Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos

Histórico e contextualização do Programa

A Pós-graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO), sediada no Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) iniciou suas atividades em 2006 com o Mestrado Acadêmico, sendo oficializado pelo Ministério da Educação conforme o disposto na Portaria nº 679, publicada no Diário Oficial da União em 16/03/2006, parecer nº 474/2005. Em 2011, a PGSISCO iniciou as atividades em nível de Doutorado. Assim, com 10 anos de história completados em 2016, a PGSISCO pode ser considerado um programa de pós-graduação jovem, mas com um volume significativo de atividades acadêmicas e de inserção social que permitem colocá-lo num patamar superior de desenvolvimento frente ao seu passado recente. Desde o primeiro processo seletivo realizado em 2006, mais de 100 discentes concluíram seus trabalhos, com a grande maioria se estabelecendo em áreas correlatas do mercado de trabalho, ou dando continuidade à formação acadêmica em programas de Doutorado nacionais e internacionais. Na PGSISCO, o programa de Doutorado teve suas primeiras defesas em 2015, e já conta com 10 doutores titulados e 25 alunos regularmente matriculados.

A PGSISCO é o resultado continuo de esforços do CEM/UFPR, para a criação de um espaço de referência na formação de recursos humanos e desenvolvimento de pesquisa em Ciências Marinhas. O surgimento do CEM/UFPR – ou Centro de Biologia Marinha até meados da década de 1990 – em 1980 e a criação do curso de graduação em Ciências do Mar, no ano 2000, que posteriormente foi transformado em Oceanografia no ano de 2004, deu ao CEM/UFPR uma condição de centro avançado de pesquisa integrado a unidades de ensino, onde os alunos vivenciam intensamente a pesquisa científica em seus diferentes níveis. Este arranjo acadêmico tem sido ampliado graças a criação de outros cursos de graduação no CEM/UFPR, a citar: Tecnologia em Aquicultura (2009), transformado recentemente em Engenharia de Aquicultura (2015), Licenciatura em Ciências Exatas (2014), Engenharia Civil (2015) e Engenharia Ambiental e Sanitária (2015). Com a abertura progressiva de cursos de graduação, novos professores têm ingressado ao CEM/UFPR e fortalecido sua base docente, e, consequentemente, ajudando na consolidação da PGSISCO.

A PGSISCO é um espaço para a reflexão teórica e a prática de pesquisa, facilitadas pela interação de docentes graduados nas diversas áreas de conhecimento das Ciências do Mar (Biologia, Física, Química, Geologia, Oceanografia, entre outras), com foco na compreensão dos sistemas costeiros e oceânicos das mais diversificadas regiões do Brasil e do mundo, incluindo a Antártica, favorecendo a formação de um espaço promissor de desenvolvimento de metodologias, conceitos e abordagens analíticas inovadoras, além de fornecer subsídios científicos, tecnológicos e instrumentais para a pesquisa básica e aplicada, que além de serem bases fundamentais para o desenvolvimento sustentável da zona costeira brasileira, também auxiliam na compreensão da biodiversidade e da dinâmica dos ecossistemas em escalas regional e global. Paralelamente, a visão integrada dos sistemas costeiros e oceânicos possibilita a criação de instrumentos de gestão, em termos de desempenho, o que cria espaço para a pesquisa no desenvolvimento de produtos para o fortalecimento da gestão participativa, perspectiva que tem sido amplamente debatida nos circuitos políticos e acadêmicos nacionais e internacionais. Em termos práticos, a missão da PGSISCO é, no âmbito regional e nacional, gerar conhecimento que promova “a melhoria da qualidade de vida da população brasileira e daqueles que utilizam a zona costeira para o lazer e sustento econômico por meio de uma melhor qualidade ambiental”. A geração de conhecimento específico no âmbito da PGSISCO pode se traduzir no aumento de recursos pesqueiros e da qualidade dos recursos hídricos, na conservação da fauna e flora marinhas e na melhoria das condições sociais das comunidades costeiras.

Sistemas costeiros e oceânicos tendem a sofrer uma significativa alteração de sua dinâmica biogeoquímica e biodiversidade, por serem ambientes receptores de matéria orgânica natural e antropogênica, advinda de processos ocorridos no continente, na atmosfera e nos rios adjacentes. São ecossistemas historicamente afetados direta ou indiretamente por diversas atividades antrópicas, além de guardarem verdadeiros arquivos da evolução climática e ecológica ao longo de diferentes escalas de tempo. A fim atender uma gama extensa de aspectos científicos relevantes quanto aos estudos dos sistemas costeiros e oceânicos, a PGSISCO é estruturada sob uma única área de concentração, Dinâmica dos Ecossistemas Oceânicos e Costeiros, desenvolvendo-se a partir dela, três linhas de pesquisa.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR