Curso de Engenharia de Aquicultura

O Curso – ENGENHARIA AQUICULTURA

  • CARACTER√ćSTICAS DO CURSO
    • Denomina√ß√£o: Curso de Bacharelado em Engenharia de Aquicultura Tipo: Bacharelado Modalidade: Presencial Regime: Semestral Local de oferta:¬† Centro de Estudos do Mar-Unidade Mirassol¬† (Balne√°rio n√ļmero 10) Turno de funcionamento: Matutino N√ļmero total de vagas/ano: 30 vagas Carga hor√°ria total: 3836 horas Prazo de integraliza√ß√£o curricular: m√≠nimo de 10 semestres e m√°ximo de 15 semestres
    • Formas de Acesso ao Curso
      • O acesso ao Curso de Engenharia de Aquicultura em acordo com as normas institucionais, ocorre mediante: I. Processo seletivo anual (Vestibular e/ou SISU). II. Programa de Ocupa√ß√£o de Vagas Remanescentes oriundas de desist√™ncia e ou abandono de curso. III. Mobilidade Acad√™mica (conv√™nios, interc√Ęmbios nacionais e internacionais, outras formas).
    • Aquicultura
      • A aquicultura √© uma das atividades que mais tem crescido no mundo nos √ļltimos anos. Desempenha um papel econ√īmico e social de grande import√Ęncia, atrav√©s da produ√ß√£o de alimento e gera√ß√£o de emprego, de renda, e da promo√ß√£o de equipara√ß√£o¬†social. A¬†pesca extrativista, em¬†contraste,¬† tem se apresentado estabilizada por ter atingido, talvez, seu limite m√°ximo sustent√°vel, tornando a produ√ß√£o de alimento proveniente da Aquicultura cada vez mais significativa.¬† ¬†A¬† Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o (FAO) prev√™ como uma das principais tend√™ncias globais para os pr√≥ximos anos um crescimento ainda mais expressivo da Aq√ľicultura, tanto no que se refere √† dissemina√ß√£o e consolida√ß√£o desta atividade, quanto √† diversifica√ß√£o de esp√©cies cultivadas. O Brasil possui um extenso litoral e um grande volume de √°guas interiores, o que lhe confere um enorme potencial para o desenvolvimento¬†adequado da atividade aq√ľ√≠cola. Em particular, esta atividade assume import√Ęncia √≠mpar na costa sul-sudeste brasileira como uma fonte alternativa¬†financeira e de cria√ß√£o de postos de trabalho de grande potencialidade, face √†s condi√ß√Ķes particularmente favor√°veis da regi√£o. Tais potencialidades de desenvolvimento justificam plenamente a prioridade que¬† √© dirigida √† Aquicultura, em termos de forma√ß√£o de profissionais . O Engenheiro¬†de Aquicultura usar√° ferramentas conceituais, metodol√≥gicas, t√©cnicas e cientificas da √°rea de Aquicultura para projetar, planificar e avaliar metodologias e t√©cnicas aplic√°veis ao cultivo de organismos aqu√°ticos, visando a produ√ß√£o eficiente de alimentos e derivados de origem aqu√°tica, a servi√ßo do desenvolvimento regional integrado.

 

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