Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo – Workshop

A EnvEx Engenharia e Consultoria, o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e o Centro de Ciência e Tecnologia do Ambiente e do Mar (MARETEC) da Universidade de Lisboa (IST), estão promovendo o Workshop Observatórios Costeiros no Brasil e no Mundo que vai contar com o lançamento do Portal Brazilian Sea Observatory (BSO) – Observatório do Mar (www.brazilianseaobservatory.org).
O Observatório do Mar é uma plataforma de visualização de dados in-situ e de sensoriamento remoto, de posições de navios em tempo real, e de resultados de previsão de modelos numéricos que está sendo desenvolvida com recursos do Copernicus Marine Environment Monitoring Service (CMEMS).
Um sistema operacional de modelagem hidrodinâmica para a plataforma sudeste brasileira, focando inicialmente nas costas dos estados do Paraná e de Santa Catarina, foi implementado para fornecer resultados de previsão com alta resolução espacial. Os resultados dos modelos hidrodinâmicos serão utilizados para a simulação sob demanda da trajetória de partículas lagrangeanas através de uma ferramenta que estará disponível no Observatório do Mar, permitindo, por exemplo, prever a dispersão de óleo em casos de derrame e auxiliar em ações emergenciais. A intenção é que no futuro o conjunto de modelos operacionais de alta resolução disponíveis no Observatório do Mar cubra toda a costa brasileira.
Os principais objetivos do Workshop são:
1) Apresentar o Portal Brazilian Sea Observatory (BSO) – Observatório do Mar;
2) Divulgar os dados e produtos disponibilizados pela Copernicus Marine Service (CMENS);
3) Divulgar os dados gerados regionalmente por meio de modelos matemáticos para a costa Sul-Sudeste do Brasil;
4) Mostrar as funcionalidades do Portal, bem como demonstrar a forma de visualização e utilização das informações disponíveis;
5) Conhecer iniciativas semelhantes desenvolvidas no Brasil, na América Latina e na Europa;

Programação.