Curso de Engenharia de Aquicultura

O Curso

  • Engenharia aquicultura ‚Üí

:: Grade horária do segundo semestre de 2017 : Calendário Acadêmico 2017

:Projeto Pedagógico do Curso : : Portaria de criação

: Portaria Ajuste Curricular 2017 : : Periodização pós Ajuste Curricular 2017:   Grade Curricular :

Regulamento Atividades Formativas Pós Ajuste Curricular : : Regulamento Orientação Acadêmica Pós Ajuste Curricular

Regulamento Trabalho Conclusão de Curso РPós Ajuste Curricular : : Atualização Bibliográfica 2017  :: Projeto Pedagógico com Ajustes curriculares 2017 :: Atas

Denominação: Curso de Bacharelado em Engenharia de Aquicultura
Tipo: Bacharelado
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Local de oferta:¬† Centro de Estudos do Mar-Unidade Mirassol¬† (Balne√°rio n√ļmero 10)
Turno de funcionamento: Matutino
N√ļmero total de vagas/ano: 30 vagas
Carga hor√°ria total: 3836 horas
Prazo de integralização curricular: mínimo de 10 semestres e máximo de 15 semestres

  • Formas de Acesso ao Curso

O acesso ao Curso de Engenharia de Aquicultura em acordo com as normas institucionais, ocorre mediante:
I. Processo seletivo anual (Vestibular e/ou SISU).
II. Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes oriundas de desistência e ou abandono de curso.
III. Mobilidade Acad√™mica (conv√™nios, interc√Ęmbios nacionais e internacionais, outras formas).

  • A aquicultura

A aquicultura √© uma das atividades que mais tem crescido no mundo nos √ļltimos anos. Desempenha um papel econ√īmico e social de grande import√Ęncia, atrav√©s da produ√ß√£o de alimento e gera√ß√£o de emprego, de renda, e da promo√ß√£o de equipara√ß√£o¬†social. A¬†pesca extrativista, em¬†contraste,¬† tem se apresentado estabilizada por ter atingido, talvez, seu limite m√°ximo sustent√°vel, tornando a produ√ß√£o de alimento proveniente da Aquicultura cada vez mais significativa.¬† ¬†A¬† Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para Agricultura e Alimenta√ß√£o (FAO) prev√™ como uma das principais tend√™ncias globais para os pr√≥ximos anos um crescimento ainda mais expressivo da Aq√ľicultura, tanto no que se refere √† dissemina√ß√£o e consolida√ß√£o desta atividade, quanto √† diversifica√ß√£o de esp√©cies cultivadas.
O Brasil possui um extenso litoral e um grande volume de √°guas interiores, o que lhe confere um enorme potencial para o desenvolvimento¬†adequado da atividade aq√ľ√≠cola. Em particular, esta atividade assume import√Ęncia √≠mpar na costa sul-sudeste brasileira como uma fonte alternativa¬†financeira e de cria√ß√£o de postos de trabalho de grande potencialidade, face √†s condi√ß√Ķes particularmente favor√°veis da regi√£o. Tais potencialidades de desenvolvimento justificam plenamente a prioridade que¬† √© dirigida √† Aquicultura, em termos de forma√ß√£o de profissionais .

O Engenheiro de Aquicultura usará ferramentas conceituais, metodológicas, técnicas e cientificas da área de Aquicultura para projetar, planificar e avaliar metodologias e técnicas aplicáveis ao cultivo de organismos aquáticos, visando a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, a serviço do desenvolvimento regional integrado.

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