Curso de Engenharia de Aquicultura

O Curso – ENGENHARIA AQUICULTURA

 Grade horária do segundo semestre de 2018 

Calendário Acadêmico 2018

Projeto Pedagógico do Curso 

 Portaria de criação

 Portaria Ajuste Curricular 2017  

 Periodização pós Ajuste Curricular 2017   

Grade Curricular 

Regulamento Atividades Formativas Pós Ajuste Curricular 

 Regulamento Orientação Acadêmica Pós Ajuste Curricular 

POA  alunos X profs tutores

Regulamento Trabalho Conclusão de Curso РPós Ajuste Curricular 

 Atualização Bibliográfica 2017 

 Projeto Pedagógico com Ajustes curriculares 2017 

 Atas   

Denominação: Curso de Bacharelado em Engenharia de Aquicultura
Tipo: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Local de oferta:¬† Centro de Estudos do Mar-Unidade Mirassol¬† (Balne√°rio n√ļmero 10)
Turno de funcionamento: Matutino
N√ļmero total de vagas/ano: 30 vagas
Carga hor√°ria total: 3836 horas
Prazo de integralização curricular: mínimo de 10 semestres e máximo de 15 semestres

  • Formas de Acesso ao Curso

O acesso ao Curso de Engenharia de Aquicultura em acordo com as normas institucionais, ocorre mediante:
I. Processo seletivo anual (Vestibular e/ou SISU).
II. Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes oriundas de desistência e ou abandono de curso.
III. Mobilidade Acad√™mica (conv√™nios, interc√Ęmbios nacionais e internacionais, outras formas).

  • A aquicultura

A aquicultura √© uma das atividades que mais tem crescido no mundo nos √ļltimos anos. Desempenha um papel econ√īmico e social de grande import√Ęncia, atrav√©s da produ√ß√£o de alimento e gera√ß√£o de emprego, de renda, e da promo√ß√£o de equipara√ß√£o¬†social. A¬†pesca extrativista, em¬†contraste,¬† tem se apresentado estabilizada por ter atingido, talvez, seu limite m√°ximo sustent√°vel, tornando a produ√ß√£o de alimento proveniente da Aquicultura cada vez mais significativa.¬† ¬†A¬† Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o (FAO) prev√™ como uma das principais tend√™ncias globais para os pr√≥ximos anos um crescimento ainda mais expressivo da Aq√ľicultura, tanto no que se refere √† dissemina√ß√£o e consolida√ß√£o desta atividade, quanto √† diversifica√ß√£o de esp√©cies cultivadas.
O Brasil possui um extenso litoral e um grande volume de √°guas interiores, o que lhe confere um enorme potencial para o desenvolvimento¬†adequado da atividade aq√ľ√≠cola. Em particular, esta atividade assume import√Ęncia √≠mpar na costa sul-sudeste brasileira como uma fonte alternativa¬†financeira e de cria√ß√£o de postos de trabalho de grande potencialidade, face √†s condi√ß√Ķes particularmente favor√°veis da regi√£o. Tais potencialidades de desenvolvimento justificam plenamente a prioridade que¬† √© dirigida √† Aquicultura, em termos de forma√ß√£o de profissionais .

O Engenheiro de Aquicultura usará ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e cientificas da área de Aquicultura para projetar, planificar e avaliar metodologias e técnicas aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, visando a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, a serviço do desenvolvimento regional integrado.

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