Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos

Laboratórios

A infraestrutura de apoio da PGSISCO está, em sua maioria, diretamente vinculada, a infraestrutura e suporte logísticos do CEM/UFPR, que é a principal unidade de origem dos docentes do programa. O CEM/UFPR, sediado no Balneário de Pontal do Sul, no município de Pontal do Sul, está a 120 km da cidade de Curitiba, capital do estado e sede principal da UFPR. Possui um prédio central de 2000 m2 de área construída, abrigando gabinetes de professores, laboratórios especializados, biblioteca, auditório, laboratórios gerais, refeitório, câmaras frigoríficas e de temperatura constante, salas de administração e de reuniões. Em 2014, foram inauguradas as instalações de apoio ao curso de Licenciatura em Ciências Exatas (2014) e Engenharia de Aquicultura (2015), no Balneário Mirassol, a 18 km da sede de Pontal do Sul. Este novo conjunto de facilidades oferece boas perspectivas para o cultivo experimental de organismos marinhos. Neste contexto, estes novos espaços são um reforço para as atividades de pesquisa de docentes e discentes da PGSISCO.

O CEM/UFPR possui outros prédios principais na sede de Pontal do Sul, além de um galpão de embarcações e uma série de pequenas construções, que sediam laboratórios de docentes da PGSISCO. O prédio mais recente, inaugurado em 2008, tem 254 m2 com três amplas salas de aula (uma delas de uso exclusivo da PGSISCO) e um laboratório de microscopia ótica, que conta com 10 microscópios Olympus, 20 lupas PZO–Labimex, 01 microscópio com câmera de vídeo e 01 microscópio com câmera fotográfica, sendo utilizado em aulas práticas de disciplinas da linha de pesquisa Biologia e Ecologia de Sistemas Costeiros e Oceânicos. No início do quadriênio (2013), a PGSISCO recebeu novas lupas e microscópios bem como estufa, liofilizador, bombas de vácuo, garrafas de coleta de água do mar, coletores de sedimentos e um balança analítica. Estes equipamentos são multiusuários e de uso restrito aos discentes do programa. Os laboratórios de pesquisa e os equipamentos específicos também são utilizados para as aulas práticas em disciplinas obrigatórias e eletivas. A PGSISCO conta com uma sala de estudos com 40 m2, que serve também como sala de permanência de pós-graduandos cujos orientadores não estão fisicamente sediados em Pontal do Sul, e de pós-doutorandos. É equipada com mesas de estudo e de reunião e armários individuais.

Todos os blocos possuem rampas para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais, bem como banheiros com adaptações e facilidades. Todas as salas de aula contam com aparelhos multimídia (datashow), assim como o auditório, que conta com um aparelho de videoconferência e sedia a maioria das defesas de teses e dissertações da PGSISCO. As salas de aula possuem pontos de rede WiFi para acesso à internet disponível aos docentes e discentes do programa.

O CEM/UFPR possui três veículos utilitários ou de transporte de passageiros, além de contar com a frota da UFPR central para as aulas de campo. Também possui três embarcações pequenas para amostragens em ambientes estuarinos, e uma embarcação média certificada para navegação costeira e oceânica obtida com recursos de projetos de docentes da PGSISCO.

Os principais equipamentos de médio e grande porte que estão acessíveis aos discentes da PGSISCO, através de docentes credenciados no programa, são: (1) cromatógrafo a gás com detector de ionização de chama (GC-FID), obtido através de recursos do CNPq (Edital Jovens Pesquisadores); (2) cromatógrafo a gás com detector de captura de elétrons (GC-ECD), obtido através de recursos da CAPES (Edital ProEquipamentos); (3) cromatógrafo a gás acoplado a um espectrômetro de massas (GC-MS), obtido através de recursos do CNPq (Edital PROANTAR); (4) ICP-OES Perkin Elmer (OPTIMA 7000 DV), dotado de amostrador automático e gerador de hidretos, obtido através de recurso da CAPES (Edital ProEquipamentos); (5) sonar de varredura lateral, obtido através de recursos da FINEP (Edital CT-Infra Novos Campi); (6) granulômetro a laser, obtido através de recurso da CAPES (Edital ProEquipamentos); (7) microscópio eletrônico de varredura Zeiss, obtido através de recurso da CAPES (Edital ProEquipamentos); (8) sistema de cromatografia líquida com detectores de diodo, fluorescência, índice de refração e espectrometria de massas triplo quadrupolo (MS/MS), obtido através de recurso da CAPES (Edital ProEquipamentos); (9) analisador elementar de carbono e nitrogênio Perkin Elmer, obtido através de recursos da FINEP (Edital CT-Infra Novos Campi); (10) Boia meteo-oceanográfica multiparâmetros, obtida através de recursos da FINEP (Edital CT-Infra Novos Campi); (11) espectrofotômetro UV-160PC SHIMADZU, acoplado a um computador e impressora; (12) espectrofotômetro visível B380 MICRONAL.

A atual política do CEM/UFPR, em consonância com políticas institucionais da UFPR, é a de incentivar a criação de ambientes e laboratórios multiusuários, como o Laboratório de Cromatografia Líquida, o Laboratório de Microscopia Eletrônica e o Laboratório de Microscopia Ótica, onde equipamentos de médio e grande porte e de uso comum são disponibilizados à comunidade acadêmica por meio de agendamento prévio com uma comissão de docentes responsáveis. Além destes, equipamentos de apoio à pesquisa de uso rotineiro (freezers, balanças, amostradores de água e sedimento, chapa aquecedora, estufas, entre outros), são distribuídos nos diversos laboratórios de pesquisa sob responsabilidade de docentes que compõem o atual quadro da PGSISCO, a citar:

Alexander Turra 

Laboratório: Laboratório de Manejo, Ecologia e Conservação Marinha – MANEJO

Linhas de atuação: Usos, impactos e gestão de recursos e ecossistemas marinhos

Camila Domit 

Laboratório: Laboratório de Ecologia e Conservação

Linhas de atuação: Ecologia de populações – megafauna marinha; Ecologia comportamental; Biologia geral de tetrápodes marinhos; Avaliação de risco e impactos ambientais; Analises ecológicas espaciais; Planejamento sistemático para a conservação.

Site: www.lecufpr.net

César de Castro Martins 

Laboratório: Laboratório de Geoquímica Orgânica e Poluição Marinha (LaGPoM)

Linhas de atuação: Poluição marinha por hidrocarbonetos do petróleo, esgotos e compostos organoclorados; Fontes naturais e antrópicas de matéria orgânica; marcadores orgânicos geoquímicos.

Érica Alves Gonzales Vidal

Laboratório: Laboratório de Cultivo de Cefalópodes e Ecologia Marinha Experimental (LaCCeph)

Linhas de atuação: Biologia e Ecologia de Cefalópodes; Cultivo de Cefalópodes; Ecologia Marinha Experimental; Influência de fatores ambientais nas fases iniciais do ciclo de vida de cefalópodes; Oceanografia Biológica; Biologia do Desenvolvimento

Fabiane Galucci 

Laboratório: Núcleo de Pesquisa em Ecologia de Sistemas Aquáticas

Linhas de atuação: Ecologia bêntica; Taxonomia e sistemática de Nematoda; Ecologia bêntica; Ecotoxicologia de sedimentos.

Francisco José Lagreze Squella 

Laboratório: Laboratório de Ecologia Aplicada e Bioinvasões

Linhas de atuação: Reprodução de bivalves e larvicultura; Nutrição em moluscos bivalves; Ciclo reprodutivo e fisiologia de moluscos; Cultivo e repovoamento de moluscos marinhos; Coleção malacologia; Moluscos invasores e impactos.

Site: http://lebioufpr.wixsite.com/lebio

Gustavo Fernandes Camargo Fonseca 

Laboratório: Núcleo de Pesquisa em Ecologia de Sistemas Aquáticas

Linhas de atuação: Ecologia bêntica; Taxonomia e sistemática de Nematoda; Ecologia bêntica; Ecotoxicologia de sedimentos.

Henry Louis Spach 

Laboratório: Laboratorio de Ecologia de Peixe

Linhas de atuação: Biologia e Ecologia de Peixes

Hugo Bornatowski 

Laboratório: Laboratório de Ecologia e Manejo de Tubarões e Raias

Linhas de atuação: Ecologia e Biologia de Tubarões e Raias; Modelagem de Ecossistemas, com ênfase em manejo pesqueiro; Redes Tróficas

Site: http://www.hugobornatowski.wix.com/hugo-bornatowski

Leonardo Sandrini Netto 

Laboratório: Laboratório de Modelagem Ecológica

Linhas de atuação: Oceanografia Biológica; Ecologia bêntica; Morfologia funcional e evolução de meiofauna

Luiz Augusto Macedo Mestre 

Laboratório: Laboratório de Ornitologia (LabOrnito)

Linhas de atuação: Ecologia de comunidades e populações de aves; Educação ambiental e etnoornitologia; Monitoramento e SIG direcionado a conservação da natureza.

Site: https://labornitologia.wordpress.com/

Luiz Laureno Mafra Jr

Laboratório: Laboratório de Microalgas

Linhas de atuação: Ecologia e toxinologia de microalgas nocivas; Ficotoxinas marinhas

Maikon Di Domenico

Laboratório: Laboratório de Modelagem Ecológica

Linhas de atuação: Oceanografia Biológica; Ecologia bêntica; Morfologia funcional e evolução de meiofauna

Marcelo Vicentini Kitahara

Laboratório: Laboratório de Evolução e Sistemática de Anthozoa

Linhas de atuação: Sistemática de Anthozoa; Taxonomia de corais Scleractinia; Mudanças climáticas; Biologia Molecular

Site: http://marcelokitahara.wix.com/scleractinia

Maurício Almeida Noernberg

Laboratório: Oceanografia Costeira e Geoprocessamento

Linhas de atuação: Circulação costeira; Processos costeiros físicos e bio-físicos; Interação continente-oceano; Sensoriamento remoto; Bio-óptica; Modelagem hidrodinâmica; Geoprocessamento

Paulo da Cunha Lana

Laboratório: Laboratório de Bentos

Linhas de atuação: Morphological taxonomy and molecular phylogeny/Benthic ecology and estuarine biodiversity/Environmental monitoring and impact assessment/Coastal zone management

Site: http://benthos-lab.wixsite.com/ufpr

Renata Hanae Nagai

 Laboratório: Laboratório de Paleoceanografia e Paleoclimatogia

Linhas de atuação: Estudos de paleoceanografia e paleoclimatologia do Quaternário Superior com caráter regional e global, foco em processos associados ao Atlântico Sudoeste e a América do Sul; Caracterização de processos atuais com base em indicadores aplicados na paleoceanografia para fins de melhor entendimento e interpretações mais robustas destes processos no passado; Desenvolvimento e calibração de proxies paleoceanográficos e paleoclimáticos.

Site: https://www.facebook.com/LabPaleo2/

Rodrigo Pereira Medeiros

Laboratório: Núcleo de Estudos em Sistemas Pesqueiros e Áreas Marinhas Protegidas (NESPAMP)

Linhas de atuação: Manejo Integrado da Zona Costeira

Site: http://nespamp.wixsite.com/nespamp

Silvia Pedroso Melegari

Linhas de atuação: Química e Toxicologia ambiental; Qualidade da água; Tratamento de Águas Residuárias

Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Universidade Federal do Paraná
Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná-PR-BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Endereço / Address Av. Beira-mar, s/n
Caixa Postal / P.O.Box: 61
CEP / Zip Code: 83255-976
Pontal do Sul - Pontal do Paraná - PR - BRASIL
Fones: +55 (41) 3511-8600 / Fax: (41) 3511-8648
E-mail: direcaocem@ufpr.br

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Pós-Graduação em Sistemas Costeiros Oceânicos
Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR