Ementas de Disciplinas Física 2023
Matriz Curricular Matemática 2023
Ementas de Disciplinas Matemática 2023
Matriz Curricular Química 2023
Ementas de Disciplinas Química 2023
O Curso de Licenciatura em Ciências Exatas tem como objetivo geral preparar com excelência profissionais de educação para atuar como professores para o exercício do magistério no Ensino Fundamental e Médio, assumindo uma postura investigativa e comprometida com a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Os objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas compreendem:
Propiciar uma formação sólida para que o docente seja capaz de exercer uma liderança intelectual, social e política e, a partir do conhecimento da nossa realidade social, econômica e cultural na área de ciências exatas, nos seus aspectos histórico, filosófico, sociológico, psicológico, político, didático e pedagógico, possa atuar efetivamente para melhorar as condições de ensino e aprendizagem, visando a formação ampla e cidadã nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação básica;
Favorecer o desenvolvimento das atividades de ensino e de pesquisa em ciências exatas e educação, em consonância com a evolução das pesquisas nestas áreas;
Contribuir para a formação do futuro pesquisador em Educação ou áreas correlatas ao curso;
Integrar a UFPR às escolas de educação básica da região e à comunidade do litoral paranaense como forma de promoção e fomento às políticas de educação pública, comunitária e de formação de professores nas áreas de física, química e matemática;
Possibilitar a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso por meio de parcerias, projetos educativos, atividades de estágios e práticas de docência nas instituições de ensino da Educação Básica e em outros espaços educativos da região na comunidade do litoral paranaense;
Promover o ensino de ciências exatas com auxílio de recursos tecnológicos e buscando sempre acompanhar os processos de evolução inovação no ensino.
As e os profissionais Licenciados poderão atuar na Educação em diversos cenários escolares e não escolares, como os de produção de materiais educacionais ou aqueles relacionados à divulgação e popularização das ciências.
O conhecimento e vivências adquiridas, ao longo do processo formativo, somados as participações em projetos de pesquisa e extensão possibilitam ao profissional egresso exercer atividades em ambientes profissionais diversos. Como, por exemplo, atuar como analista em instituições financeiras, empresas de produção química e atuação em laboratórios de pesquisa.
O que pode fazer um profissional que estudou Física, Química ou Matemática?
Em cada uma destas três terminalidades a ou o egresso poderá atuar como Professor ou Professora de qualquer instituição de Ensino Médio e buscar complementar sua formação acadêmica iniciando Pós-graduação. Além disso poderá ainda na:
Química atuar como Química ou Químico em sete atribuições reconhecidas pelo Conselho Regional de Química.
O mercado de trabalho reconhece a UFPR como uma Universidade de Excelência e portanto valoriza aqueles/as que concluíram o curso superior em uma das melhores Universidade do país.
Assim a/o Licenciada/o em Exatas poderá encontrar um mercado de oportunidades como:
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), do periodo 2017-2021, da Universidade Federal do Paraná estabelece como missão: “Fomentar, construir e disseminar o conhecimento, contribuindo de forma significativa para a construção de uma sociedade crítica, equânime e solidária”. Pensando nisto, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas do CPP-CEM tem por objetivo formar um profissional atento às conjunturas local, nacional e mundial, capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares, que interaja com as tecnologias de comunicação e informação, com uma visão do papel do educador que valorize e construa o conhecimento em face da educação ambiental, características e identidades culturais, sustentabilidade social, necessidades especiais, dentre outros elementos que compõe a sociedade. Nessa perspectiva foi criado o curso de Licenciatura em Ciências Exatas com o objetivo de formar professores de Física e Química (Ensino Médio) e Matemática (Ensino Médio e anos finais do ensino fundamental).
De acordo com a Resolução CNE/CP 002/2019, que estabelece algumas diretrizes para a formação inicial de professores para a educação básica, o egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas deverá:
Compreender o conhecimento científico e tecnológico como resultado de uma construção humana, tendo consciência da forma como as Ciências Exatas vêm sendo construídas, suas origens, processos de criação e inserção em outras áreas do conhecimento.
Estar familiarizado com as concepções teóricas que servem de referencial metodológico para os processos de ensino aprendizagem, de modo a decidir, diante de cada conteúdo específico e cada classe particular de alunos, qual o melhor procedimento pedagógico para favorecer uma aprendizagem significativa, estando preparado para avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos, numa perspectiva interdisciplinar.
Apresentar capacidade de aprendizagem continuada, de aquisição e utilização de novas ideias, valendo-se das ferramentas tecnológicas e de comunicação para a criação e adaptação de métodos pedagógicos ao seu ambiente de trabalho, tornando o exercício da docência um processo de auto-formação.
Ser capaz de refletir, criticar, propor e reavaliar novas propostas de trabalho específicas de sua área de modo a colaborar com o desenvolvimento do ensino das Ciências Exatas.
Ter uma visão crítica das Ciências Exatas que o permita articular, interagir, sistematizar fenômenos a fim de avaliar propostas e materiais didáticos, estruturar cursos e tópicos de ensino, utilizando a linguagem científica em suas diferentes representações.
Interagir de forma articulada com professores da sua área, e de outras áreas, a fim de contribuir efetivamente com as propostas pedagógicas de seu ambiente de trabalho, favorecendo uma aprendizagem multidisciplinar e significativa para os seus alunos, levando em conta as necessidades e a realidade em que estão inseridos.
Além das competências gerais apontadas acima, o curso de Licenciatura em Ciências Exatas busca desenvolver ainda competências e habilidades específicas de cada uma das três áreas a serem ofertadas:
Física
De acordo com a Resolução nº 09/2002-CNE/CES, o licenciando em Física deve:
dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
Além do desenvolvimento das competências acima descritas, a formação do licenciado deve conduzir à aquisição de determinadas habilidades como:
utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até à análise de resultados;
propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais.
Matemática
Segundo a Resolução nº 03/2003-CNE/CES, a formação do Licenciado em Matemática deve propiciar o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades gerais:
capacidade de expressar-se escrita e oralmente com clareza e precisão;
capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares;
capacidade de compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
capacidade de aprendizagem continuada, sendo sua prática profissional também fonte de produção de conhecimento;
habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico científico na análise da situação-problema;
estabelecer relações entre a Matemática e outras áreas do conhecimento;
conhecimento de questões contemporâneas;
educação abrangente necessária ao entendimento do impacto das soluções encontradas num contexto global e social;
participar de programas de formação continuada;
realizar estudos de pós-graduação;
trabalhar na interface da Matemática com outros campos de saber.
Quanto às competências e habilidades específicas, o licenciado em Matemática deverá ter as capacidades de:
elaborar propostas de ensino-aprendizagem de Matemática para a educação básica;
analisar, selecionar e produzir materiais didáticos;
analisar criticamente propostas curriculares de Matemática para a educação básica;
desenvolver estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento matemático dos educandos, buscando trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos;
perceber a prática docente de Matemática como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente;
contribuir para a realização de projetos coletivos dentro da escola básica.
Química
Conforme estabelecido pela Resolução nº 08/2002-CNE/CES, o Licenciado em Química deve ter formação generalista, mas sólida e abrangente em conteúdos dos diversos campos da Química, preparação adequada à aplicação pedagógica do conhecimento e experiências de Química e de áreas afins na atuação profissional como educador na educação fundamental e média. Para tanto, as competências e habilidades a serem desenvolvidas abrangem:
Com relação à compreensão da Química:
compreender os conceitos, leis e princípios da Química;
conhecer as propriedades físicas e químicas principais dos elementos e compostos, que possibilitem entender e prever o seu comportamento físico-químico, aspectos de reatividade, mecanismos e estabilidade;
acompanhar e compreender os avanços científico-tecnológicos e educacionais;
reconhecer a Química como uma construção humana e compreender os aspectos históricos de sua produção e suas relações com o contexto cultural, socioeconômico e político.
Com relação à busca de informação e à comunicação e expressão:
saber identificar e fazer busca nas fontes de informações relevantes para a Química, inclusive as disponíveis nas modalidades eletrônica e remota, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica, humanística e pedagógica;
ler, compreender e interpretar os textos científico-tecnológicos em idioma pátrio e estrangeiro (especialmente inglês e/ou espanhol);
saber interpretar e utilizar as diferentes formas de representação (tabelas, gráficos, símbolos, expressões, etc.);
saber escrever e avaliar criticamente os materiais didáticos, como livros, apostilas, “kits”, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;
demonstrar bom relacionamento interpessoal e saber comunicar corretamente os projetos e resultados de pesquisa na linguagem educacional, oral e escrita (textos, relatórios, pareceres, “pôsteres”, internet, etc.) em idioma pátrio.
Com relação ao ensino de Química:
refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino/aprendizagem;
compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade;
saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático;
possuir conhecimentos básicos do uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;
possuir conhecimento dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;
conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;
conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;
conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;
ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino/aprendizagem.
Com relação à profissão:
ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social e coletivo;
ter capacidade de disseminar e difundir e/ou utilizar o conhecimento relevante para a comunidade;
atuar no magistério, em nível de ensino fundamental e médio, de acordo com a legislação específica, utilizando metodologia de ensino variada, contribuir para o desenvolvimento intelectual dos estudantes e para despertar o interesse científico em adolescentes;
organizar e usar laboratórios de Química;
escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino de Química;
analisar e elaborar programas para esses níveis de ensino;
exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério;
conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;
identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo de ensino-aprendizagem de Química;
assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;
desempenhar outras atividades na sociedade, para cujo sucesso uma sólida formação universitária seja importante fator.
O curso de Licenciatura em Ciências Exatas obteve numa escala de 0 a 5 as seguintes avaliações:
Matemática:
– 2019 Conceito de Curso (CC): 3.
– 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
– 2021 ENADE: 3.
– 2024 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 5.
Química:
– 2017 Conceito de Curso (CC): 4.
– 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 3.
– 2021 ENADE: 2.
Física:
– 2017 Conceito de Curso (CC): 3.
– 2021 Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4.
– 2021 ENADE: 3
-2024 Conceito Preliminar de Curso (COC): 4.