ß√Ķes do requerimento.
  2. Preencher o requerimento de 2ª via do diploma.
  3. Providenciar cópia autenticada dos seguintes documentos:
  4. Cópia autenticada da Certidão de Nascimento ou Casamento.
  5. Cópia autenticada da Carteira de Identidade (RG).
  6. Cópia do diploma (frente e verso), se for possível.
  7. Em caso de roubo anexar o Boletim de Ocorrência.
  8. Entregar na secretaria da Coordenação do Curso a GRU paga, requerimento preenchido e cópia autenticada dos documentos.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Curso de Oceanografia – CEM
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Curso de Oceanografia – CEM
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Curso de Oceanografia – CEM
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR