Trabalho remoto: UFPR oferece soluções para realização e gestão de tarefas

(Superintendência de Comunicação Social     24 de março de 2020 – 10h54)

Tendo em vista a adoção obrigatória de trabalho remoto determinado, em portaria, para toda a instituição, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) disponibiliza à sua comunidade algumas soluções para realização de tarefas, organização e gestão de equipes e de comunicação. São recursos para webconferência, compartilhamento de vídeos, servidor de arquivos e SIE (almox), entre outros.

O Office 365, à disposição desde 2019 por meio de parceria firmada com a Microsoft, contempla aplicativos de escritório focados no trabalho simultâneo e compartilhado online entre diversos usuários, permitindo que mais de um usuário trabalhe no mesmo documento ao mesmo tempo.

Além do já conhecido servidor de e-mail – Outlook –, entre as principais ferramentas do Office 365 estão as versões online do Word – editor de texto –, Excel – editor de planilhas – e Powerpoint – para criação e edição de apresentações gráficas.

O pacote ainda oferece serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos, por meio do Onedrive; compartilhamento de anotações e tarefas entre professores, alunos e colaboradores, com o OneNote Class Notebook; criação simplificada de formulários online, pelo Forms; e solução de gestão de equipes administrativas e de classes de alunos, através do Teams. A Microsoft possui uma página de treinamentos com vídeos e tutoriais para quem precisa aprender a operar alguma das ferramentas.

Webconferência

Outra solução importante que pode ser adotada em tempos que exigem o distanciamento social é a reunião por webconferência. Jitsi é uma plataforma gratuita para reuniões em áudio e vídeo que contempla vários usuários. Funciona em computadores e notebooks (com câmera e webcam) e em smartphones.Descubra como usar a ferramenta pelo passo a passo ou pelo tutorial em vídeo.

Servidor de arquivos e Sie

A Agência de Tecnologia de Informação e Comunicação (Agtic) preparou um recurso para acesso remoto ao diretório de arquivos DOCS UFPR e ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE), que tem um módulo de almoxarifado. Dessa forma, é possível ter acesso aos arquivos armazenados no DOCS e fazer a gestão administrativa no SIE para gerar os relatórios de almoxarifado, por exemplo. Acesse o guia para acesso remoto via Rede privada virtual (Open VPN).

O Youtube já é uma ferramenta bastante conhecida, porém muitos desconhecem a possibilidade de compartilhar vídeos de modo privado. Essa funcionalidade permite que os vídeos não sejam localizados por usuários que visitem os canais, nem apareçam em resultados de busca. Dessa forma, apenas as pessoas que tenham o link do material podem acessá-lo. Assista o tutorial e aprenda como fazer.

A UFPR sintetizou todas essas informações em uma página específica, para que seja possível encontrar de forma rápida e prática a solução desejada. Confira também as soluções adotadas por cada unidade.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus