Curso de Oceanografia – CEM

Formulários

FORMULÃRIOS ACADÊMICOS

 Preencher e protocolar na Secretaria Acadêmica

 

Serviço/Formulário Quando solicitar Como/onde
Documentos para alunos ativos:

Comprovante de Matrícula
Declaração de Matrícula
Declaração de Provável Formando
Histórico Escolar (com IRA)
Histórico Escolar (Integralização Curricular)

A qualquer tempo. Através do SIGA.
Documentos para ex-alunos:

Certificado de Conclusão de Curso
Histórico Escolar (com IRA)
Histórico Escolar (Integralização Curricular)
Certificado de Disciplina Isolada
Critério de Avaliação
Declaração de Solicitação de Cancelamento de Curso

(outros documentos na Secretaria Acadêmica)

A qualquer tempo.

 

Enviar e-mail para atendimento@ufpr.br

Informar nome completo, curso, GRR , CPF e qual documento solicitado.

O documento é enviado digitalmente, podendo ser retirado pessoalmente em Curitiba.

No mês anterior ao início do semestre letivo e nos 30 primeiros dias do período citado, o prazo para resposta às solicitações é de 15 dias úteis. Nos demais períodos, 5 dias úteis.

Adiantamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domínio de conhecimento.

Alteração Cadastral

A qualquer tempo.

A Secretaria recebe a solicitação e envia para o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (Curitiba) corrigir.

 

Aproveitamento de Conhecimento Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%; Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por período (semestre).

Cancelamento de Matrículas em Disciplinas Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

Não tiver solicitado cancelamento de matrícula na(s) mesma(s) disciplina(s), anteriormente; Apresentar autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mínima (se necessário).

Cancelamento de Registro A qualquer tempo. O aluno envia o formulário preenchido, com o documento de identidade anexo, à Secretaria, que encaminha à PROGRAD.
Destrancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currículo por ocasião do retorno.

Dispensa de Frequência Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo.
Equivalência de Disciplina Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Conforme calendário acadêmico. Pelo SIGA.

Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação.

Exercícios Domiciliares (utilizar requerimento geral) No prazo de 5 dias úteis contados do início do impedimento. Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez).
Matrícula em disciplina eletiva Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais.

Matrícula em Disciplina Isolada Conforme Calendário Acadêmico. Não ser aluno da UFPR; Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior.
Requerimento Geral Conforme o assunto do requerimento. Conforme o assunto do requerimento.
Segunda Chamada Preencher o requerimento e entregar diretamente ao Professor responsável pela disciplina. Até 5 dias úteis a partir da data da realização da avaliação. O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE.
Termo de Opção Na implementação de novo Currículo de Curso. Formalização pelos alunos da escolha entre currículos do seu curso.
Trancamento de Curso Conforme Calendário Acadêmico. Pelo SIGA.

O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currículo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada.

Atividades Formativas Todo semestre – Prazo estabelecido pela CAFO (ver página específica das Atividades Formativas). Preencher o formulário e protocolar na Secretaria acompanhado dos certificados originais.

A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso.

Ficha de controle de embarque Preencher quando realizar atividade embarcada. Preencher o formulário e coletar a assinatura do responsável.

A entrega na Secretaria deverá ser feita quando forem apresentadas as Atividades Formativas.

 

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