Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar

Projetos de pesquisa CPP-CEM

Docente CPP-CEM acompanhe o status do seu processo CPqCEM (Acesse aqui)

 


Projetos de pesquisa do CPP-CEM (em andamento)

http://www.prppg.ufpr.br/site/banco-de-projetos-de-pesquisa/
[dados extraídos do BPP-UFPR em 05/10/2021]

Nome do Responsável ALEX PAULO FRANCISCO
Registro Siga 201937407
Ano início 2019
Título Geometria de curvas no plano e no espaço de Minkowski
Descrição Este projeto visa estudar a geometria local de curvas no plano e no espaço de Minkowski (R²_1 e R³_1) e de projeções ortogonais de curvas em R³_1 em planos. Além disso, este projeto contempla também o estudo de invariantes provindos da FRLS-classi ficação de curvas no plano Minkowski, e busca uma fórmula que conte o número de inflexões, vértices e pontos lightlike concentrados em uma singularidade.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável ALEXANDRE BERNARDINO LOPES
Registro Siga 201925988
Ano início 2019
Título Rede Geodésica do Litoral do Paraná
Descrição Nos municípios do litoral do Paraná o estabelecimento de um referencial geodésico único para os levantamentos topográficos e geodésicos e também do nível da cota de água são fundamentais para estudos que envolvem a dinâmica do oceano e sua interação com ambientes terrestres. Neste contexto o objetivo deste trabalho é implantar uma Rede Geodésica (RG) de precisão em locais estratégicos do litoral do Paraná que consiste em materializar, através de marcos geodésicos, pontos de referência vinculados ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) possibilitando a integração de dados do nível de corpos d?água e Modelos Digitais de Elevação (MDE) além de disponibilizar dados através de um banco de dados geoespacializados e de aplicativos. A RG do litoral do Paraná disponibilizará dados de coordenadas horizontais (geodésicas, UTM), altitudes geométrica e ortométrica e ondulação geoidal MAPGEO2015 com a possibilidade de se vincular o nível médio do mar local (onde estão disponíveis dados de marégrafos). Neste trabalho serão usados dados do Global Navigation Satellite System (GNSS) onde se obtêm, além das coordenadas horizontais, a altura geométrica, referenciadas ao Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas (SIRGAS 2000), hoje adotado pelo SGB. As coordenadas horizontais obtidas no levantamento GNSS são utilizadas sem nenhuma restrição no posicionamento, já a altitude geométrica não possui significado físico, não podendo ser utilizada diretamente em aplicações de engenharia, assim a implantação da RG (contendo coordenadas horizontais e verticais) vinculada ao SGB utilizará dados da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do IBGE e modelos geoidais que possibilitam a determinação de altitudes ortométricas vinculadas ao Datum Vertical do Brasil (DVB) com precisão. Com a implantação da rede geodésica será estabelecido um referencial altimétrico único em pontos estratégicos dando subsídios para estudos da dinâmica dos sistemas que compõem a zona costeira contribuindo não só para o objetivo proposto como também para o desenvolvimento de projetos futuros principalmente quando se leva em conta os possíveis efeitos das mudanças climáticas globais, conforme aponta relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. O projeto foi atualizado e ampliado do projeto Rede Geodésica Litoral do Paraná 2017.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável AMANARA POTYKYTA DE SOUSA DIAS VIEIRA
Registro Siga 202039549
Ano início 2020
Título Gestão e desempenho de serviços de saneamento básico no litoral do Paraná
Descrição
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável AMANARA POTYKYTA DE SOUSA DIAS VIEIRA
Registro Siga 201828318
Ano início 2018
Título Investigação dos parâmetros K1 e K2 no sistema de abastecimento de água de Pontal do Paraná/PR
Descrição O projeto visa determinar valores locais de referência para os parâmetros K1 e K2, utilizados no dimensionamento de redes de abastecimento de água, além de outros parâmetros de interesse no funcionamento do sistema de abastecimento de água Matinhos/Pontal do Paraná, como perdas de água e consumo per capita ao longo do ano. A investigação do funcionamento do sistema de abastecimento de água potável de Matinhos e Pontal do Paraná (de funcionamento conjunto) é ainda mais complexo devido à grande variação existente na região entre a alta e baixa temporada. O projeto terá duração de 5 anos, tendo início em 29/08/2018 e fim 29/08/2023.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável CÁSSIO ALVES
Registro Siga 202039146
Ano início 2020
Título Automação, Modelagem, Simulação e Caracterização de Sistemas eMateriais por meio de Técnicas Computacionais e Experimentais
Descrição presente projeto de pesquisa pretende desenvolver novos métodos e procedimentos computacionais para modelar sistemas físicos na escala micro e nanométrica e simular dados de espalhamento (técnicas de Small Angle Scattering – SAS). Paralelamente será realizado o desenvolvimento de novos métodos e programas computacionais para poder realizar ajustes de dados experimentais de SAS de uma e duas dimensões.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável CESAR APARECIDO DA SILVA
Registro Siga 202040460
Ano início 2020
Título Avaliação dos efeitos citotóxicos do ácido ocadaico sobre cultivo primário de macrófagos de peixes
Descrição Desenvolvimento de protocolo de cultivo de células do sistema imunológico de peixes para avaliação dos efeitos tóxicos do ácido ocadaico.
Natureza PESQUISA
Financiadores FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável CESAR APARECIDO DA SILVA
Registro Siga 201740456
Ano início 2017
Título Uso de drones para avaliação da qualidade ambiental
Descrição O presente projeto tem por finalidade o uso de drones para mapear regiões impactadas e gerar imagens georreferenciadas para construção de mapas temáticos, servindo como instrumento de gestão ambiental e ferramenta de tomada de decisão em gestão pública.
Natureza DESENVOLVIMENTO
Financiadores FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável CESAR APARECIDO DA SILVA
Registro Siga 202045122
Ano início 2020
Título Solução Alternativa Coletiva de Tratamento de Água utilizando Zeólita ? SALTA-Z
Descrição Trata-se de um projeto oriundo de parceria entre a FUNASA e a Universidade Federal do Paraná, conforme Termo de Cooperação Técnica entre as instituições que tem por objetivo implementar o sistema simplificado de tratamento de água para comunidades isoladas no Estado do Paraná.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável MAIKON DI DOMENICO / RENATA HANAE NAGAI / SILVIA PEDROSO MELEGARI
Registro Siga 201726763 / 201735096 / 201733314 / 201826576
Ano início 2017
Título Panorama histórico e perspectivas futuras frente a ocorrência de estressores químicos presentes no Complexo Estuarino de Paranaguá (EQCEP) – Chamada MCTIC/CNPq – Nº 21/2017 (Baias do Brasil)
Descrição O presente projeto tem como objetivo principal realizar o levantamento histórico e atual, dos principais estressores antropogênicos (elementos traços e contaminantes orgânicos) presentes na Baia de Paranaguá, aplicando uma abordagem geoquímica em registros sedimentares marinhos e sedimentos superficiais. Serão determinadas: (i) as taxas de sedimentação na área de estudo, associando a sua variabilidade temporal a mudanças no processo deposicional devido as atividades humanas; (ii) os teores totais e parciais dos elementos Al, As, Cr, Cu, Fe, Ni, Pb, Sc, V, Hg e Zn a fim de se estabelecer o background regional, o grau de enriquecimento nos sedimentos superficiais, e, consequentemente, a impacto das atividades humanas na área de estudo; (iii) possíveis alterações no ciclo biogeoquímico da matéria orgânica sedimentar, com base na determinação dos conteúdos de COT e NT, bem como das razões isotópicas d13C e d15N, determinando as diferentes fontes (autóctone e alóctone), suas contribuições relativas e possíveis alterações composicionais em função da variabilidade climática e da ação antrópica (por exemplo, uso e ocupação desordenada do solo); (iv) a relação  geocronologica dos resultados dos parâmetros geoquímicos determinados, com eventos naturais e antrópicos a fim de estabelecer um histórico das alterações ambientais ocorridas na região, e; (v) possíveis técnicas de tratamento de sedimentos frente a estressores químicos, a fim de propiciar alternativas que possam melhorar a qualidade ambiental da região de estudo. Espera-se que esta abordagem permita interpretar as alterações ambientais causadas pelas mudanças climáticas e a intensificação das atividades humanas em diferentes escalas de tempo, além de propor métodos alternativos e eficientes de remediação destes estressores, contribuindo para conservação e uso sustentável desta baia brasileira. Os resultados gerados poderão auxiliar na tomada de decisão de ações de manejo de regiões costeiras; e trará benefícios para a população em geral, com a democratização do conhecimento científico e a divulgação dos resultados de forma clara em mídias sociais. A presente proposta será desenvolvida com a colaboração de pesquisadores do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO/USP), do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM/UFPR) e do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável EDUARDO DE PAULA KIRINUS
Registro Siga 201934661
Ano início 2019
Título Implementação de um sistema preditivo e assistencial à derrames de óleo no estado do Paraná
Descrição O óleo ao ingressar no ambiente se decompõem em diversos componentes tóxicos que causam uma série de processos danosos ao ambiente, atingindo diferentes escalas temporais de danos, além de causar efeitos crônicos e irreversíveis, por isso derrames de óleo compõem uma importante temática atualmente. A legislação brasileira prevê que simulações numéricas sobre derrames de óleo podem ser utilizadas para definir áreas influenciadas por atividades potencialmente perigosas que envolvam o uso desse composto. Estudos nesse âmbito são utilizados para apoiar diagnósticos ambientais, tais como realização de mapas de risco, cartas de sensibilidade ao óleo e planos de emergência individual. Sendo assim, simulações numéricas se tornam importantes ferramentas para apoiar a tomada de decisões por parte de empresas privadas e instituições públicas. O modelo hidrodinâmico Telemac-3d e o modelo de dispersão de óleo ECOS já foram acoplados e estão em operação para a Plataforma Continental Sul do Brasil, entretanto, estes modelos ainda não foram utilizados em outras regiões. Ademais, para que este sistema de modelagem seja eficiente e funcional, ele deve operar em modo de previsão, ou seja, simulando cenários futuros. Dessa forma, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de modelagem computacional, em modo de previsão, de possíveis cenários de desastres de óleo derramado em locais de risco na área de atuação do Porto de Paranaguá e zona costeira adjacente. Dessa maneira, será possível obter um sistema de modelagem para a simulação e previsão da dinâmica do óleo derramado nos ambientes marinhos, podendo esse ser utilizado para identificar a suscetibilidade do ambiente à ocorrência desses desastres ambientais, como também poderá auxiliar à geração de estratégias para aprimoramentos das ações potenciais utilizadas nas avaliações de impacto ambiental.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável EDUARDO DE PAULA KIRINUS / FERNANDO AUGUSTO SILVEIRA ARMANI / VIRNEI SILVA MOREIRA
Registro Siga 201936734 / 201725281 / 201728100
Ano início 2019
Título Saneamento em Zonas Costeiras Urbanizadas
Descrição Os objetos de trabalho deste projeto são as zonas costeiras brasileiras urbanizadas ou em processo de urbanização. Nas zonas costeiras, o oceano, a terra e a atmosfera se interagem, influenciando o clima, a paisagem natural, a produtividade biológica, e consequentemente, os recursos e os usos destas regiões. A dinâmica dos processos naturais, como o vento, transporte de sedimentos, alagamentos, assoreamento e inundações, em áreas costeiras é muito mais intensa se comparada a regiões interiorizadas. Desta forma, esses ambientes, além de estarem sujeitos aos problemas decorrentes da urbanização comuns às outras regiões, tal como educação ambiental deficiente da população, falta de conscientização dos tomadores de decisão, desordenamento territorial, entre outros, ainda sofrem pela drenagem de áreas planas e costeiras, pela pressão da ocupação dos terrenos marinhos sem a observância das linhas de costa e pela população flutuante ao longo do ano. No litoral brasileiro, as aglomerações urbanas litorâneas estão geralmente associadas a más condições de saneamento, o que exige ações emergenciais e de longo prazo para a recuperação da qualidade ambiental destes espaços. As atividades industriais, a exploração mineral e do petróleo, a veloz exploração de diversos espaços das zonas costeiras pelo turismo e o adensamento demográfico geram impactos significativos nos ambientes litorâneos, indicando a necessidade de controle e monitoramento constantes. Neste contexto, este projeto busca por soluções sanitárias que atendam as necessidades peculiares das áreas urbanas costeiras, visando à sustentabilidade destas regiões.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável EDUARDO TADEU BACALHAU
Registro Siga 201620225
Ano início 2016
Título Modelagem e Estratégias de Resolução para o Problema de Alocação de Berços
Descrição O problema de alocação de berços (PAB) consiste na alocação de navios em posições de atracação em terminais portuários, buscando minimizar o tempo total de serviço e maximizar a ocupação do cais. O PAB pode ser descrito em duas versões: modelo discreto que define um conjunto finito de berços para o cais; e o modelo contínuo, com o berço definido em qualquer posição ao longo do cais. Neste projeto, propõe-se tratar ambos os modelos, desenvolvendo inicialmente o modelo em sua forma discreta, e mais adiante, o modelo estendido para o caso contínuo, com a finalidade de aplicá-los às instâncias reais. Como estratégias de resolução do problema, serão objetos de estudos os métodos exatos e as meta-heurísticas, além dos métodos híbridos que combinam mais de uma técnica de resolução.   Estudos de casos também são propostos, com o intuito de discutir o desempenho das estratégias em relação aos modelos desenvolvidos. Uma primeira fase busca tratar instâncias testes presentes na literatura para o modelo discreto. Adiante, são abordadas instâncias reais, construídas a partir de dados disponibilizados pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), para o modelo contínuo.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável ELIANE DO ROCIO ALBERTI
Registro Siga 202036213
Ano início 2020
Título TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: FATORES QUE INTERFEREM A NATUREZA DO TRABALHO PEDAGÓGICO, NAS ÁREAS DAS CIÊNCIAS EXATAS, NOS COLÉGIOS ESTADUAIS DE PONTAL DO PARANÁ
Descrição O projeto de pesquisa tem a intenção de analisar os fatores que interferem a natureza do trabalho pedagógico, nas áreas das ciências exatas, a partir das categorias de análise ? formação, qualificação, condições de trabalho, estabilidade, vínculo profissional, valorização salarial, carreira docente, jornada de trabalho e motivação para o trabalho. Para isso, serão realizados encontros sistemáticos com o grupo de trabalho para a fundamentação teórica, com posterior pesquisa de campo em dois colégios estaduais da região de Pontal do Paraná, por meio de observações e aplicação de instrumentos para averiguar as condições de trabalho dos professores nas áreas de ciências exatas (Física, Química e Matemática) e a repercussão na qualidade de ensino. Como produto, espera-se a produção de artigos, orientações de trabalhos de conclusão de curso, palestras e seminários sobre a pesquisa realizada.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável EMIR BAUDE
Registro Siga 202035733
Ano início 2020
Título Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Interativos para o Ensino de Oceanografia
Descrição Este projeto apresenta a proposta de desenvolvimento de simuladores interativos, voltados para o ensino e compreensão de alguns princípios de oceanografia física. Os sistemas costeiros estão entre os sistemas naturais mais importantes da Terra, sendo que o Brasil ocupa papel de destaque neste cenário Apesar disto, pouca atenção tem sido dada à criação de ferramentas que apoiem o estudo dos oceanos, mares, estuários, etc. Assim, este projeto pretende criar um maior número de ferramentas que apoiem o ensino desta área.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável ERICA ALVES GONZALEZ VIDAL / JOSÉ GUILHERME BERSANO FILHO
Registro Siga 201830283 / 201830386
Ano início 2018
Título Efeito do tipo de presa, concentração de alimento e hidrodinâmica nas taxas de alimentação em paralarvas de Octopus vulgaris: Aplicações para um protocolo de larvicultura
Descrição O projeto visa o aprimoramento das técnicas de larvicultura de Octopus vulgaris através do uso de diferentes presas e sistemas de cultivo. As presas naturais utilizadas serão copépodes, misídeos e larvas de crustáceos Decapoda.
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável FABIANO BENDHACK
Registro Siga 202042594
Ano início 2020
Título MATERIAL PARTICULADO ATMOSFÉRICO E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL. AVALIAÇÃO DO IMPACTO NA BIOTA AQUÁTICA EM UMA ABORDAGEM ECOFISIOTOXICOLÓGICA INTEGRADA
Descrição A atividade industrial na obtenção e processamento de ferro, aço e outros processos siderúrgicos resulta na emissão de material particulado atmosférico (MPA) contendo metais livres e/ou nanopartículas. Oriundos da rocha original ou do processo produtivo, muitos metais são emergentes e ainda não possuem limites ambientais permissíveis na legislação. Dispersos na atmosfera contaminam tanto o ambiente aéreo quanto o aquático e, passivamente são incorporados pela biota local, incluindo os humanos. O acúmulo no organismo pode resultar em disfunção bioquímica e fisiológica com impacto na homeostasia, metabolismo e desempenho animal e na dinâmica do ambiente e na qualidade vida e saúde da população local. Este projeto propõe um estudo integrado quanto a constituição do MPA, forma e dinâmica da internalização, capacidade e limites de acúmulo em diferentes órgãos de organismo aquáticos (vertebrados e invertebrados), biodisponibilidade, partição subcelular e possíveis danos nos diferentes processos biológicos. Estudos físico-químicos serão efetuados para identificar e quantificar os metais e nanopartículas presentes no MPA de uma região reconhecida pela magnitude da atividade siderúrgica e, técnicas químicas e morfológicas ultra- e nanoestruturais serão aplicadas para identificá-los a nível subcelular, avaliar a estrutura cristalográfica, estado de oxidação e biodisponibilidade em órgãos de animais submetidos a experimentos, in vivo, ex vivo e in vitro. Estudos genotóxicos, bioquímicos, fisiológicos e morfofuncionais serão efetuados nos organismos testes para identificar o mecanismo de ação dessa mistura de contaminantes metálicos e seus efeitos no desempenho animal frente a desafios ambientais. A abrangência e integração deste estudo para mapeamento do potencial tóxico do MPA, avaliação da contaminação aquática e danos subletais é inovador e altamente relevante para futuras tomadas de decisão em processos que envolvam esse tipo de contaminação e ainda ignoradas pelas regulamentações ambientais.
Natureza PESQUISA
Financiadores FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nome do Responsável FERNANDO AUGUSTO SILVEIRA ARMANI / VIRNEI SILVA MOREIRA
Registro Siga 201830381 / 201828415
Ano início 2018
Título Poluição do ar no Litoral do Paraná
Descrição O litoral do Paraná abriga o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, sendo considerado o maior porto graneleiro da América Latina, e o terceiro maior do país. O intenso fluxo de caminhões, carros e navios decorrente das atividades portuárias, polui a atmosfera local com gases resultantes da queima de combustíveis fósseis. A cidade mais populosa do litoral do Paraná, Paranaguá, têm além desse Porto diversas industrias que emitem poluentes para atmosfera através de suas chaminés. Poluentes atmosféricos também são emitidos nos manguezais, nos rios e canais das cidades do litoral do Paraná através do processo natural de biodecomposição da matéria orgânica. Quanto mais degradados se encontramos corpos d’água, maiores são as emissões de gases de efeito estufa e poluentes tóxicos aos seres humanos por esses meios. Na atmosfera, os poluentes são transportados e dispersos por processos que dependem da topografia da região e das condições climáticas. Através de modelos matemáticos e avaliações estatísticas é possível estimar a dispersão dos poluentes, seu tempo de residência e as localizações das fontes. Neste contexto, este projeto tem como objetivo analisar e mapear tanto as fontes de poluentes atmosféricos quanto a concentração desses no ar ambiente do litoral do Paraná
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável GUILHERME SIPPEL MACHADO
Registro Siga 201934041
Ano início 2019
Título Estratégias para o ensino de química pelo curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Pontal do Paraná
Descrição O presente projeto, vinculado ao ensino de química, se apresenta como proposta de desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino e aprendizado de conceitos envolvendo a ciência química e suas especificidades, principalmente para os níveis de ensino médio e superior. Dentre as ações de investigação podem ser citadas a experimentação em química, a produção e uso de jogos didáticos, por meio da ludicidade e utilização de histórias em quadrinhos, sendo que impactos e ações da Química Verde (ou também chamada Química Sustentável) para o ensino de química também podem permear as ações de investigação e enriquecer as abordagens. O projeto está direcionado aos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar, que atuarão prioritariamente em parceria com os professores de química atuantes no Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino de Pontal do Paraná. Busca-se com o projeto contribuir com a formação dos estudantes de graduação como futuros pesquisadores em educação, oportunizando o contato com a realidade escolar, dialogando com os diferentes atores do processo de ensino-aprendizagem do colégio e buscando contribuir com diferentes estratégias para enriquecimento da prática pedagógica nos colégios, visando sempre a melhor apropriação dos conhecimentos da área de química pelos estudantes.
Natureza PESQUISA
Financiadores UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Nome do Responsável GUILHERME SIPPEL MACHADO
Registro Siga 202035050
Ano início 2020
Título Síntese e caracterização de hidroxissais lamelares destinados à captura e fixação de dióxido de carbono e degradação de corantes orgânicos
Descrição A concentração de dióxido de carbono (gás carbônico ? CO2) na atmosfera cresce constantemente, o que tende a gerar problemas significativos para o meio-ambiente, como o efeito estufa, responsável pela elevação da temperatura global, e também uma maior concentração de CO2 dissolvido em águas oceânicas. Alguns estudos sugerem uma deposição forçada do CO2 produzido industrialmente nas profundezas do oceano por meio de gasodutos, todavia, acredita-se que os impactos ambientais de tal estratégia podem ser consideravelmente perigosos para o ecossistema marinho, acarretando uma alta acidificação das águas oceânicas, o que geraria sérios problemas para o desenvolvimento normal da fauna e flora marinhas. Neste sentido, o presente projeto visa o desenvolvimento de novos sólidos e metodologias para captura e fixação do CO2 baseados na reação de carbonatação mineral de hidroxissais lamelares, estes compostos lamelares, derivados da brucita (Mg(OH)2), possuem grande potencial para serem utilizados na reação de carbonatação, principalmente devido seu caráter básico, ideal para reagir com um óxido ácido, como o CO2, buscando-se facilitar reações de captura e fixação deste gás, gerando carbonatos inorgânicos estáveis ao final da reação. Neste projeto, pretende-se sintetizar, caracterizar e empregar em reações de carbonatação diferentes hidroxissais lamelares, que podem conter íons Zn2+ ou Co2+, com diferentes ânions interlamelares. Adicionalmente, os mesmos hidroxissais lamelares sintetizados serão investigados como catalisadores na reação de degradação do corante orgânico Verde Brilhante, utilizando H2O2 como doador de oxigênio. Muitos corantes orgânicos, se despejados de maneira inadequada, podem causar sérios problemas para o meio aquático, como interferência nos processos de fotossíntese, além de vários serem potencialmente tóxicos. Assim, novos métodos para degradação de corantes orgânicos são sempre um alvo interessante para pesquisa.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável HEDDA ELISABETH KOLM
Registro Siga 202011680
Ano início 2020
Título FUNGOS NO LITORAL DO PARANÁ
Descrição Os ambientes litorâneos são caracterizados por uma grande diversidade de ecossistemas. Dentre eles podem ser destacados os manguezais, as praias, costões rochosos, restingas arbustivas e arbóreas, baías e estuários. O litoral paranaense destaca-se por possuir duas baías importantes, a de Guaratuba e o Complexo Estuarino de Paranaguá. Além disto observa-se um grande contraste entre as áreas do litoral sul rapidamente urbanizadas nas últimas décadas em função do fluxo turístico de veraneio (1,5 milhões de pessoas) e as áreas de preservação ao norte (Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba e o Parque Nacional do Superagüí), onde se localiza uma das áreas mais intactas de Mata Atlântica do Brasil. Devido à grande diversidade ecológica e à exigüidade de informações existentes sobre a micologia dos ambientes litorâneos brasileiros em geral, é objetivo do presente projeto, estudar-se os fungos nos diversos ecossistemas do litoral paranaense. Para tanto, estão sendo desenvolvidos vários sub-projetos, dentre os quais destacam-se os seguintes: 1- Variabilidade espacial de fungos da região entre-marés da Ilha do Mel ? PR., Registrado no Banpesq sob no. 2007021269; 2) Avaliação da diversidade de fungos filamentosos de um manguezal de Laguncularia racemosa na Baía das Laranjeiras, Paraná (Brasil). Registrado no Banpesq sob no. 2007021289 e Distribuição espacial de fungos micorrízicos arbusculares em restingas de Pontal do Paraná, Paraná, Brasil. Atualmente estão sendo isolados fungos de dois manguezais com o objetivo de testá-los quanto ao potencial de degradação de gasolina e diesel.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável HEDDA ELISABETH KOLM
Registro Siga 202036528
Ano início 2020
Título LIXO MARINHO EM TRÊS PRAIAS DE PONTAL DO PARANÁ, PR, BRASIL
Descrição Resíduos sólidos são considerados como o principal causador de poluição visual nos ambientes costeiros, tornando-se um prejuízo para as atividades turísticas. Podem causar riscos à saúde pública, aos frequentadores do local, como os turistas e moradores da região e principalmente à biota marinha, que em sua grande maioria encontra-se em contato direto com os poluentes. O presente estudo tem, portanto, como objetivo geral avaliar o padrão de distribuição espacial do lixo marinho encontrado em três praias distintas do litoral paranaense, com dinâmica totalmente diferenciadas. Além disto, o estudo visa comparar os dados obtidos com os obtidos nas mesmas praias entre 2015 e 2016. As coletas serão realizadas em três praias do litoral paranaense (Barrancos, CEM e Ponta do Poço) durante o período de 13 meses (entre outubro de 2019 e novembro de 2020) durante a baixa-mar. Em cada praia serão delimitados previamente três transectos amostrais, sendo que o primeiro de cada praia será demarcado visualmente para as coletas posteriores, de acordo com pontos estratégicos locais. Os transectos serão delimitados a partir da linha superior de preamar até a linha d?água, contendo 5m de largura, e dispostos a uma distância de 5m entre eles. O material utilizado para delimitação dos transectos serão barras de ferro e linhas de barbante, estes escolhidos pela facilidade de transporte, manuseio, economia, e também por conterem a ação do vento de forma eficaz. Os resíduos sólidos (> 2 cm) coletados serão depositados em sacos plásticos previamente identificados de acordo com o transecto amostral e praia. Posteriormente serão lavados, com o intuito de retirar todo o material indesejado, como a areia e resíduos, exposto para secagem, triados (separandos em plástico, metal, borracha, cerâmica, espuma, isopor, papel, madeira, tecido, vidro e outros) e plotado. Para a ANOVA serão utilizados todos os valores obtidos em cada retângulo. Para a tabela e a Análise dos Componentes Principais (PCA) serão somados os valores de cada categoria de lixo dos três retângulos amostrais. Todas as análises estatísticas serão feitas no programa Statistica versão 10.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável HENRIQUE MACHADO KROETZ
Registro Siga 201934885
Ano início 2019
Título Quantificação de Incertezas em Estruturas Costeiras
Descrição Projetos estruturais envolvem diversas fontes de incerteza. As propriedades dos materiais empregados em uma obra variam de acordo com a qualidade da matéria prima, processo de produção e processo construtivo adotado. Mesmo quando se analisa um mesmo lote, ensaios mostram resistências diferentes em peças estruturais diferentes, refletindo incertezas intrínsecas ao material. Além disso, as ações sofridas pelas estruturas são em geral variáveis, e tal variabilidade nem sempre pode ser bem representada por meio do método dos estados limites. O caráter estocástico dos projetos de engenharia é particularmente relevante no caso de estruturas costeiras, devido a dois motivos principais: O alto grau de incertezas associadas ao carregamento proveniente de ondas, marés e ventos, e a degradação estrutural, bastante agravada devido ao ambiente agressivo em que se encontram. Sendo assim, estruturas costeiras são inevitavelmente associadas a uma probabilidade de não se comportarem da forma desejada pelo projetista. Obras deste tipo não raramente mobilizam toneladas de matérias primas e milhares de horas de trabalho em sua execução. Portanto, uma estrutura sub-dimensionada pode ocasionar um desastre, enquanto uma estrutura dimensionada de forma exagerada pode implicar em um custo inviável para a sua execução, além de um desnecessário impacto ambiental. Neste sentido, a idéia de otimizar os projetos estruturais tem sido alvo de muita atenção nas últimas décadas. Particularmente, a abordagem conhecida como ?Otimização de Risco? ou ?Otimização de Custo de Ciclo de Vida? destaca-se por fornecer resultados abrangentes levando em consideração de forma explícita as incertezas dos sistemas estudados. A grande desvantagem desta abordagem é sua formulação complexa, que mescla grandezas físicas, custos monetários e probabilidades de falha. Observa-se que muito pouco está proposto na literatura para a solução deste problema, o que pode ser o principal motivo para sua sub-utilização na prática de engenharia corrente. O presente projeto de pesquisa visa a aplicação de técnicas conhecidas de Teoria da Confiabilidade e Otimização de Risco a obras costeiras, bem como o desenvolvimento de técnicas inovadoras de solução para o problema de otimização de risco de obras costeiras, buscando viabilizar sua popularização e aplicação. Além disso, este projeto tem por objetivo a aplicação de tais técnicas em modelos estudados por outros pesquisadores do Centro de Estudos do Mar da UFPR, de modo a gerar resultados inovadores com potencial para enriquecer ambas as pesquisas envolvidas.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável HENRY LOUIS SPACH
Registro Siga 202038698
Ano início 2020
Título Avaliação do impacto ecológico e padrões de uso de habitat de Opsanus beta (Goode & Bean, 1880)
Descrição A introdução de espécies em ecossistemas é um problema que vem sendo gerado pelo homem de forma intencional ou acidental. Recentemente foi registrada a primeira ocorrência da espécie Opsanus beta (Goode & Bean, 1880) na costa sudeste-sul brasileira, Opsanus beta é uma espécie que se distribui originalmente no Golfo do México, de Belize até a Flórida. Com certeza, é possível afirmar que a espécie já colonizou dois estuários com sucesso reprodutivo reportado na literatura. A reprodução desta espécie com cuidado parental e seu hábito alimentar generalista oportunista é preocupante devido a sua capacidade de competir com espécies nativas podendo suprimir espécies que são importantes elos na teia trófica e de importância comercial. Por isto, entender os impactos negativos da sua presença na teia trófica e serviços ecossistêmicos como a pesca artesanal, assim como os padrões de uso de habitat e o recrutamento de Opsanus beta pode facilitar o manejo desta espécie impedindo que ela colonize outros estuários evitando assim a homogeneização do ambiente estuarino da costa sudeste-sul brasileira. O presente projeto pretende avaliar o impacto da introdução da espécie Opsanus beta no litoral sudeste-sul do Brasil. Os objetivos específicos deste projeto são: (i) comparar os padrões de uso do habitat e recrutamento de O. beta entre os ambientes natural e invadido para compreender a dispersão desta espécies; (ii) entender o impacto negativo da introdução desta espécie sobre a pesca artesanal; (iii) caracterizar a ictiofauna associada a região interdital do Complexo Estuarino de Paranaguá onde ocorre o O. beta; (iv) a partir da caracterização da ictiofauna entender a competição por recurso alimentar entre o O. beta e espécies bentofágicas nativas da região interdital do Complexo Estuarino de Paranaguá e (v) avaliar o impacto da introdução de O. beta na teia trófica do Complexo Estuarino de Paranaguá. Para a realização do objetivo (i) serão coletados exemplares em três distintas localidades Baia de Santos (23°30? – 46°30?O) e no Complexo Estuarino de Paranaguá (CEP) (25°30?S – 48°25?O) ambas localidades no Brasil e no Sistema Lagunar Alvarado (18º44’N e 18°52N – 95º44’O e 95º57’O) no México.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável JULIANA ALMANSA MALAGOLI
Registro Siga 201623628
Ano início 2016
Título Projeto de Máquinas Elétricas Usando Elementos Finitos e Otimização
Descrição O principal objetivo é projetar os motores elétricos e desenvolver as formulações matemáticas necessárias para simular e analisar as máquinas elétricas ótimas através do método de elementos finitos. Além disso, será elaborado um algoritmo para otimizar o motor de indução e de ímã permanente através da determinação de variáveis geométricas automaticamente via software Gmsh/GetDP ou FEMM. Por fim, serão analisados os resultados obtidos antes e após a otimização com valores reais utilizando motores elétricos, gerando as curvas dos torques por meio de modelagens matemáticas.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável JULIANA ALMANSA MALAGOLI
Registro Siga 201828688
Ano início 2018
Título Análise de Dispositivos Eletromagnéticos usando Elementos Finitos
Descrição Os dispositivos eletromagnéticos usam a energia elétrica para gerar magnetismo que produzirá um trabalho mecânico. São dispositivos muito importantes na fabricação de eletrodomésticos, por exemplo, o motor de um liquidificador. Neste projeto, pretende-se analisar alguns dispositivos eletromagnéticos, por exemplo, um atuador. O comum é utilizar o cobre no enrolamento do mesmo, mas o objetivo será analisar diferentes materiais no projeto do atuador (cobre, alumínio e magnésio) e reduzir o custo dos materiais na fabricação dos dispositivos. Além disso, usa-se uma ferramenta para aplicar o Método dos Elementos Finitos (MEF) e analisar-se-á a força eletromagnética no entreferro do dispositivo. Portanto, podem-se analisar vários parâmetros dos dispositivos (atuador, indutor, transformador e motor elétrico, por exemplo) e comparar com os diferentes materiais aplicados aos equipamentos usando elementos finitos.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável LEONARDO SANDRINI NETO
Registro Siga 201826772
Ano início 2018
Título Efeitos da exposição a óleo e dispersantes sobre a adaptação ambiental e fitness de invertebrados bênticos
Descrição Derrames acidentais de óleo constituem uma das principais fontes de distúrbios induzidos pelo homem nos ecossistemas marinhos e podem acarretar efeitos deletérios à biota em distintos níveis de organização. Dentre as ações de resposta a incidentes de contaminação por hidrocarbonetos de petróleo nos ambientes costeiros, a aplicação de dispersantes químicos é especialmente controversa. Biomarcadores têm sido amplamente empregados em programas de biomonitoramento e avaliação de impactos por presumidamente fornecerem sinais prévios de mudança e consequente deterioração ambiental. Contudo, a capacidade dos biomarcadores em fornecer respostas inequívocas e ecologicamente relevantes de exposição e efeito de hidrocarbonetos de petróleo é altamente controversa. Destaca-se, por exemplo, a dificuldade de se distinguir entre um sinal verdadeiro de contaminação e um falso alarme, que não possui relação com a presença do óleo. Outra crítica recorrente diz respeito à falta de uma relação clara e previsível entre a resposta do biomarcador e medidas de fitness do organismo, tais como sobrevivência, crescimento e reprodução. Consequentemente, respostas de biomarcadores indicam apenas exposição ao óleo, mas são incapazes de fornecer uma predição confiável sobre efeitos tóxicos desta exposição em níveis superiores de organização biológica. Este projeto tem o objetivo de auxiliar a tomada de decisão quanto uso de dispersantes químicos em áreas costeiras após derrames acidentais de óleo. A presente proposta fará uso de uma abordagem experimental em campo e laboratório, que permitirá integrar respostas de biomarcadores bioquímicos com medidas de fitness (sobrevivência e crescimento) de espécies bênticas. Especificamente, a resposta de biomarcadores bioquímicos – como a atividade de enzimas antioxidantes e dano celular – será avaliada em distintas espécies de macroinvertebrados bênticos experimentalmente expostos a óleo cru e óleo com dispersante químico. Num segundo momento, animais previamente expostos em laboratório serão transplantados para o campo e a resposta de biomarcadores bioquímicos juntamente com proxies de fitness individual (como sobrevivência e crescimento) serão monitoradas durante 4 meses. A avaliação conjunta destas medidas permitirá realizar uma predição confiável sobre efeitos tóxicos do óleo disperso quimicamente em níveis ecologicamente relevantes.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável LUCIANA CASACIO
Registro Siga 202039411
Ano início 2020
Título Modelagem e resolução de problemas de otimização com auxílio de ferramentas computacionais
Descrição Este trabalho tem como objetivo estudar e automatizar problemas de otimização linear através da implementação computacional de métodos e algoritmos de solução. Em particular, deseja-se solucionar dois problemas clássicos de otimização: o problema de designação de encargos didáticos e o problema de alocação de salas. Os problemas serão modelados matematicamente de forma a serem resolvidos simultaneamente e aplicados ao Campus Pontal do Paraná da Universidade Federal do Paraná. O campus possui cinco cursos de graduação, nos três turnos, um programa de pós-graduação, cinquenta e quatro docentes e está localizado em três unidades em locais diferentes da cidade, com salas de aulas de capacidades diferentes. O problema será modelado como um problema de programação linear inteira binária e variados métodos e algoritmos serão implementados para buscar possíveis soluções. Estudos de casos simulando diferentes cenários serão utilizados para testar a metodologia. O problema real será então resolvido utilizando a abordagem escolhida. Encontrar uma solução automatizada para o problema de designação de encargos didáticos e alocação de salas que respeite os requisitos organizacionais e pedagógicos, e ainda, as preferências dos docentes, beneficia toda a comunidade acadêmica.
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável LUCIENE CORREA LIMA / LUIZ LAURENO MAFRA JÚNIOR / MAIKON DI DOMENICO
Registro Siga 201737856 / 201829566 / 201725938
Ano início 2017
Título RESILIÊNCIA SOCIOECOLÓGICA E SUSTENTABILIDADE DO COMPLEXO ESTUARINO DE PARANAGUÁ
Descrição O projeto pretende avaliar em cada baía do Complexo Estuarino de Paranagua (CEP) a dinâmica das frentes estuarinas, mapear seus usos, recursos, POTENCIALIDADES AQUÍCOLAS e diagnosticar suas vulnerabilidades. Este diagnóstico fornecerá subsídios para compreender como as comunidades humanas estão adaptadas às mudanças naturais (resiliência natural), e fornece ferramentas para cenários frentes às mudanças climáticas, meteorológicas e antropogênica visando uma maior sustentabilidade da zona costeira. O foco do projeto reside numa perspectiva de análise de sistemas, tratando cada baía, do ponto de vista analítico, como sistemas complexos adaptativos (Gunderson & Holling, 2002). Portanto, as ações irão priorizar uma perspectiva interdisciplinar e participativa, como forma de trazer uma concepção mais abrangente para o tema (Armitage et al., 2009; Pomeroy & Berkes, 2007). A concepção pretende ser um programa de referência para o desenvolvimento e aplicação de metodologias e ferramentas analíticas de sistemas complexos na zona costeira. Busca ainda fomentar a construção de políticas e instrumentos de gestão, e o desenvolvimento tecnológico para aumentar a capacidade de adaptação das sociedades às mudanças climáticas, meteorológicas e antropogênica em direção à sustentabilidade da zona costeira.
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável LUIZ LAURENO MAFRA JÚNIOR
Registro Siga 201936034
Ano início 2019
Título Interactions among plastic pollution, microalgae and their toxins: additive threats to ecosystem and human health? (“PHYTOPLASTOX”)
Descrição Plastic pollution has quickly became a major threat for marine ecosystem health. Plastic items and their debris, ranging from several centimeters to >5 mm (microplastics; MPs), are very persistent in the oceans, with a degradation time estimated as >400 years. Plastic litter may damage marine organisms by mechanical obstruction, thus limiting swimming, feeding and/or breathing, or by intoxication following ingestion and release of toxic compounds like persistent organic pollutants (POPs) and endocrine disruptors. Furthermore, due to their great surface-to-volume ratio and strong hydrophobic properties, MPs can adsorb highly toxic and persistent organic pollutants and become a vector of these contaminants to marine fauna. Likewise, some biotoxins produced by microalgae, which may exhibit potent citotoxic and neurotoxic activity, are also expected to bind to plastic debris. In fact, microalgal cells (along with bacteria) can also attach to plastic debris and use them as substrate, in a process known as biofouling. This changes the physical-chemical properties of plastic particles, and might also affect their susceptbility to be ingested/assimilated by marine organisms. Therefore, this investigation will examine the interactions between plastic debris and marine microalgae in order to assess their potential negative, additive effects to marine organisms and their consumers. For that, a combination of field surveys and laboratory experiments will aim at evaluating on one hand the role of microalgal biofilm on plastic ingestion by marine animals, and on the other hand the role of plastic debris as vectors for algal toxin transfer along the food webs. Biofilm formation and biotoxin adsorption capacity will be measured in plastic debris of different characteristics (polymer composition, size, shape and/or color). In addition, zooplankton and bivalve mollusks will be experimentally exposed to non-toxic and toxic algal cells – or their extracellular compounds – in the absence and presence of microplastic particles in order to assess ingestion rates, toxin accumulation and sub-lethal toxic effects (i.e., oxidative stress). Finally, digestive tracts of dead-stranded sea turtles will be examined for the presence of plastic debris and microalgal cells attached to them. Plastic composition in the digestive tracts of sea turtles will be compared to that present in seawater, as determined by other studies in the region, and possible ingestion preferences will be evaluated.
Natureza PESQUISA
Financiadores INTERNATIONAL ATOMIC ENERGY AGENCY
Nome do Responsável MARCELO SANDIN DOURADO
Registro Siga 202019410
Ano início 2020
Título Variabilidade Diurna da Temperatura da Superfície do Mar na Região da Piscina de Águas Quentes do Atlântico
Descrição A proposta de trabalho tem como objetivo investigar os processos-chave para o desenvolvi- mento e manutenção da Piscina de Águas Quentes do Atlântico Tropical. Para atingir este objectivo, a abordagem é utilizar um modelo numérico unidimensional para investigar toda uma gama de pro- cessos que devem ser tidos em conta nos trópicos. A metodologia desenvolvida neste trabalho será baseada na ideia de que a correta avaliação da resposta oceânica à eventos encontrados durante a formação, manutenção e dissipação da Piscina de Águas Quentes do Atlântico Tropical, depende da boa estimativa das forçantes de superfície em alta resolução temporal, assim como perfís verticais de temperatura e salinidade que permitam inicializar e validar as simulações. Um bom acordo entre os campos simulados e observados deve nos permitir avaliar adequadamente a física da camada limite superficial do oceano e identificar quais são os processos que estão ativos
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável MAURICIO ALMEIDA NOERNBERG
Registro Siga 201725583
Ano início 2017
Título Desenvolvimento de modelagem oceânica com foco na geração de cenários futuros de mudanças climáticas globais, utilizando o modelo climático global BESM, na plataforma continental e zona costeira do Brasil (ModCosta)
Descrição O projeto visa desenvolver e implementar diversos modelos oceânicos, desacoplados ao modelo climático global BESM, que possibilitem estudar possíveis mudanças nas variáveis climáticas essenciais, na circulação da plataforma e zonas estuarinas, na exportação de materiais dissolvidos e particulado dos estuários, no padrão de distribuição e ocorrências de espécies marinhas, disponibilizando, assim, cenários climáticos futuros para estudos de impactos, riscos e adaptação às mudanças climáticas em plataformas e zonas costeiras do Brasil. Especificamente este projeto visa identificar os efeitos na estrutura termohalina e na fertilização das águas de superfície (clorofila-a) associados à interação da pluma dos estuários de Paranaguá e Guaratuba e da Baía da Babitonga com a plataforma continental ao largo das costas do Paraná e Santa Catarina. Também implementar o modelo regional Hamburg Shelf Ocean Model (HAMSOM) para simular e analisar as escalas interanual, decadal e multidecadal (1948 a 2008) da estrutura termohalina sobre a plataforma continental do Sul do Brasil.
Natureza PESQUISA
Financiadores COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
Nome do Responsável MAURICIO ALMEIDA NOERNBERG
Registro Siga 202041824
Ano início 2020
Título NANO global study of DeOxygenation, Acidification and Productivity (NANO-DOAP)
Descrição The NANO global study of DeOxygenation, Acidification and Productivity (NANO-DOAP) aims to promote in situ and remotely sensed observations of the ocean at selected coastal sites; provide opportunities to the project participants to strengthen their efforts to monitor essential ocean variables; and organise activities where members can share experiences and best practices, as well as compare results from local analysis, producing global results..
Natureza PESQUISA
Financiadores NF-POGO ALUMNI NETWORK FOR OCEANS
Nome do Responsável MAURICIO ALMEIDA NOERNBERG
Registro Siga 202041825
Ano início 2020
Título Sistema multiescala de detecção e modelagem de derramamento de óleo.
Descrição Este projeto prevê o desenvolvimento de um sistema multiescala de detecção de derramamento de óleo integrado a um sistema de previsão da trajetória de óleo. Desta maneira, previsões da trajetória de óleo e de possíveis áreas costeiras atingidas serão obtidas rapidamente após a detecção do derramamento, sem a necessidade de interação homem-homem ou homem-máquina. O sistema de detecção de derramamentos de óleo utilizará imagens de Radar de Abertura Sintética (SAR) e de sensores ópticos. No caso de detecção, simulações da trajetória de óleo serão realizadas de forma automática utilizando modelagem numérica a partir de previsões meteo-oceanográficas, considerando a conectividade entre o oceano aberto, plataforma continental e sistemas costeiros. O sistema será desenvolvido para simular o transporte de óleos com diferentes características (e.g., densidade) na superfície e em profundidade, considerando processos de intemperismo, possibilitando a simulação de incidentes como o ocorrido na costa do Brasil em 2019. A definição da probabilidade de retenção de óleo em costas com diferentes características, mapeadas nas Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo (SAO), permitirá a avaliação da extensão do impacto sobre diferentes ecossistemas em escala regional e local (e.g., manguezais, estuários, praias, costões). Em uma abordagem retroativa, o sistema será utilizado para determinar a origem do derramamento de óleo e a identificação do potencial poluidor.
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável MAURICIO ALMEIDA NOERNBERG
Registro Siga 201841826
Ano início 2018
Título Rede de Monitoramento e Modelagem Ambiental (REsMA)
Descrição Estrategicamente, com a composição de nove (9) Programas de Pós Graduação (Biologia Celular e Molecular, Ecologia e Conservação, Fisiologia, Sistemas Costeiros e Oceânicos, Engenharia Ambiental, Informática, Geografia, Ciências Geodésicas e Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental), objetivamos construir um projeto em rede de colaboração, onde parâmetros físico químicos, biológicos e químicos promovem a avaliação de risco para a biota e populações humanas, enquanto, ações transversais em geociências e informática promovem o suporte necessário para as ações conjuntas de interpretação de aplicação dos dados com interfaces para a Biodiversidade.
Natureza PESQUISA
Financiadores COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
Nome do Responsável PEDRO TOLEDO NETTO
Registro Siga 201727387
Ano início 2017
Título Contaminantes orgânicos emergentes na Baía de Guaratuba: ocorrência de estrógenos em matrizes estuarinas. Projeto financiado pelo CNPq. Processo: 406130/2016-7 Chamada: Universal 01/2016
Descrição As regiões costeiras são atrativas para a ocupação humana em virtude de suas riquezas e diversidade de recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento de grandes centros urbanos nas áreas litorâneas. Nestas regiões encontram-se ecossistemas de grande importância ecológica, como manguezais e estuários. Destaca-se aqui a Baía de Guaratuba, que está localizada em uma região estratégica para a realização de diversas atividades econômicas, tais como portuárias, industriais, agrícolas, de navegação, pesca, lazer, turismo, e pertencente ao Complexo Estuarino Lagunar Paranaguá-Cananéia-Iguape, terceiro do mundo em produção primária. O objetivo geral deste projeto de pesquisa é realizar um diagnóstico da presença de contaminantes emergentes, com destaque para os estrógenos naturais e sintéticos na Baía de Guaratuba, região litorânea do estado do Paraná de área de alto interesse socioeconômico e que recebe aporte de cargas de esgoto, principal fonte desses contaminantes. O estudo avaliará a ocorrência desses compostos em água, material particulado em suspensão e sedimentos da baía. Os resultados obtidos evidenciarão o cenário no qual se encontra a região da Baía de Guaratuba, frente à ocorrência e níveis de concentrações detectados. Os dados gerados serão divulgados por meio de apresentações em congressos nacionais e internacionais e serão submetidos em periódicos nacionais e internacionais de elevado fator de impacto.
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável RENATA HANAE NAGAI
Registro Siga 201725089
Ano início 2017
Título A porção superior da circulação meridional do Atlântico no Quaternário Superior: uma visão do Atlântico Sudoeste.
Descrição A presente proposta de pesquisa tem como objetivo principal reconstituir as condições ambientais (temperatura, estrutura vertical da coluna d?água, produtividade oceânica e disponibilidade de nutrientes) da porção superior (<1400m) do Atlântico Sudoeste no Quaternário Superior. Aplicando, para isso, associações e composição química de foraminíferos planctônicos e bentônicos em registros sedimentares marinhos coletados na margem SE Brasileira. Espera-se contribuir para o melhor entendimento do componente superficial da circulação meridional do Atlântico no Holoceno e em condições de contorno glacial e interglacial, e da evolução das condições das águas superficiais do Atlântico Sudoeste e sua relação com variações climáticas regionais e globais.
Natureza PESQUISA
Financiadores CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO
Nome do Responsável RENATA HANAE NAGAI
Registro Siga 202039750
Ano início 2020
Título The SW Atlantic Ocean past perspectives on future climate change
Descrição As the Decade of Ocean Science for Sustainable Development (2021-2030) begins contemporary climate change impacts to the oceans are inevitable, as warming, acidification, and biodiversity loss occurs. Knowledge of natural climatic fluctuations spatial-temporal patterns of in the recent past (such as the Common Era ? the last 2,000 years) is critical to improve the understanding of modern and future climate change scenarios. Despite recent efforts to increase Common Era climate knowledge, the small number and spatial coverage of available long-term baseline records is still a limiting factor to regional and global climate change science. The S Hemisphere represents only 16% of available records, and the South Atlantic is represented by a single record at the African margin. In this context, this project seeks to unravel the timing and structure of contemporary climate change in the SW Atlantic through a new marine sedimentary long-term baseline records based on a multi-proxy approach.
Natureza PESQUISA
Financiadores INSTITUTO SERRAPILHEIRA
Nome do Responsável ROBERTA BRONDANI MINUSSI
Registro Siga 202036833
Ano início 2020
Título Comparação de modelos numéricos no estudo de corridas de detritos causadas pelo rompimento de barreiras
Descrição Neste projeto de pesquisa pretende-se investigar diferentes modelagens numéricas para corridas de detritos. Dá-se o nome de corridas de detritos ao escoamento de água com partículas de solo de diferentes granulometrias e, em alguns casos, materiais maiores como galhos e rochas de grande porte. Esta pesquisa, no entanto, irá focar apenas em misturas controladas de água com diferentes concentrações de finos e material de maior granulometria como areia e cascalho (de até 2 cm) e que começam a escoar em decorrência de uma liberação rápida, tipo rompimento de barreira (dam break problems). Distinguem-se dois tipos de corridas de detritos. As corridas de detritos enlameadas, nas quais a porção de material fino, como areia e silte, está saturada conferindo uma reologia não-Newtoniana. O outro tipo corresponde às corridas de detritos granulares nas quais a porção de material fino é menor. Do ponto de vista numérico, ambos casos serão simulados usando modelos monofásicos ou bifásicos. A água ou lama será simulada utilizando o método dos volumes finitos com rastreamento da superfície livre utilizando o método VOF (Volume of Fluid). Já os grãos serão simulados utilizando métodos lagrangeanos como o método das fases discretas (DPM, do inglês Discrete Phase Method) e o método dos elementos discretos (DEM, do inglês Discrete Element Method).
Natureza PESQUISA
Financiadores
Nome do Responsável TALAL SULEIMAN MAHMOUD
Registro Siga 201518915
Ano início 2015
Título Investigação biocontrolada de Extratos e Compostos de Plantas Nativas do Paraná – Um estudo multidisciplinar que busca a descoberta de novas substâncias bioativas e o uso racional de fitoterápicos.
Descrição Este trabalho busca é identificar novas substâncias ativas provenientes de recursos vegetais do Paraná bem como racionalizar o uso e o cultivo de espécies de plantas utilizadas pela comunidade que vivem na faixa litorânea, capazes de viabilizar o aumento da produção e produtividade de espécies locais com potencial uso medicinal, alimentar e cosmético. Ademais, também gerar informações de interesse para o manejo das populações naturais. Desta feita, podem-se delinear os objetivos nas seguintes veredas: Caracterizar química, bioquímica e farmacologicamente, por meio de procedimentos fitoquímicos (desreplicação e metabolôma), as espécies vegetais, construindo assim uma extratoteca; iniciar processo de domesticação de espécies vegetais com o intuito de aplicar técnicas para melhoramento na obtenção de mudas das espécies gerando informações úteis para posterior cultivo sustentável pela comunidade; identificar possíveis alterações fitoquímicas nos estudos de propagação das plantas em estudo, para o melhoramento da produção metabólica de substâncias potencialmente bioativas; avaliar farmacologicamente os extratos das plantas estudadas. Os ensaios biológicos serão voltados para estudos sobre efeitos antiinflamatórios (edema de pata de rato induzido por carragenina), antineoplásicos [teste em linhagens de células tumorais,, HCT-8 (carcinoma de cólon humano), SF-295 (glioblastoma) e MDA-MB-435 (melanoma)], anti-radicais livres (sistema β-caroteno/ácido linoléico e método de seqüestro de radicais dpph), fungicida (bioautografia: fungo Cladosporium sphaerospermum), inseticidas(bioensaios com A. aegypti ) e alelopática (Ensaio de Inibição de Germinação sobre Sementes de Lactuca sativa) dos extratos obtidos das plantas estudadas, com o intuito de descobrir novos compostos ativos com aplicações farmacológicas, alimentares ou mesmo cosmecêuticas. Os resultados obtidos deste estudo permitirão não somente direcionar os estudos fitotécnicos, servindo como suporte para as pesquisas envolvendo os fitoterápicos, como também, consequentemente, ampliar as estratégias de desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, compartilhando e educando a comunidade que explora a região.
Natureza PESQUISA
Financiadores

 

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2024 - Universidade Federal do Paraná

Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR