Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos

Linhas de pesquisa

A PGSISCO é estruturada sob uma única área de concentração, Dinâmica dos Ecossistemas Oceânicos e Costeiros, desenvolvendo-se a partir dela, três linhas de pesquisa:

Biologia e Ecologia de Sistemas Costeiros e Oceânicos: Esta linha de pesquisa aborda a estrutura e função dos compartimentos da biodiversidade marinha (micróbios, plâncton, bentos e nécton)  em diversas escalas – de moléculas a ecossistemas –  através das províncias marinhas, com ênfase no Atlântico sul-ocidental.  Procura compreender os padrões de distribuição, abundância e produção de espécies marinhas em função dos processos ecológicos, biogeoquímicos e históricos que condicionam seu desenvolvimento e evolução em um cenário de mudanças regionais e globais.  Entre as aplicabilidades da linha de pesquisa, destacam-se o cultivo de organismos marinhos e o seu uso para a avaliação da qualidade ambiental. As oportunidades de formação oferecidas pela linha combinam abordagens descritivas e experimentais de campo e laboratório.

Processos naturais e antrópicos em sistemas costeiros e oceânicos: Esta linha de pesquisa busca associar a estrutura física, química e geológica dos sistemas costeiros e oceânicos a estudos de natureza ecológica. Atua na descrição e compreensão das interrelações entre as forçantes oceanográficas, atmosféricas e terrestres nos ecossistemas costeiros e marinhos, em suas diferentes escalas espaciais e temporais, bem como os processos biofísicos, químicos e morfodinâmicos associados. Visa, ainda, gerar conhecimento para o entendimento das condições ambientais pretéritas do planeta e assim, auxiliar na compreensão de fenômenos climáticos que afetam a biodiversidade atual. Ainda, no âmbito químico e geológico, esta linha de pesquisa visa principalmente a caracterização do aporte e ciclagem de elementos químicos e compostos orgânicos, incluindo os estressores ambientais e poluentes persistentes, nos diferentes compartimentos dos ecossistemas e sua relação direta com a biota marinha. Tais estudos são embasados na identificação e determinação de proxies sedimentológicos e geoquímicos de eventos antrópicos e naturais, amplamente utilizados em estudos ambientais em diferentes regiões do mundo. Os estudos desta linha auxiliam na identificação e compreensão dos fenômenos envolvidos nas mudanças ambientais causadas pela evolução das atividades humanas em ambientes marinhos, bem como de processos naturais em diferentes escalas de tempo, o que é fundamental para a expansão do conhecimento da biodiversidade marinha.

Gestão e Conservação da Zona Costeira e Oceânica: Esta linha de pesquisa aborda as relações entre as principais dinâmicas naturais e sociais relacionadas com as questões socioambientais e de gestão e desenvolvimento nas zonas costeiras e oceânicas em âmbito global, regional e local. Explora formas de contribuição teórica e instrumental para a promoção da gestão sustentável de recursos naturais, da resiliência socioecológica e a conservação do patrimônio natural e cultural, com base nos melhores conhecimentos científico e tradicional disponíveis, e de forma integrada. São temas centrais desta linha: i) a avaliação da dinâmica social e ecológica dos sistemas pesqueiros regionais e locais, ii) o levantamento do Conhecimento tradicional sobre a biodiversidade e formas de uso dos recursos naturais, iii) a análise de conflitos e dos aspectos institucionais da gestão costeira, tais como a participação e a dinâmica de atores sociais nos processos de tomada de decisão, v) o aprimoramento e aplicação de tecnologias para a redução de impactos resultantes das atividades antrópicas sobre os ecossistemas e a biodiversidade, bem como às populações humanas, vi) o uso e avaliação de instrumentos de planejamento ambiental e de conservação da natureza e, finalmente, vii) a caracterização e avaliação dos efeitos das transformações dos ecossistemas originados do impacto de empreendimentos e atividades antrópicas sobre a biodiversidade marinha.

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR