O curso de Oceanografia abriu sua primeira turma no ano 2000 com o nome de Ciências do Mar. Desde então, vem atraindo a atenção de muita gente disposta a conquistar uma das 40 vagas ofertadas e a passar a maior parte do ano estudando na pequena cidade litorânea de Pontal do Paraná. O sol, o mar, o contato com a natureza e as prosaicas vilas de pescadores da região são alguns dos atrativos para esta graduação. Em pouco tempo, contudo, o estudante toma consciência da importância do curso e de seu papel na sociedade. A Oceanografia é uma ciência multidisciplinar com enfoque no ambiente marinho. O curso é voltado à pesquisa e ao gerenciamento dos recursos marinhos. A atividade pesqueira e as formas de interação do homem com a natureza também são objetos de estudo da graduação. Assim, o objetivo é formar profissionais capacitados para a análise da estrutura e dinâmica de sistemas costeiros e oceânicos, bem como para o gerenciamento das atividades humanas em regiões costeiras.
Em 2015 a estrutura curricular do curso de Oceanografia foi reformulada (CurrÃculo Pleno 2016), sendo composta de um Núcleo Obrigatório de Formação Geral (Carga Horária de 2718 horas), um Núcleo Obrigatório de Ênfase (Carga Horária MÃnima de 360 horas), um Núcleo Obrigatório de Pesquisa (Estágio Supervisionado e TCC, com Carga Horária de 186 horas) e um Núcleo Complementar (disciplinas optativas, com Carga Horária MÃnima de 144 horas). Além disso, o currÃculo prevê a realização de 180 horas de Atividades Formativas.
As disciplinas são ministradas em horário integral, com carga horária de 36 a 150 horas, distribuÃdas em atividades teóricas padrão, práticas de laboratório, práticas de campo, atividades orientadas e práticas especÃficas (embarques).
No primeiro ano do curso são ministradas as chamadas disciplinas de reforço pedagógico: as Introduções à s Oceanografias Biológica, QuÃmica, FÃsica, Geológica e Ãrea Socioambiental, que permitem aos alunos obter uma visão geral de todas as áreas da oceanografia. Todos os anos são ministradas disciplinas de Oficina de Pesquisa (de I a IV), na qual cada aluno deve executar atividades regulares e sistemáticas de pesquisa e extensão, com muita prática de leitura e trabalhos orientados pelos professores.
Para a obtenção do tÃtulo de Oceanógrafo, o aluno deverá desenvolver, paralelamente ao cumprimento dos créditos em disciplinas optativas, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser um trabalho de pesquisa ou extensão a ser apresentado e defendido sob forma de uma monografia, artigo cientÃfico ou plano de gestão ambiental/manejo de recursos costeiros.
O perfil do estudante inclui o gosto pelas atividades ao ar livre e relacionadas ao meio ambiente, o gosto por Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, além da capacidade e autonomia de estudo, pois o aluno estuda as caracterÃsticas do mar e o impacto das atividades humanas sobre ele. Também é preciso ser comunicativo, pois o profissional normalmente necessita interagir dentro e fora do seu grupo de trabalho.
 Mercado de Trabalho
O profissional de Oceanografia poderá atuar na docência e em áreas especÃficas, como a pesquisa oceanográfica, gestão de ambientes costeiros, consultoria ambiental, pesca e maricultura. Tanto as empresas privadas como as estatais cada vez mais necessitam de profissionais com formação multidisciplinar como esta. Além disso, o profissional pode atuar com o planejamento, o monitoramento e a gestão ambiental, seja na função de gestor ou de analista.