Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos

Infraestrutura

Laboratórios

A rigor, a infraestrutura de apoio da PGSISCO se confunde parcialmente com a própria infraestrutura e suporte logísticos disponíveis no Centro de Estudos do Mar, unidade de ensino, pesquisa e extensão, na medida em que 16 dos seus atuais 28 docentes/chefes de laboratórios são professores credenciados no curso, como permanentes ou colaboradores (março de 2013).

O Centro de Estudos do Mar, sediado em Pontal do Sul, a 120 km de Curitiba, possui um prédio central de 2000 m2 de área construída, abrigando gabinetes de professores, laboratórios especializados, biblioteca, auditório, laboratórios gerais, refeitório, câmaras frigoríficas e de temperatura constante, salas de administração e de reuniões. Foram recentemente inauguradas as instalações de apoio ao curso de Aquicultura, no Balneário Mirassol, a 18 km da sede de Pontal do Sul. Este novo conjunto de facilidades oferece boas perspectivas para o cultivo experimental de organismos marinhos, além de sediar os espaços didáticos do curso de aquicultura. Neste contexto, estes novos espaços são um reforço para as atividades de pesquisa de docentes e discentes da PGSISCO. O CEM possui ainda três outros prédios principais em sua sede em Pontal do Sul, além de um galpão de embarcações e uma série de pequenas construções, que sediam laboratórios avulsos. O mais recente, inaugurado em 2008, tem 254 m2 tem três amplas salas de aula e um laboratório de ensino. Há ainda um outro bloco didático, inaugurado em 2005, com 254 m2, quatro salas de aula (50 m2) e duas salas administrativas, onde funcionam as secretarias dos cursos de graduação em Oceanografia e mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos. O bloco mais antigo, reformado a partir de antigas instalações de cultivo, com 300 m2, sedia o Laboratório de Informática com 12 computadores, duas salas de aulas, sala do Centro Acadêmico, sala da Empresa Júnior, cantina terceirizada pelo Restaurante Universitário da UFPR e dois banheiros.

Atualmente as aulas práticas são ministradas no laboratório de ensino, que conta com 10 microscópios Olympus , 20 lupas PZO –Labimex, 01 microscópio com câmara de vídeo e 01 microscópio com câmera fotográfica, ou nos laboratórios de pesquisa, no caso das disciplinas optativas ou específicas de cada área.

Através do programa REUNI foram recebidas 30 novas lupas e microscópios bem como estufa, liofilizador, bombas de vácuo, garrafas de coleta de água do mar, coletores de sedimentos e um balança analítica. Estes equipamentos são multi-usuários e de uso restrito aos pós-graduandos. As estruturas dos laboratórios de pesquisa e seus equipamentos também são utilizados para as aulas práticas.

Todos os blocos possuem rampas para facilitar o acesso de portadores de deficiência, bem como banheiros com adaptações e facilidades. Todas as salas de aula contam com aparelhos multimídia (datashow), nove retroprojetores, dois projetores de slides, uma sala com televisão e vídeo e auditório com vídeo-conferência. As salas de aula possuem pontos de rede para acesso à internet disponível aos professores.

O CEM possui seis veiculos utilitários ou de transporte de passageiors, além de contar com a frota da UFPR para as aulas de campo. Também possui 6 embarcações pequenas para amostragens em ambientes estuarinos, e uma embarcação média certificada para navegação costeira e oceânica obtida com recursos de projetos.

Informações detalhadas a respeito dos laboratórios e facilidades disponíveis no Centro de studos do Mar podem ser recuperadas em http://www.cem.ufpr.br/?page_id=51. Equipamentos de grande ou médio porte, acessíveis a todos os pós-graduandos da PGSISCO através de seus orientadores credenciados no programa, são:

  • Um microscópio eletronico de varredura, disponibilizado a partir do primeiro semestre de 2013, adquirido com recursos do CT-INFRA;
  • Um cromatógrafo a gás com detector de ionização de chama (GC-FID), através de recurso obtido através do CNPq (Edital nº 06/2008 – Faixa A) e outro cromatógrafo a gás com detector de catura de elétrons (GC-ECD), através de recurso obtido através da CAPES (Edital ProEquip);
  • Espectrofotômetro UV-160PC SHIMADZU, acoplado a um computador e impressora;
  • Espectrofotômetro visível B380 MICRONAL, Freezer 220L CONSUL, Freezer H210 ELETROLUX, Estufa de secagem Orion 515 FANEM;
  • ICP-OES Perkin Elmer (OPTIMA 7000 DV), dotado de amostrador automático e gerador de hidretos, com recursos CAPES-Pró Equipamentos;
  • Um sonar de varredura lateral e um granulometro a laser, obtido através de recursos do CT-INFRA.

Equipamentos de apoio a pesquisa de uso mais rotineiro, distribuídos nos diversos laboratórios de pesquisa, são:

No laboratório de biogeoquímica: Estufa para DBO mod. 347CD FANEM, Geladeira T27 PROSDÓCIMO,1 Balança analítica mecânica com 06 casas decimais METTLER H51AR,1 Balança eletrônica com 03 casas decimais BEL mark 330, Bomba peristáltica para análise de Nitrato, Dessecador, Destilador mod. 724 FANEM + galão de água de 50 litros, Capela Permution, Autoclave vertical mod. 415 FANEM, Purificador e deionizador de água, AQUAPUR-Permution + galão de 50 litros, Titulador automático titrino 702SM METROHM, Titulador com agitador magnético manual METROHM E485, Chapa aquecedora mark QUIMIS max 300oC, Aquecedor e agitador magnético FISATAM mod 752A, pHmetro HI8424 HANNA acoplado com termômetro, Refratômetro ATAGO, Centrifuga, Turbidímetro AP 2000 Policontrol, Multianalisador YSI Model 5562/5563 acoplada com sonda de pH, condutividade/salinidade, temperatura e oxigênio dissolvido, Garrafa (2,5 e 5 litros) modelo Niskin teflonada + mensageiro e Garrafa amostradora de água Van Dorn.

O laboratório de Biologia de Peixes ocupa 3 salas, além de um galpão externo utilizado para armazenar redes. Dispõe de infra-estrutura básica para execução de seus trabalhos que inclui freezers, redes, microscópios estereoscópicos, GPS, ecossonda, phmetro, balanças, cronômetros, roupas de mergulho, computadores, scanners e impressoras. Possui uma série de equipamentos compartilhados com o IPeC (Instituto de Pesquisas de Cananéia), a citar: 01 microcomputador completo (particular), 02 impressoras (particular), 01 scanner (particular), 01 microscópio estereoscópico 01 microscópio binocular (particular), 01 computador MacIntosh completo, 01 gravador digital Sony (DAT), 01 gravador analógico Sony (IPeC), 01 microfone direcional, 01 microfone multidirecional, 01 base para microfone, 02 ecosondas (IPeC), 03 hidrofone (IPeC), 01 termohigrometro (IPeC), 01 visor noturno (IPeC), 01 embarcação metálica dezoito pés (IPeC), 01 motor popa 30 Hp (IPeC), 01 embarcação baleeira trinta pés (IPeC), 02 caiaques (IPeC), 10 redes para captura de morcegos (IPeC), 40 armadilhas Sherman, 01 câmera fotográfica, 01 Notebook Pentium 333 MHz (IPeC), 03 computadores com impressora (IPeC), 01equipamento de radiotelemetria completo (IPeC), 10 transmissores (IPeC), 04 binóculos (IPeC), 02 bússolas (IPeC), 01 GPS (IPeC), 02 balanças de campo (dinamômetro) de 100g , 100 armadilhas de metal (live-Trap- IPeC) e 01 filmadora digital SONY (IPeC) e 02 freezers (IPeC).

O Grupo de Física Marinha é composto por três laboratórios: i) laboratório de processos costeiros e estuarinos ii) laboratório de oceanografia costeira e geoprocessamento iii) laboratório de interação oceano-atmosfera. Os laboratórios utilizam uma infra-estrutura comum que conta com 7 salas divididas em salas de estudo e equipamentos. Conta com equipamento básico para execução de trabalhos na área: 9 Correntômetros (Eletromagnéticos (6) e Feixe Acústico (3), ADCP, 2CTDs, Marégrafo de pressão, Estações Meteorológicas Automáticas, Turbidímetros, Sistemas de Computação, Rádios VHF, Sistemas de Posicionamento Global Diferencial (DGPS), Ecobatímetro, Equipamentos de Mergulho, Laboratório de Geoprocessamento e Processamento de Imagens de Satélite.

Os laboratórios de Fito e Zooplancton contam com uma estrutura comum formada por 04 salas e vários equipamentos: CTD -Falmouth, PNF-300 a – biospherical, ADP – sontek, garrafa Hydrobios, redes para coleta de zôo- e fitoplâncton, fluorômetro, microscópio invertido, lupa, sistema FIA para análise de nutrientes, Notebook Toshiba, 5 computadores PC, 1 computador macintosh g4, scanner e impressoras, filmadora digital – Sony VX1000 – c/ caixa estanque, câmera fotográfica submarina, Nikonos-v, GPS, rádio comunicador e lancha 30 pés.

O Laboratório de Microbiologia ocupa uma sala de trabalho teórico e uma de trabalhos práticos no prédio principal da instituição. Possui equipamento básico para desenvolvimento de trabalhos práticos como cabine de fluxo laminar, autoclave, geladeiras, estufas, estufa incubadora BOD, 01 mesa agitadora, bico de Bunsen e um microscópio de epifluorescência com equipamento fotográfico. Estão disponíveis ainda equipamentos básicos de campo e embarcações com pequena autonomia e adequadas para regiões rasas e próximas à costa.
O Laboratório de Modelagem Ecológica é composto de duas salas, com gabinetes e laboratório. Equipamentos disponíveis: dois microcomputadores, três lupas e um microscópio, um pegador Van-veen e um freezer.

O Laboratório de Oceanografia Geológica conta com 6 salas de trabalho, DGPS Ashtech Release de precisão submétrica, ecobatímetro Odom, nível de precisão para levantamentos topográficos (Nikon 30), busca fundo tipo Van Veen, vibro-testemunhador para sondagens de até 6 m de profundidade, lupa binocular, microscópio petrográfico com câmara fotográfica e vídeo, mufla, estufas, Rotap, jogos de peneiras completo de ¼ de phi, bancada de pipetagem projetada e destilador de água.

O Laboratório de Microalgas conta com um microscópio invertido Zeiss, camara para experimentos de filtração com bivalves, autoclaves, estufas, bombas a vácuo, freezers, evaporador e ultrapurificador, entre outros equipamentos.

Clique aqui para acessar a lista de equipamentos de uso comum da PGSISCO.

Biblioteca

A Biblioteca do Centro de Estudos do Mar (CEM) foi criada em 1982, tendo se originado em grande parte do acervo particular do falecido bioquímico Prof. Gilberto Vilela. Com a criação dos cursos de graduação em Oceanografia (2000) e Aquicultura (2009) e com a PGISCO (mestrado em 2006, doutorado em 2011), a biblioteca vem passando por um processo de progressiva expansão de seu acervo. Estas melhorais dizem respeito principalmente a livros-texto, na medida em que demandas bibliográficas de rotina passaram a ser mais do satisfatoriamente atendidas pelos recursos proporcionados pela tecnologia da informação, descritos a seguir.

Atualmente a biblioteca do CEM, localizada na Avenida Beira Mar, s/n, em Pontal do Paraná, a 120 km de Curitiba, faz parte do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SIBI/UFPR), Ocupa um espaço físico de 85 m2, destinados ao acervo, consulta local e a coleção de periódicos. É de livre acesso à consulta local e permite empréstimo dos materiais a todos os usuários cadastrados, contando com pessoal especializado para o atendimento e organização do material, com 5 bibliotecários ou assistentes administrativos. Permanece aberta 12 horas por dia, em sistema de rodízio entre seus funcionários. O acervo engloba as áreas de ciências do mar, como ecologia e biologia marinha, gerenciamento costeiro, oceanografia física, química e geológica, incluindo cerca de 4000 exemplares de livros e 250 títulos de periódicos.

A  Biblioteca é servida pelo Portal da Informação da UFPR, (http://www.portal.ufpr.br) que combina as funções de um catálogo de acesso público de última geração com uma seleção de bases de dados e links em diversas áreas do conhecimento, permitindo permutas rápidas e eficientes com todas as outras bibliotecas setorias da UFPR, através de serviço de malote interno. Estas bases são: Cab Abstracts: Base de dados com resumos em agricultura, agronomia, solos, pesticidas, horticultura, florestas, veterinária, fertilizantes, genética, meio ambiente. Food Sciences & Tech Abstracts: Abrange engenharia de alimentos, nutrição, microbiologia, marketing, corantes, bioquímica, regulamentos, contendo resumos de artigos publicados internacionalmente. Aquatic Sciences & Fisheries Abstracts (ASFA): Contém resumos de artigos em ciências aquáticas, meio ambiente, biologia, ecologia. Georef: Possui resumos de artigos em geologia, engenharia, energia, mineralogia, poluição, recursos naturais. Biological Abstracts: Contém resumos de artigos em biologia, microbiologia, botânica, ecologia, patologia, bioquímica, genética, meio ambiente, veterinária. Na qualidade de unidade pertencente a uma instituição federal, O Centro de Estudos do Mar participa também do Portal de Periódicos da CAPES, que oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 21500 titulos de periódicos  nacionais e estrangeiros, e a 80 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

Além de oferecer espaços de estudo e acesso à internet para seus usuários, a biblioteca do CEM presta uma série de serviços para a comunidade acadêmica interna e à população de Pontal do Sul:

  • Empréstimo domiciliar de livros, folhetos, seriados, teses, dissertações, monografias e materiais especiais;
  • Empréstimo domiciliar de periódicos;
  • Empréstimo entre bibliotecas;
  • Comutação bibliográfica;
  • Levantamento bibliográfico;
  • Palestras sobre o uso da biblioteca e suas fontes;
  • Serviço de referência.

Recursos de Informática

A PGSISCO conta com uma sala de estudos e de informática, com 40 m2,  que serve também como sala de permanência de pós-graduandos cujos orientadores não estão fisicamente sediados em Pontal do Sul. É equipada com 5 computadores desktop com acesso à internet, duas impressoras laser (1 colorida), scanner, mesa de estudo e reunião, e armários individuais. A PGSISCO conta com recursos de boa qualidade para video-conferencias, compartilhados com os demais cursos do Centro de Estudos do Mar, no anfiteatro do prédio principal. As últimas coordenações da PGSISCO  têm procurado investir mais na qualificação das redes sem fio e do acesso de banda larga do que na aquisição de novos computadores e instalação de salas de informática, na medida em que o uso de computadores portáteis de uso pessoal se tornou a regra no espaço universitário.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR