Preencher e protocolar na Secretaria Acadêmica
Serviço/Formulário | Quando solicitar | Como/onde |
Documentos para alunos ativos:
Comprovante de MatrÃcula |
A qualquer tempo. | Através do SIGA. |
Documentos para ex-alunos:
Certificado de Conclusão de Curso (outros documentos na Secretaria Acadêmica) |
A qualquer tempo.
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Enviar e-mail para atendimento@ufpr.br
Informar nome completo, curso, GRR , CPF e qual documento solicitado. O documento é enviado digitalmente, podendo ser retirado pessoalmente em Curitiba. No mês anterior ao inÃcio do semestre letivo e nos 30 primeiros dias do perÃodo citado, o prazo para resposta à s solicitações é de 15 dias úteis. Nos demais perÃodos, 5 dias úteis. |
Adiantamento de Conhecimento | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
Apresentar documentos comprobatórios ou fazer solicitação circunstanciada que indique o domÃnio de conhecimento. |
A qualquer tempo. |
A Secretaria recebe a solicitação e envia para o Núcleo de Acompanhamento Acadêmico (Curitiba) corrigir.
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Aproveitamento de Conhecimento | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
Ter reprovado por nota, mas com frequência igual ou superior a 75%; Não haver solicitado o exame para a(s) disciplina(s) anteriormente e solicitar no máximo 2 exames por perÃodo (semestre). |
Cancelamento de MatrÃculas em Disciplinas | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
Não tiver solicitado cancelamento de matrÃcula na(s) mesma(s) disciplina(s), anteriormente; Apresentar autorização do Coordenador do Curso para cursar abaixo da carga horária semanal mÃnima (se necessário). |
Cancelamento de Registro | A qualquer tempo. | O aluno envia o formulário preenchido, com o documento de identidade anexo, à Secretaria, que encaminha à PROGRAD. |
Destrancamento de Curso | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
É necessário que o aluno disponha de tempo hábil para integralização de seu currÃculo por ocasião do retorno. |
Dispensa de Frequência | Não há abono de faltas. O coordenador do curso, de comum acordo com o(s) professor(es) ministrante(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) pelo aluno, poderão dispensar esporadicamente das aulas regulares o aluno participante das atividades dispostas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE. | O aluno que participar das atividades descritas nos arts. 81 e 82 da Resolução nº 37/97-CEPE deve preencher requerimento e, encerrado o evento, de imediato apresentar documento comprobatório de sua participação no mesmo. |
Equivalência de Disciplina | Até 10 dias após o ingresso na UFPR. Conforme calendário acadêmico. | Pelo SIGA.
Apresentar Histórico Escolar ou Certificado originais e Programas das disciplinas cursadas na instituição de origem com autenticação. |
ExercÃcios Domiciliares (utilizar requerimento geral) | No prazo de 5 dias úteis contados do inÃcio do impedimento. | Apresentar atestado emitido por profissional da área de saúde que comprove enquadramento ao Decreto-Lei nº 1044/69 (portadores de afecções) ou à Lei nº 6202/75 (alunas em estado de gravidez). |
MatrÃcula em disciplina eletiva | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
Haver vaga na turma; Não ser disciplina do seu curso; não lhe faltar pré-requisito ou co-requisito; Não exceder 8 horas diárias e/ou 40 semanais. |
MatrÃcula em Disciplina Isolada | Conforme Calendário Acadêmico. | Não ser aluno da UFPR; Apresentar cópias do RG, CPF e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Superior. |
Requerimento Geral | Conforme o assunto do requerimento. | Conforme o assunto do requerimento. |
Segunda Chamada | Preencher o requerimento e entregar diretamente ao Professor responsável pela disciplina. Até 5 dias úteis a partir da data da realização da avaliação. | O direito é assegurado ao aluno que comprovar um dos impedimentos descritos no § 1º do art. 106 da Resolução nº 37/97-CEPE. |
Termo de Opção | Na implementação de novo CurrÃculo de Curso. | Formalização pelos alunos da escolha entre currÃculos do seu curso. |
Trancamento de Curso | Conforme Calendário Acadêmico. | Pelo SIGA.
O aluno não pode estar em situação de inadimplência com o Sistema de Bibliotecas e deve possuir aprovação em pelo menos uma (1) disciplina do currÃculo do seu curso efetivamente cursada na UFPR. Caso contrário, por motivo relevante, caberá ao Colegiado do Curso julgar o mérito da solicitação, devidamente justificada e documentada. |
Atividades Formativas | Todo semestre – Prazo estabelecido pela CAFO (ver página especÃfica das Atividades Formativas). | Preencher o formulário e protocolar na Secretaria acompanhado dos certificados originais.
A comissão analisará se a carga horária das Atividades Formativas está em consonância com as diretrizes curriculares do curso. |
Ficha de controle de embarque | Preencher quando realizar atividade embarcada. | Preencher o formulário e coletar a assinatura do responsável.
A entrega na Secretaria deverá ser feita quando forem apresentadas as Atividades Formativas. |