Curso de Ciências Exatas

Apresentação

Estrutura curricular.

Matriz Curricular Física 2023

Ementas de Disciplinas Física 2023

Plano Geral Física 2023

Matriz Curricular Matemática 2023

Ementas de Disciplinas Matemática 2023

Plano Geral Matemática 2023

Matriz Curricular Química 2023

Ementas de Disciplinas Química 2023

Plano Geral Química 2023

Objetivo do Curso

O Curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem como objetivo geral preparar com excelência profissionais de educação para atuar como professores para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, assumindo uma postura investigativa e comprometida com a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas compreendem:

  • Propiciar uma formação sólida para que o docente seja capaz de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social, econômica e cultural na área de ciências exatas, nos seus aspectos histórico, filosófico, sociológico, psicológico, político, didático e pedagógico, possa atuar efetivamente para melhorar as condições de ensino e aprendizagem, visando a formação ampla e cidadã nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação básica;

  • Favorecer o desenvolvimento das atividades de ensino e de pesquisa em ciências exatas e educação, em consonância com a evolução das pesquisas nestas áreas;

  • Contribuir para a formação do futuro pesquisador em Educação ou áreas correlatas ao curso;

  • Integrar a UFPR às escolas de educação básica da região e à comunidade do litoral paranaense como forma de promoção e fomento às políticas de educação pública, comunitária e de formação de professores nas áreas de física, química e matemática;

  • Possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio de parcerias, projetos educativos, atividades de estágios e práticas de docência nas instituições de ensino da Educação Básica e em outros espaços educativos da região na comunidade do litoral paranaense;

  • Promover o ensino de ciências exatas com auxílio de recursos tecnológicos e buscando sempre acompanhar os processos de evolução inovação no ensino.

Áreas de Atuação do Profissional

As e os profissionais Licenciados poderão atuar na Educação em diversos cenários escolares e não escolares, como os de produção de materiais educacionais ou aqueles relacionados à divulgação e popularização das ciências.

O conhecimento e vivências adquiridas, ao longo do processo formativo, somados as participações em projetos de pesquisa e extensão possibilitam ao profissional egresso exercer atividades em ambientes profissionais diversos. Como, por exemplo, atuar como analista em instituições financeiras, empresas de produção química e atuação em laboratórios de pesquisa.

O que pode fazer um profissional que estudou Física, Química ou Matemática?

Em cada uma destas três terminalidades a ou o egresso poderá atuar como Professor ou Professora de qualquer instituição de Ensino Médio e buscar complementar sua formação acadêmica iniciando Pós-graduação. Além disso poderá ainda na:

  • Física atuar como Educador de disciplinas básicas de Tecnologias.
  • Matemática atuar como Professor no Ensino Fundamental.
  • Química atuar como Química ou Químico em sete atribuições reconhecidas pelo Conselho Regional de Química.

O mercado de trabalho reconhece a UFPR como uma Universidade de Excelência e portanto valoriza aqueles/as que concluíram o curso superior em uma das melhores Universidade do país.

Assim a/o Licenciada/o em Exatas poderá encontrar um mercado de oportunidades como:

  • Escolas públicas e privadas de ensino médio, técnico e de cursos preparatórios de concursos.
  • Setores de Educação e Formação Pedagógica.
  • Intuições de Ensino e de assessorias Pedagógicas.
  • Produtoras de conteúdo didático.
  • Editoras didáticas.
  • Intuições de desenvolvimento de ferramentas educacionais.
  • Bancos e Intuições Financeiras.
  • Atuar como Químico em empresas (para quem optou por Química)
  • Instituições de pesquisa científica.
Perfil do Egresso

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do periodo 2017-2021, da Universidade Federal do Paraná estabelece como missão: “Fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade crítica, equânime e solidária”. Pensando nisto, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas do CPP-CEM tem por objetivo formar um profissional atento às conjunturas local, nacional e mundial, capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, que interaja com as tecnologias de comunicação e informação, com uma visão do papel do educador que valorize e construa o conhecimento em face da educação ambiental, características e identidades culturais, sustentabilidade social, necessidades especiais, dentre outros elementos que compõe a sociedade. Nessa perspectiva foi criado o curso de Licenciatura em Ciências Exatas com o objetivo de formar professores de Física e Química (Ensino Médio) e Matemática (Ensino Médio e anos finais do ensino fundamental).

De acordo com a Resolução CNE/CP 002/2019, que estabelece algumas diretrizes para a formação inicial de professores para a educação básica, o egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas deverá:

  • Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, tendo consciência da forma como as Ciências Exatas vêm sendo construídas, suas origens, processos de criação e inserção em outras áreas do conhecimento.

  • Estar familiarizado com as concepções teóricas que servem de referencial metodológico para os processos de ensino aprendizagem, de modo a decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer uma aprendizagem significativa, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos, numa perspectiva interdisciplinar.

  • Apresentar capacidade de aprendizagem continuada, de aquisição e utilização de novas ideias, valendo-se das ferramentas tecnológicas e de comunicação para a criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho, tornando o exercício da docência um processo de auto-formação.

  • Ser capaz de refletir, criticar, propor e reavaliar novas propostas de trabalho específicas de sua área de modo a colaborar com o desenvolvimento do ensino das Ciências Exatas.

  • Ter uma visão crítica das Ciências Exatas que o permita articular, interagir, sistematizar fenômenos a fim de avaliar propostas e materiais didáticos, estruturar cursos e tópicos de ensino, utilizando a linguagem científica em suas diferentes representações.

  • Interagir de forma articulada com professores da sua área, e de outras áreas, a fim de contribuir efetivamente com as propostas pedagógicas de seu ambiente de trabalho, favorecendo uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, levando em conta as necessidades e a realidade em que estão inseridos.

Além das competências gerais apontadas acima, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas busca desenvolver ainda competências e habilidades específicas de cada uma das três áreas a serem ofertadas:

Física

De acordo com a Resolução nº 09/2002-CNE/CES, o licenciando em Física deve:

  1. dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;

  2. descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;

  3. diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;

  4. manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;

  5. desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.

Além do desenvolvimento das competências acima descritas, a formação do licenciado deve conduzir à aquisição de determinadas habilidades como:

  1. utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;

  2. resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados;

  3. propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;

  4. concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;

  5. utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;

  6. utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;

  7. conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);

  8. reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;

  9. apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.

  10. planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;

  11. elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.

Matemática

Segundo a Resolução nº 03/2003-CNE/CES, a formação do Licenciado em Matemática deve propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais:

  1. capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;

  2. capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;

  3. capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;

  4. capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;

  5. habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema;

  6. estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;

  7. conhecimento de questões contemporâneas;

  8. educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;

  9. participar de programas de formação continuada;

  10. realizar estudos de pós-graduação;

  11. trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.

Quanto às competências e habilidades específicas, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:

  1. elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;

  2. analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;

  3. analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;

  4. desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;

  5. perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;

  6. contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.

Química

Conforme estabelecido pela Resolução nº 08/2002-CNE/CES, o Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Para tanto, as competências e habilidades a serem desenvolvidas abrangem:

  • Com relação à compreensão da Química:

  1. compreender os conceitos, leis e princípios da Química;

  2. conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade;

  3. acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;

  4. reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.

  • Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão:

  1. saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica;

  2. ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol);

  3. saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.);

  4. saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;

  5. demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, “pôsteres”, internet, etc.) em idioma pátrio.

  • Com relação ao ensino de Química:

  1. refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;

  2. compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade;

  3. saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático;

  4. possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;

  5. possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;

  6. conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;

  7. conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;

  8. conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;

  9. ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem.

  • Com relação à profissão:

  1. ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;

  2. ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;

  3. atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes;

  4. organizar e usar laboratórios de Química;

  5. escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química;

  6. analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino;

  7. exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério;

  8. conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;

  9. identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química;

  10. assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;

  11. desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.

Avaliações do Curso

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas obteve numa escala de 0 a 5 as seguintes avaliações:

Matemática:

            – 2019  Conceito de Curso (CC): 3.

            – 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.

            – 2021 ENADE: 3.

            – 2024 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 5.

Química:

           – 2017 Conceito de Curso (CC): 4.

           – 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3.

           – 2021 ENADE: 2.

Física:

           2017 Conceito de Curso (CC): 3.

           – 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.

           – 2021 ENADE: 3

           -2024 Conceito Preliminar de Curso (COC): 4.

 

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