III Semana Temática da Engenharia de Aquicultura do CPP-CEM – STEA 2019

Aconteceu a III Semana Temática da Engenharia de Aquicultura do CPP-CEM – STEA 2019

Aquicultura – Conquistas e Desafios

A Semana Temática de Engenharia de Aquicultura do Campus Pontal do Paraná-Centro de Estudos do Mar (STEA), organizada pelo Centro Acadêmico AQUAMAR, chegou à sua 3ª edição neste 2019 com o tema: “Dez anos de Aquicultura no CPP-CEM: Conquistas e Desafios” . O evento ocorreu no próprio CPP-CEM, Unidade Mirassol, de 26 a 30 de Agosto.

Após o cadastramento dos participantes, com distribuição de kits gentilmente cedidos pela Pró reitoria de Assuntos Estudantis PRAE-UFPR, deu-se a abertura oficial do evento pelos então coordenadores do curso Profa. Dra Luciene Lima e Prof. Dr. Francisco Lagreze. A Profa. Dra. Erica Vidal, que foi a primeira coordenadora do curso e os integrantes do Centro Acadêmico AQUAMAR tiveram a palavra. Também discursaram brevemente o diretor e vice do CPP-CEM, Profs. Drs Talal Mahmoud e Alexandre Lopes.

No decorrer da semana, os 75 participantes puderam apreciar palestras por videoconferência e ao vivo sobre temas variados como curtimento de peles de peixe, uso de insetos na alimentação animal, cultivo de quelônios, empreendedorismo aquícola entre outras.Também contamos com a participação especial da AQUATEC, empresa idônea, consolidada e atuante no ramo da carcinicultura.

Os participntes fizeram uma visita de campo ao Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no CPP-CEM Pontal do Sul, onde foi possível aprender sobre a estrutura que mantém os parâmetros de qualidade de água para os tanques de tratamento dos animais e desenvolvimento dos processos de reabilitação de animais encontrados nas praias atendidas pelo Projeto Monitoramento de Praias (PMP). No último dia do evento, o minicurso sobre curtume de peles de peixes, em parceria com a PROVOPAR e sob coordenação da profa Katia kalko, envolveu os participantes o dia todo, na maior curtição (rsrs).

Os intervalos de café foram repletos de guloseimas (sim, teve bolo de 10 anos e cantamos parabéns!), exibição de artesanato feito com pedras e conchas pela discente Diana (di_castroados) e artesanato à base de escamas e couro de peixe, feitos pela artesã local, Ana (Feira da Lua, balneário Sta Terezinha). O som ficou por conta de Carlos Belz & Gabriel Alves (duo professor e aluno da Aquicultura), que fizeram a turma dançar e cantar junto.

O AQUAMAR gostou do resultado : “A 3° edição da STEA superou em muito nossas expectativas, além do número de participantes ter aumentado em relação às edições anteriores, conseguimos fazer uma semana acadêmica mais completa e cheia de conteúdos importantes”. O público também aprovou: “As palestras foram excelentes, tanto para a nossa formação quanto para já nos dar o “gostinho” de como é a vida no mercado de trabalho. Os relatos de profissionais, incluindo ex-alunos do curso de Aquicultura, foram inspiradores”.

Em resumo, o STEA 2019 foi um sucesso. Agradecimentos a todos os palestrantes e instrutores de mini-curso, que doaram seu tempo e seus conhecimentos. Agradecimentos aos apoiadores da comunidade CPP-CEM. Agradecimentos aos apoiadores Revista Aquaculture Brasil e Revista Panorama da Aquicultura. Agradecimentos especiais à PRAE-UFPR pelo apoio, fundamental `a realização de mais um evento que enriquece a formação de nossos alunos.

STEA 2019. Nota CEM

Mais aqui na GALERIA DE FOTOS DO STEA 2019

1

2
Abertura da STEA 2019 Porfs Bersano, Érica Vidal, Rodolfo Petersen, Alexandre Saschida e os coordenadores do curso, Luciene Lima e Francisco Lagreze (ao centro).

Presidente do AQUAMAR Fernando Bensi com palestrante Katia Kalko (sobre couro de peixes)

3

4

Abertura do STEA 2019. Diretores do CPP-CEM, professores Talal Mahmoud e Alexandre Lopes.

Ricardo Romanetto fala sobre cultivo de quelônios

5

6

Exposição de artesanato de Diana Italiani que tece lindas peças com conchas e pedras

Reinaldo Zaleski palestrando proteína de insetos para uso animal, inclusive em aquicultura

7

8

A artesâ Ana (à esquerda dos profs Lagreze e Luciene) expõe peças variadas feitas com escamas e couro de peixe curtido por ela e colegas

Apresentação musical da dupla Gabriel Alves e Carlos Belz (aluno e professor)

9

Descontração dos participantes do STEA2019 durante coffee break para celebração dos 10 anos de Aquicultura no Centro de Estudos do Mar.

10

Minicurso Curtume de peles de peixes na PROVOPAR (instrutora Profa Katia Kalko)

11

Visita técnica às instalações do CRED – Projeto Monitoramento de Praias, CPP-CEM/UFPR, Pontal do Sul